HOJE
VALEU, SÃO PAULO!
Por Liga Nacional de Basquete
Tricolor paulista encerra a temporada 2022/2023 do NBB com o vice-campeonato na elite do basquete nacional após derrota no jogo 5 para o Sesi Franca
Após uma série extremamente equilibrada de cinco jogos, Sesi Franca e São Paulo entraram em quadra na tarde deste sábado (10/6) para decidir quem ficaria com a taça do NBB 15. A partida não seguiu a mesma tônica do equilíbrio que vinha caracterizando a série, o tricolor paulista encontrou dificuldades para conter o ritmo do adversário que, motivado pela sua torcida, venceu o duelo por 92 a 68.
O São Paulo viveu momentos no jogo em que parecia estar se encontrando no duelo, mas a dificuldade em conectar bolas do perímetro e, principalmente, as ausências ao longo do jogo de Corderro Bennett e Malcolm Miller – ambos lesionados – foram cruciais para o tricolor paulista não conseguir um resultado positivo no Pedrocão. Quem fez grande partida foi Tulio da Silva, o camisa 7 tricolor anotou 20 pontos no duelo e só não pontuou mais que Georginho – com 23 – na partida.
Sob o comando de Bruno Mortari, o São Paulo teve uma temporada positiva disputando as finais em praticamente todas as competições que participou e assim conquistando o vice-campeonato do NBB; o vice-campeonato do Mundial e também o segundo lugar no campeonato paulista. O projeto do basquete nasceu em 2018 e vem em uma crescente de destaque no esporte nacional, acumulando um título de BCLA, um campeonato paulista, duas finais de Copa Super 8 e duas finais do NBB. Vale lembrar ainda que dentro do NBB 15, o tricolor se classificou com a terceira melhor campanha do campeonato, 28 vitórias e apenas quatro derrotas. Nos playoffs, o São Paulo passou pelo Pinheiros e conseguiu uma varrida histórica nas semifinais diante do Flamengo.
“Acho que foi uma temporada muito boa, a gente tem essa mentalidade no Brasil de que só o vencedor tá de parabéns, mas eu não acho que é assim. Jogamos final de paulista, final de Mundial, final de NBB, isso mostra a força que nosso elenco tem e a força do projeto. Em quatro anos, estamos disputando praticamente todos os títulos, acho que isso mostra que o projeto é muito bom. A gente perdeu o Tyrone no começo, Marquinhos e Shamell voltando de lesão, nesse jogo 5 perdemos Bennett e Malcolm Miller, foi muito difícil. Acho que estamos de parabéns, demos o máximo que a gente tinha”, disse o armador do São Paulo, Elinho.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Sportsbet.io, Penalty, EY, Whirlpool, UMP, Jamef e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.