HOJE
Trio experiente
Por Juvenal Dias
João Machini, Nathan e Zu Jr. usam bagagem no elenco principal para comandar o Sesi Franca no Interligas e garantir a primeira final do time na competição
Nada como viver e vencer o NBB CAIXA. Imagina, então, fazer isso com menos de 23 anos. É o privilégio que João Machini, Nathan e Zu Jr. já possuem em comum, além dos três atletas serem os mais experientes do time do Sesi Franca no Interligas. O trio utiliza de todo o conhecimento e a vivência com Lucas Dias, David Jackson, Márcio e outros grandes nomes do elenco principal para conduzir o time sub-22 à final inédita da competição internacional.
O Sesi Franca poderia não ser considerado o principal favorito para vencer o Interligas, mas um trio fez a diferença na campanha para colocá-los em pé de igualdade contra outras equipes que, tradicionalmente, têm a base forte. Venceu o Pinheiros na partida de estreia, com Zu Jr como o cestinha da partida. O ala-armador anotou 28 pontos e superou em quatro seu companheiro Nathan, que marcou 24. Depois, na vitória sobre o Boca Juniors, uma escadinha de pontuadores com o ala-pivô Nathan liderando com 17, o armador João Machini com 15 e Zu Jr. com 13.
Na sexta-feira (05/07), Zu Jr. sentiu o músculo posterior da coxa, ficou cinco minutos em quadra e será um grande desfalque na final e na segunda janela da LDB. Assim, João assumiu a responsabilidade do protagonismo ao lado de Nathan, um com 22 e outro com 25 pontos, respectivamente, na vitória sobre o Gimnasia y Esgrima que garantiu lugar na final.
Nathan explica que se espelha nos jogadores do elenco principal. “Eu vejo como o Lucas Dias, o David Jackson, o Wesley dão tudo em quadra, na partida toda. Eu viajo com eles, ganho muita experiência e tento passar para o restante do nosso time, que é muito jovem.”
Zu Jr. exaltou a campanha que o time está apresentando até o momento. ” Acho muito importante o campeonato que a gente está fazendo. Nosso time é o mais novo do campeonato, nós que jogamos mais no adulto, tentamos trazer os ensinamentos para os moleques da base. Chegarmos na final desacreditados por muitas pessoas, é um passo importante, nossa confiança vai aumentar cada vez mais. Durante o torneio fomos evoluindo, ajustando o que tinha de erro, queremos fazer o melhor possível amanhã.”
Claramente o bom humor do grupo com as brincadeiras durante entrevistas se reflete em quadra. Assim também entende João Machini. “Com certeza, isso queremos trazer para os jogos. Conversamos sobre isso, no final da primeira janela da LDB. Temos que levar essa parceria que a gente tem de fora para as quadras. Isso ajuda muito, tanto na energia, na intensidade, faz a gente ficar mais unido. Sabíamos que iriamos melhorar em alguns pontos depois da primeira fase da LDB, e a gente veio com esse pensamento e colocamos em prática.”
Seja com Zu Jr. no banco de reservas apoiando os companheiros, seja em quadra com a liderança de João e Nathan, o time do Sesi Franca garante que está 100% focado no objetivo de bater o Paulistano, neste sábado (06/07), às 17h45, para levar o título internacional para o interior de São Paulo.