#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Trincou!

Brasília BRA 87
x
90 Uberlândia UBE
17
1ºQ
X
22
17
2ºQ
X
23
22
3ºQ
X
16
31
4ºQ
X
29

Ginásio da ASCEB

23 de novembro de 2014

Com atuações inspiradas de Audrei e Caleb Brown, Uberlândia bate Brasília fora de casa e chega ao terceiro resultado positivo consecutivo no NBB 7

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
87
X
90
87
PTS
90
6
A3C
12
23
A2C
16
23
LLC
22
34
RT
27
15
ASS
13

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O Unitri/Pilhas Energizer alcançou o terceiro resultado positivo seguido no NBB 7. Na manhã deste domingo, em partida adiada da terceira rodada da competição, o time da cidade de Uberlândia conquistou uma importante vitória sobre o UniCEUB/BRB/Brasília, fora de casa, pelo placar de 90 a 87, e manteve o embalo no maior campeonato de basquete do país.

Para sair vencedor, o esquadrão mineiro contou com grande atuação do ala Audrei. Impecável nas bolas de três pontos (cinco acertos em cinco tentativas) e com grande aproveitamento nas bolas de dois pontos (seis convertidas em nove tentadas), o jogador foi o grande cestinha da partida, com 27 pontos, e estabeleceu a maior marca de sua carreira no NBB.

Junto de Audrei, outra peça importante para a vitória uberlandense foi o armador norte-americano Caleb Brown, autor de 25 pontos, sendo oito deles em lances livres na reta final da partida. Pelo lado do Brasília, os principais atletas em quadra foram Guilherme Giovanoni, cestinha da equipe, com 21 pontos, Darington Hobson, com 20 pontos, seis assistências e cinco rebotes, e Cipolini, também responsável por 20 pontos.

Depois da sequência de três vitórias consecutivas – a equipe bateu Macaé e o atual campeão Flamengo anteriormente -, Uberlândia deu um salto na tabela de classificação e agora se encontra na parte intermediária, com uma campanha de 60% de aproveitamento (três triunfos em cinco jogos). Enquanto isso, o time candango segue com problemas no início de temporada e soma apenas um triunfo também em cinco partidas disputadas (20% de aproveitamento).

+Clique aqui e veja a classificação da temporada 2014/2015 do NBB

A partida foi remarcada por conta da participação do time candango na Liga Sul-Americana 2014. Como ainda não estava regularizado na data original do duelo, o pivô norte-americano O’Neal Mims não pôde atuar e desfalcou o Uberlândia. Pelo lado do Brasília, os desfalques foram os armadores Fúlvio, ainda lesionado, e Fred, recém-contratado pela equipe.

Na sequência da competição, o esquadrão da capital federal jogará mais uma vez em casa, no Ginásio da Asceb, na próxima terça-feira (25/11), às 19h30 (de Brasília), diante do São José/Unimed, novamente com transmissão ao vivo do canal SporTV. No dia seguinte, às 20 horas (de Brasília), o Uberlândia tentará manter seu embalo, frente ao Paulistano/Unimed, na capital paulista, em duelo que será transmitido ao vivo através do site da LNB.

+Clique aqui e confira a tabela completa da temporada 2014/2015 do NBB

O jogo

Mesmo atuando fora de casa, Uberlândia iniciou a partida apresentando um ótimo aproveitamento ofensivo e conseguiu abrir boa vantagem no placar logo nos minutos iniciais. Com destaque para a mão quente de Gruber – o ala/pivô converteu os 11 primeiros pontos que tentou, com direito a três bolas de três pontos –, a equipe do Triângulo Mineiro chegou a ter oito pontos de frente (14 a 6).

Depois de pouco produzir nos primeiros instantes do jogo, Brasília passou a atacar com mais tranquilidade e, com boas jogadas de Hobson e Cipolini, conseguiu equilibrar as ações. Desta maneira, o período inicial se encerrou com os uberlandenses ainda na liderança, por cinco pontos: 22 a 17.

No início do segundo quarto, Brasília melhorou sua postura, contou com bons lances do pivô Ronald e conseguiu empatar o jogo em 28 a 28. Foi então que Caleb Brown e Audrei brilharam e trataram de não só recolocar Uberlândia à frente como também foram os grandes protagonistas da boa arrancada dos visitantes no restante da parcial. Com direito a duas bolas de três pontos para cada um, os jogadores marcaram todos os demais 17 pontos do time mineiro no período. Do outro lado, Brasília não manteve o mesmo ritmo e não teve forças para impedir que os rivais carregassem uma vantagem de 11 pontos para o intervalo: 45 a 34.

Na volta dos vestiários, os donos da casa contaram com a individualidade de alguns jogadores para reagir. Hobson, Cipolini e Giovannoni chamaram a responsabilidade e a equipe candanga melhorou bastante sua produção ofensiva. Além disso, Brasília ainda subiu sua defesa e não deu mais liberdade para os rivais arremessarem com tranquilidade da linha de três pontos. Sendo assim, a diferença no placar chegou a cair para três pontos (55 a 52), mas nos minutos finais do terceiro quarto Uberlândia melhorou seu rendimento e levou o duelo para os dez minutos finais com cinco pontos de frente: 61 a 56.

O começo do último quarto foi completamente favorável aos mineiros. Em pouco mais de dois minutos, a equipe emplacou uma sequência de 9 a 2, com destaque para os cinco pontos anotados por Audrei, abriu 12 de frente (70 a 58) e obrigou o técnico candango José Vidal a parar o jogo.

O tempo técnico fez bem ao Brasília, a equipe melhorou sua postura defensiva e conseguiu baixar a diferença no placar para quatro pontos (72 a 68). Porém uma bola de três pontos de Audrei esfriou a reação dos anfitriões (75 a 68). Nos minutos finais, os donos da casa ainda tentaram reagir novamente, mas os visitantes mostraram um excelente aproveitamento na linha dos lances livres e confirmaram a importante vitória na capital federal.