HOJE
VALEU, SÃO PAULO!
Por Liga Nacional de Basquete
Tricolor paulista encerra a temporada 2022/2023 do NBB com o vice-campeonato na elite do basquete nacional após derrota no jogo 5 para o Sesi Franca
Após uma série extremamente equilibrada de cinco jogos, Sesi Franca e São Paulo entraram em quadra na tarde deste sábado (10/6) para decidir quem ficaria com a taça do NBB 15. A partida não seguiu a mesma tônica do equilíbrio que vinha caracterizando a série, o tricolor paulista encontrou dificuldades para conter o ritmo do adversário que, motivado pela sua torcida, venceu o duelo por 92 a 68.
O São Paulo viveu momentos no jogo em que parecia estar se encontrando no duelo, mas a dificuldade em conectar bolas do perímetro e, principalmente, as ausências ao longo do jogo de Corderro Bennett e Malcolm Miller – ambos lesionados – foram cruciais para o tricolor paulista não conseguir um resultado positivo no Pedrocão. Quem fez grande partida foi Tulio da Silva, o camisa 7 tricolor anotou 20 pontos no duelo e só não pontuou mais que Georginho – com 23 – na partida.

Tulio da Silva foi o cestinha do São Paulo no jogo 5 das finais do NBB 15. (João Pires/LNB)
Sob o comando de Bruno Mortari, o São Paulo teve uma temporada positiva disputando as finais em praticamente todas as competições que participou e assim conquistando o vice-campeonato do NBB; o vice-campeonato do Mundial e também o segundo lugar no campeonato paulista. O projeto do basquete nasceu em 2018 e vem em uma crescente de destaque no esporte nacional, acumulando um título de BCLA, um campeonato paulista, duas finais de Copa Super 8 e duas finais do NBB. Vale lembrar ainda que dentro do NBB 15, o tricolor se classificou com a terceira melhor campanha do campeonato, 28 vitórias e apenas quatro derrotas. Nos playoffs, o São Paulo passou pelo Pinheiros e conseguiu uma varrida histórica nas semifinais diante do Flamengo.
“Acho que foi uma temporada muito boa, a gente tem essa mentalidade no Brasil de que só o vencedor tá de parabéns, mas eu não acho que é assim. Jogamos final de paulista, final de Mundial, final de NBB, isso mostra a força que nosso elenco tem e a força do projeto. Em quatro anos, estamos disputando praticamente todos os títulos, acho que isso mostra que o projeto é muito bom. A gente perdeu o Tyrone no começo, Marquinhos e Shamell voltando de lesão, nesse jogo 5 perdemos Bennett e Malcolm Miller, foi muito difícil. Acho que estamos de parabéns, demos o máximo que a gente tinha”, disse o armador do São Paulo, Elinho.

O armador Elinho saiu de quadra com 7 pontos e 7 assistências no jogo 5. (João Pires/LNB)
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Sportsbet.io, Penalty, EY, Whirlpool, UMP, Jamef e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca