#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Trio decisivo

Pinheiros PIN 67
x
78 Flamengo FLA
23
1ºQ
X
13
4
2ºQ
X
18
20
3ºQ
X
23
20
4ºQ
X
24

Poliesportivo H. Villaboim

8 de março de 2018
Por Liga Nacional de Basquete

Marquinhos, JP Batista e Marcelinho fazem a diferença, e Flamengo vence duelo equilibrado contra o Pinheiros de virada; rubro-negros seguem na cola do líder Paulistano

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô Relatório +/- Análise de Quntetos
67
-7 POSIÇÕES
8º Colocado (*)
X
78
-1 POSIÇÕES
2º Colocado (*)
67
PTS
78
7
A3C
10
16
A2C
18
14
LLC
12
27
RT
39
11
ASS
15

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Como de costume, EC Pinheiros e Flamengo travaram um duelo equilibrado, na noite desta quinta-feira (08/03), em São Paulo. Depois de uma partida bastante movimentada, o time carioca levou a melhor, por 78 a 67, e somou mais uma importante vitória na reta final da fase de classificação do NBB CAIXA 2017/2018.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Trio decisivo… Para vencer nesta quinta, o time dirigido pelo técnico José Neto contou com grandes atuações de JP Batista, Marquinhos e Marcelinho Machado, que marcaram 57 dos 78 pontos da da equipe (73% do total). O cestinha foi JP, com 22, enquanto que os outros dois anotaram 19 e 18, respectivamente.

…e eficiente: Destaques absolutos da partida, os três cestinhas do Flamengo tiveram incríveis aproveitamentos ofensivos e somados acertaram 23 dos 32 arremessos de quadra tentados (71,8% de aproveitamento). Destaques para Marcelinho, com 5/7 nos tiros de 3, e JP Batista, com 10/16 nas bolas de 2.

Chamaram a responsabilidade: No segundo tempo, o trio de destaques do time vencedor “mitou” e marcou 39 dos 47 pontos da equipe. Tudo isso com o incrível aproveitamento de 77,7% nos arremessos de quadra, com 14 acertos em 18 tentados. Sem errar, Marcelinho acertou quatro bolas de três nos dois quartos finais, duas em cada.

Fala aí: “Jogar contra o Pinheiros aqui é sempre difícil. Começamos fora do nosso ritmo, mas fizemos um excelente segundo quarto, em que tomamos só quatro pontos, e depois colocamos nosso plano de jogo em prática no segundo tempo. Marcelinho teve um aproveitamento excelente, o JP apareceu muito bem no garrafão e conquistamos esse grande resultado”, disse Marquinhos.

Caça ao líder: Com o triunfo na capital paulista, o clube da Gávea segue na cola do Paulistano/Corpore. Ainda na segunda posição, o Flamengo conquistou seu 21º resultado positivo e segue com o mesmo número de derrota do líder da competição, que tem a vantagem no confronto direto (primeiro critério de desempate).

Difícil de perder: Esta foi a sétima vitória seguida do time carioca e também a 16ª nos últimos 17 jogos. A única derrota neste período foi justamente para o Paulistano.

Fala aí: “É bom para o campeonato ter duas equipes brigando palmo a palmo pela liderança. O Paulistano vem num momento incrível e ganhou de nós lá no Rio, jogando muito bem. Independente da posição, nossa intenção é chegar bem nos playoffs. Estamos muito bem também e espero que a gente possa crescer ainda mais”, analisou Marquinhos.

De virada: Com ótima defesa e um bom trabalho coletivo do outro lado da quadra, o Pinheiros dominou o primeiro quarto e abriu dez de frente (23 a 13). No entanto, na parcial seguinte, o Flamengo deu o troco em grande estilo e permitiu apenas quatro pontos aos adversários e virou o jogo antes do intervalo (27 a 21).

Controlou o jogo: Depois de virar a partida, o time visitante foi mais regular no segundo tempo. O Pinheiros até chegou a reassumir a liderança no início do terceiro quarto, mas os rubro-negros rapidamente se recuperaram e conseguiram controlar qualquer tentativa de reação dos rivais para garantir o triunfo.

Bem que tentou: Do lado pinheirense, o grande destaque ficou por conta do Bennett. Atual campeão dop Torneio de Enterradas e um dos selecionados para defender o NBB Mundo no Jogo das Estrelas, o armador norte-americano foi o cestinha da equipe, com 19 pontos, e ainda distribuiu quatro assistências.

Ficou parado: Com a derrota, o Pinheiros perdeu a chance de encostar no Universo/Vitória (6º) e Banrisul/Caxias (7º). Desta maneira, a equipe segue na oitava posição, agora com campanha de 52% de aproveitamento – 13 vitórias e 12 derrotas.

Força, Marcus! Durante o terceiro quarto, Marcus Toledo deixou a quadra após torcer o joelho direito em disputa de bola. O jogador, que voltou às quadras recentemente após se recuperar de uma fratura no pé, fará exames mais detalhados nesta sexta para saber a gravidade da nova lesão.

E agora? As duas equipes voltam à quadra neste sábado, em partidas com transmissão ao vivo. O Flamengo segue no Estado de São Pauloe enfrentará o Mogi das Cruzes/Helbor, às 14 horas, ao vivo na Band. Já o Pinheiros atuará mais uma vez em casa e receberá o Minas Tênis Clube, às 18 horas, ao vivo no Twitter.