HOJE
Expandindo horizontes
Por Juvenal Dias
Tratado Antirracista pela Diversidade expande fronteiras da LNB e é adotado em competições organizadas pela ANB3x3
Um marco histórico! O Tratado Antirracista pela Diversidade criado pela Liga Nacional de Basquete mostra sua relevância como referência nas competições esportivas e ganhou expansão para além da LNB. A Associação Nacional de Basquete (ANB3x3) decidiu adotar o documento como conduta nas competições organizadas pela entidade e já entrou em vigor no último final de semana (14 e 15 de setembro).

Tratado Antirracista pela Diversidade expande fronteiras e é adotado nas competições da ANB 3×3. Foto: Gabriella Tayane
No Challenge Internacional de Basquete 3×3, em Capivari de Baixo (SC), foi o primeiro local onde o Tratado Antirracista pela Diversidade foi aplicado como conduta para quem estava acompanhando e torcendo ao redor da quadra. “Estamos muito felizes em colocar em prática o Tratado em nossa primeira competição internacional de 3×3. O torneio tem uma relevância muito grande e adotar essas medidas nessa ocasião, dentro da modalidade olímpica em uma disputa que envolve a América do Sul, dá a dimensão dessa parceria”, ressaltou Alex Negret, presidente e diretor de produção da ANB3x3.
+ Leia o Tratado Antirracista pela Diversidade da LNB
Nesse primeiro momento, o Tratado teve uma adaptação para funcionar caso ocorresse alguma situação para os torcedores. Mas Negret explica que a ideia é aplicar de forma plena envolvendo outros agentes participantes mais à frente. “Nós pretendemos adotar o Tratado Antirracista com todos aqueles que permeiam, todos aqueles que frequentam as arenas do basquete 3×3, atuando diretamente e indiretamente. No caso, desde atleta, arbitragem e todo o staff, bem como aqueles que apoiam o basquete 3×3. Em nossos eventos, além dessas pessoas que eu citei, nós recebemos os familiares dos atletas que também consomem o nosso produto. Portanto, todos aqueles que participam desse ecossistema do basquete 3×3, nós pretendemos abranger.”
Alex entende que o Tratado Antirracista pela Diversidade dialoga com o que pensa a ANB3x3 e o direcionamento que a Liga adotou ajudou a fomentar a parceria. “A ideia de utilizar o Tratado vem totalmente de encontro com o nosso posicionamento também diante desse tema que é extremamente relevante, não só na sociedade, mas no esporte como todo. Nós pretendemos, em parceria com a LNB, nós pretendemos estender esse movimento e também dar apoio para essas pessoas que possam sofrer qualquer tipo de preconceito dentro do esporte. Isso foi aprovado, foi solicitada essa parceria para a LNB, que estudou com muito carinho a possibilidade, sabendo que a ANB3x3 também promove o basquete onde que tem grande diversidade de adeptos praticando a modalidade e foi aceita através do coordenador de ESG da Liga, Rafael Garcia”.

Quadra do evento da ANB3x3 com a divulgação do Tratado Antirracista pela Diversidade da LNB. Foto: Divulgação/ANB3x3
Citado, Rafael Garcia comemorou a parceria e a expansão do Tratado. “O interesse da ANB em absorver o Tratado no basquete 3×3 é uma ação importante, que reforça o objetivo inicial da LNB em construir um ambiente antirracista e acolhedor no basquete nacional.”
Alex Negret enalteceu a iniciativa do Tratado e acredita que seja referência para outras competições esportivas nacionais. “Não tenho dúvida que o tratado é uma referência de conduta esportiva. Essa iniciativa da Liga Nacional de Basquete de sair na frente com esse movimento é muito importante. O Tratado tende a crescer por demais instituições esportivas, a ANB3x3 fica feliz em apoiar, incentivar e nos permitir levar esse selo nas nossas quadras e equipes. Nós continuaremos com esse propósito ampliando e estendendo esse projeto fantástico.”
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca