#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Alinhando estratégias

14-10-2025 | 04:39
Por Liga Nacional de Basquete

Cumprindo um papel fundamental em seus clubes, comandantes do NBB CAIXA comparecem no evento de abertura da temporada 2025/26 e comentam sobre objetivos e expectativas

Exercendo um papel fundamental em um clube de basquete, o NBB CAIXA 2025/26 terá 20 treinadores na beira da quadra. Durante o evento de lançamento da temporada, realizado nesta terça-feira (14/10), no Salão Nobre do Corinthians, em São Paulo, Jelena Todorovic, do Fortaleza Basquete Cearense, Dedé Barbosa, do CAIXA/Brasília Basquete, Léo Costa, do KTO Minas, Fernando Penna, do Mogi Basquete, e Gustavo De Conti, do Pinheiros, subiram no palco e comentaram sobre suas expectativas antes do início da competição.

Treinadores vivem enorme expectativa antes do início do NBB CAIXA. Foto: Fabrício Miguel/LNB

“Estou muito honrada com esse privilégio. Comandar é difícil, é um desafio. Procuro ser a melhor pessoa para liderar os meus atletas. Não importa se você é mulher ou não, importa que você é a melhor pessoa para o cargo. Você tem habilidades de liderança, tem conhecimento e conseguiu o emprego. Agradeço ao basquete brasileiro por me dar essa grande oportunidade”, afirmou Jelena Todorovic, que colocará o seu nome na história do NBB CAIXA como primeira treinadora da competição, neste sábado (18/10), quando comanda o Fortaleza Basquete Cearense no primeiro jogo da temporada, diante do Vasco da Gama, no Rio.

Dedé Barbosa, com um dos elencos mais fortes para esta temporada, ressaltou essa reformulação e afirmou que buscará o título com o CAIXA/Brasília. “A última temporada ficou com um gosto amargo, principalmente nos playoffs. Este ano, nós pensamos muito na história do Brasília, uma franquia vencedora. Procuramos um elenco muito forte e firme. Será uma maratona, uma temporada com grandes jogos. Direcionamos muito bem nossas contratações para aguentar esse longo campeonato”, explicou.

Com mais investimento em relação ao último NBB CAIXA, Fernando Penna, treinador do Mogi Basquete, comentou sobre o bom momento da equipe após chegar à final do Campeonato Paulista e está bastante motivado para a terceira temporada seguida no comando da tradicional equipe. “A expectativa é muito melhor do que nas temporadas anteriores. Nós construímos um time bem melhor e mais jovem. Com a nova diretoria, pela primeira vez, eu sou apenas o técnico, então essa segurança para exercer apenas o meu trabalho é fundamental. O potencial que o time tem é gigante, vamos brigar pela ponta da tabela, queremos conquistar coisas grandes.”

Atual vice-campeão do NBB CAIXA, Léo Costa, dono da melhor campanha na fase de classificação da última temporada, comentou que o KTO Minas vem para buscar o título inédito. “O clube quer muito esse título. Nós sabemos da dificuldade e do alto nível da competição. Nos últimos anos, o Minas tem sido considerado um dos grandes favoritos a levar a competição, e isso me deixa muito feliz. Não será um processo fácil e queremos nos colocar nessa posição de grandes favoritos para o título novamente”, afirmou.

Recém-chegado ao Pinheiros, Gustavo De Conti falou sobre o retorno ao NBB CAIXA agora em uma nova equipe. Ele é tricampeão da competição, sendo um título com o Paulistano/CORPe e dois pelo Flamengo. “Estão sendo dias felizes para mim. Fiquei muito feliz pelo convite do Pinheiros. Não pensei duas vezes antes de aceitar. A filosofia do clube é ótima, um espírito competitivo, vencedor desde a base. Estou muito motivado e teremos uma grande equipe para competir no NBB CAIXA”, avisou.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica, Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten, marca oficial Kappa, e parcerias oficiais Universidades Cruzeiro do Sul, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.