HOJE
DominânciaMáxima
Por Liga Nacional de Basquete
Eleito MVP da LDB pela 3ª vez, Dikembe mostra respeito pelo ex-clube e agradece oportunidade no Pinheiros: "é um projeto muito bacana"

Dikembe foi o jogador mais eficiente da LDB 2021 e faturou o troféu de MVP (João Pires/LNB)
A Liga de Desenvolvimento de Basquete 2021 tem um MVP. Dominante e “experiente”, o pivô Dikembe, de 22 anos, foi nomeado como Jogador Mais Valioso da competição nacional Sub-22 pela terceira vez na carreira depois de uma competição extremamente sólida: 14,6 pontos, 10,6 rebotes, 3,1 assistências, 1,4 roubos de bola e 22,2 de eficiência nas 15 vitórias da equipe.
+ O jogo do título: veja os números de Pinheiros 70 x 61 Paulistano
A primeira vez que o atleta de 22 anos havia conquistado o prêmio foi na LDB 2017, e agora o pivô engata dois MVPs seguidos: ”Grato a Deus por tudo, pela oportunidade que o David e meus companheiros me deram. Sair de MVP é muito gratificante e mostra que meu trabalho tá sendo bem feito e que eu não posso parar. Agora é continuar, continuar, continuar”, disse Dikembe, que recebeu o troféu de MVP das mãos de Gustavo De Conti, que foi seu técnico nos anos de Paulistano.

Dikembe pregou respeito ao CAP, mas a tradição de cortar a rede dos aros foi mantida (João Pires/LNB)
Todo o domínio do pivô foi impulsionado pela qualidade da equipe do Pinheiros. O campeão da LDB 2021 mostrou um basquete envolvente e coletivo durante os 15 jogos disputados, fato que contribui para o aumento de produção de excelentes jogadores, caso do Dikembe.
O MVP para Dikembe foi a chave de ouro de uma campanha perfeita. O Pinheiros sagrou-se campeão da LDB sem perder nenhum jogo e fez diversos jogos com pontuação centenária – os pinheirenses tiveram média de 105,0 pontos por partida.
A conquista do título da LDB veio em um local extremamente especial: o Paulistano, clube que projetou Dikembe para o cenário nacional. Com a camisa do CAP, o pivô foi campeão da LDB 2017 e do NBB 2017/2018, além de ter sido eleito Destaque Jovem do NBB 2019/2020.
+ Todos os premiados da LDB 2021
“Quando eu piso nesse templo (Ginásio Antonio Prado Jr., que é onde eu fui criado, sinto total respeito pelo Paulistano. É o clube que me revelou no basquete, abriu as portas e apostou em mim. Quando eu fui campeão aqui foi a melhor sensação. Agora estou no rival de perto e, querendo ou não, é um clássico, então tenho que ser profissional e sempre tratar com muito respeito”, disse Dikembe, carinhosamente apelidado de “Dikas”.
Logo após sua melhor temporada individualmente no CAP (2019/2020), o jogador foi contratado pelo Zopone/Bauru, mas teve dificuldades de adaptação e não fez uma boa temporada (4,5 pontos e 3,0 rebotes por partida em apenas 13 minutos de média no NBB).
“O projeto do Pinheiros é muito bacana e deu certo. Não foi um tiro no pé (a saída de Bauru para o Pinheiros) e a expectativa para o NBB é a melhor possível, pois o coach e o elenco têm confiança em mim”, dissertou o MVP da LDB 2021.
O jovem elenco do Pinheiros estreia no NBB 2021/2022 no dia 26 de outubro, contra o Rio Claro Basquete, às 20 horas, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo (SP).
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca