#JOGAJUNTO

A história de um sonho

25-06-2022 | 01:53
Por Julia Savassi

Conheça a trajetória de Gui Santos, ala selecionado pelo Golden State Warriors no Draft 2022 da NBA

Raiz: Algo que vincula; vínculo, elo. No dicionário, dentre alguns dos significados, encontramos esta definição que cai como uma luva para o start na história de um menino que começou a construir o seu laço com o basquete antes mesmo de que pudesse entender que uma simples brincadeira de bate bola na sala de casa poderia ser o primeiro passo para um grande sonho. Para dizer com ainda mais exatidão, estamos falando de um elo que vem desde antes do nascimento de Guilherme Carvalho dos Santos, em 22 junho de 2002, na cidade de Brasília (DF). O jovem prospecto vem de uma família movida a basquete! Deivisson Santos (pai) e Lucineide Santos (mãe) são ex atletas da modalidade e contribuíram 100% no processo de perpetuar a paixão pelo esporte que corre no sangue da família. E como tudo que se faz enraizado, ali também se cresce, fortifica e gera frutos. E dia após dia, Gui foi regando suas raízes, aperfeiçoando suas estruturas até chegar no primeiro topo que é fruto de um grande elo chamado legado. Conheça em mais detalhes momentos marcantes do ala de 20 anos que foi selecionado pela equipe do Golden State Warriors no Draft de 2022 da NBA.

2018: A chegada ao celeiro de ouro!

Gui Santos foi formado no local que é conhecido como o “celeiro de ouro” para novos talentos, o Minas Tênis Clube. O ala chegou na cidade de Belo Horizonte (MG),  em 2018, com 15 anos, e se profissionalizou na Instituição aonde permaneceu durante todos estes anos até se inscrever oficialmente para o Draft levando as cores azul e branco da equipe em que foi lapidado. Caminhada esta que teve o seu primeiro destaque, poucos meses após sua chegada, ao participar de um camp organizado pela NBA Academy, no México, e ser selecionado como um dos destaques do evento. Cartão de entrada devidamente carimbado!

2020: A estreia com a verde e amarela na equipe adulta

O ala recebeu a confiança da primeira convocação pela Seleção Brasileira adulta para as eliminatórias da AmeriCup e, além do talento dentro das quadras, começou a também se destacar pela maturidade apesar da pouca idade. “Sinto uma responsabilidade. Querendo ou não, eu, por ser muito novo e estar na Seleção adulta, viro um espelho para os meninos mais novos. Por isso, tenho que pensar nas minhas atitudes, manter o pé no chão, ser um menino humilde”,  disse Guilherme em entrevista concedida na época da competição.

2021: Destaque jovem, maior evolução, primeira experiência na NBA e papel de líder consolidado

Com dedicação total mesmo durante o árduo período da pandemia do covid-19, Gui Santos retornou para o reinício da temporada com o ar e frescor de quem estava mais preparado do que nunca para começar a colher novos e importantes frutos em sua carreira. Após uma grande atuação na temporada 20/21 do NBB, o ala foi eleito o “Destaque Jovem” e “Jogador de Maior Evolução”, além de ter tido sua primeira experiência de aclimatação no ambiente do Draft da NBA e se sagrar como o único jogador da América Latina convocado para o Nike Hoops Summit. Retornando ao Brasil, o jogador se consolidou de vez como referência para os jovens colegas de equipe durante a LDB 2021.

2022: O destino começa a se desenhar cada vez mais claro!

A temporada 2021/22 se inicia com a estrela brilhando fortíssima para Gui Santos, atuando por mais um ano na equipe do 123 Minas, em um caminho predestinado a ser o mais glorioso vivido por ele até aqui. Figura de referência na equipe adulta; alto poder de decisão; Campeão da Copa Super 8 SKY; 2x integrante do time top 3 das Américas pela BCLA e “Melhor Sexto Homem” do NBB.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)

2022: NBA – Um sonho que se torna realidade

Após as grandes e importantes conquistas da temporada 2021/22, Gui Santos partiu para os Estados Unidos para viver um mês de treinamentos intensos com o intuito de participar de sua segunda experiência no Draft da NBA. E assim se fez! Na madrugada da última sexta-feira (24/6), o basquete nacional entrou em festa e assistiu com orgulho mais um grande foguete sendo oficialmente lançado para o mundo. O ala se tornou o mais novo integrante da equipe do Golden State Warriors, atual campeão da NBA. A escolha foi formalizada durante a segunda rodada de seleções, sendo o 55º escolhido.

Antes de Gui, 15 brasileiros foram draftados pela NBA, sendo que três deles não atuaram na liga (Paulão Prestes, Oscar Schmidt e Marquinhos Abdala). Além disso, dois brasileiros disputaram a temporada 2021-2022 da NBA: Raul Neto (Washington Wizards) e Didi Louzada (New Orleans Pelicans/Portland Trail Blazers):

2022 – Gui Santos (Golden State Warriors – 55ª posição)
2019 – Didi Louzada (Atlanta Hawks – 35ª posição)
2014 – Bruno Caboclo (Toronto Raptors – 20ª posição)
2013 – Raul Neto (Atlanta Hawks – 47ª posição)
2013 – Lucas Nogueira (Boston Celtics – 16ª posição)
2012 – Fab Melo (Boston Celtics – 22ª posição)
2010 – Paulão Prestes (Minnesota Timberwolves – 45ª posição)
2007 – Tiago Splitter (San Antonio Spurs – 28ª posição)
2006 – Marcus Vinícius (New Orleans/Oklahoma City Hornets – 43ª posição)
2004 – Anderson Varejão (Orlando Magic – 30ª posição)
2004 – Rafael Araújo (Toronto Raptors – 8ª posição)
2003 – Leandro Barbosa (San Antonio Spurs – 28ª posição)
2002 – Nenê Hilário (New York Knicks – 7ª posição)
1988 – Rolando Ferreira (Portland Trail Blazers – 26ª posição)
1984 – Oscar Schmidt (New Jersey Nets – 131ª posição)
1976 – Marquinhos Abdala (Portland Trail Blazers – 162ª posição)

Após tantos desafios superados e conquistas em meio a uma (ainda) jovem carreira, o que ainda se pode relacionar com a definição de raiz? Talvez o conceito mais importante relacionado aos fortes elos: o fato de que vínculos são eternos. Não importa para aonde Guilherme vá brilhar, ele sempre irá levar o legado de sua família; os valores da base de sua formação; a paixão da torcida brasileira e a intensidade do tempero que somente o basquete brasileiro pode proporcionar.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Penalty, EY, Betmotion, Centauro e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.