#JOGAJUNTO

LDB

DominânciaMáxima

02-10-2021 | 10:05
Por Liga Nacional de Basquete

Eleito MVP da LDB pela 3ª vez, Dikembe mostra respeito pelo ex-clube e agradece oportunidade no Pinheiros: "é um projeto muito bacana"

Dikembe foi o jogador mais eficiente da LDB 2021 e faturou o troféu de MVP (João Pires/LNB)

A Liga de Desenvolvimento de Basquete 2021 tem um MVP. Dominante e “experiente”, o pivô Dikembe, de 22 anos, foi nomeado como Jogador Mais Valioso da competição nacional Sub-22 pela terceira vez na carreira depois de uma competição extremamente sólida: 14,6 pontos, 10,6 rebotes, 3,1 assistências, 1,4 roubos de bola e 22,2 de eficiência nas 15 vitórias da equipe.

+ O jogo do título: veja os números de Pinheiros 70 x 61 Paulistano

A primeira vez que o atleta de 22 anos havia conquistado o prêmio foi na LDB 2017, e agora o pivô engata dois MVPs seguidos: ”Grato a Deus por tudo, pela oportunidade que o David e meus companheiros me deram. Sair de MVP é muito gratificante e mostra que meu trabalho tá sendo bem feito e que eu não posso parar. Agora é continuar, continuar, continuar”, disse Dikembe, que recebeu o troféu de MVP das mãos de Gustavo De Conti, que foi seu técnico nos anos de Paulistano.

Dikembe pregou respeito ao CAP, mas a tradição de cortar a rede dos aros foi mantida (João Pires/LNB)

Todo o domínio do pivô foi impulsionado pela qualidade da equipe do Pinheiros. O campeão da LDB 2021 mostrou um basquete envolvente e coletivo durante os 15 jogos disputados, fato que contribui para o aumento de produção de excelentes jogadores, caso do Dikembe.

O MVP para Dikembe foi a chave de ouro de uma campanha perfeita. O Pinheiros sagrou-se campeão da LDB sem perder nenhum jogo e fez diversos jogos com pontuação centenária – os pinheirenses tiveram média de 105,0 pontos por partida.

A conquista do título da LDB veio em um local extremamente especial: o Paulistano, clube que projetou Dikembe para o cenário nacional. Com a camisa do CAP, o pivô foi campeão da LDB 2017 e do NBB 2017/2018, além de ter sido eleito Destaque Jovem do NBB 2019/2020.

+ Todos os premiados da LDB 2021

“Quando eu piso nesse templo (Ginásio Antonio Prado Jr., que é onde eu fui criado, sinto total respeito pelo Paulistano. É o clube que me revelou no basquete, abriu as portas e apostou em mim. Quando eu fui campeão aqui foi a melhor sensação. Agora estou no rival de perto e, querendo ou não, é um clássico, então tenho que ser profissional e sempre tratar com muito respeito”, disse Dikembe, carinhosamente apelidado de “Dikas”.

Logo após sua melhor temporada individualmente no CAP (2019/2020), o jogador foi contratado pelo Zopone/Bauru, mas teve dificuldades de adaptação e não fez uma boa temporada (4,5 pontos e 3,0 rebotes por partida em apenas 13 minutos de média no NBB).

“O projeto do Pinheiros é muito bacana e deu certo. Não foi um tiro no pé (a saída de Bauru para o Pinheiros) e a expectativa para o NBB é a melhor possível, pois o coach e o elenco têm confiança em mim”, dissertou o MVP da LDB 2021.

O jovem elenco do Pinheiros estreia no NBB 2021/2022 no dia 26 de outubro, contra o Rio Claro Basquete, às 20 horas, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo (SP).