#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Tripla emoção

20-12-2014 | 04:18
Por Liga Nacional de Basquete

Clássico mineiro, confronto entre Brasília e Basquete Cearense e duelo do interior paulista entre Rio Claro e Limeira: três transmissões agitarão a segunda-feira do NBB

O Minas, de Alex Oliveira, dominou o Uberlândia e empatou a decisão do Campeonato Mineiro (Orlando Bento/Minas T.C.)

Minas e Uberlândia reeditarão final do Campeonato Mineiro 2014 (Orlando Bento/Minas T.C.)

A segunda-feira (22/12) será cheia de atrações para o fã de basquete. Com duas transmissões pelo SporTV e uma através do site da LNB, a 13ª rodada da temporada 2014/2014 do NBB fechará o ano de 2014 com chave de ouro e de quebra com a realização de grandes jogos.

Às 17 horas (de Brasília), o clássico entre Minas Tênis Clube e Unitri/Pilhas Energizer abre a programação de exibições do dia, ao vivo nos canais SporTV. Mais tarde, às 19 horas (de Brasília), UniCEUB/BRB/Brasília e Basquete Cearense se enfrentam na capital federal, também no SporTV. E por fim, os paulistas Rio Claro e Winner/Limeira medem forças, às 21h, ao vivo pelo site da LNB (www.lnb.com.br/tempo-real)

Duelo de abertura da rodada, o dérbi do Estado de Minas Gerais, que acontecerá na Arena Minas, em Belo Horizonte (MG), às 17 horas (de Brasília), entre Minas e Uberlândia, marca o encontro entre duas equipes que vivem situações opostas na tabela de classificação da edição 2014/2015 do NBB, com transmissão ao vivo no SporTV.

Donos da quinta colocação, com oito triunfos em 12 jogos (66,7% de aproveitamento), os minastenistas vem de vitória sobre o Rio Claro na última rodada e quer manter o embalo para chegar ao G-4. Para isso acontecer, a equipe do técnico Demétrius precisa vencer o clássico mineiro e ainda torcer por um tropeço do Mogi, atual quarto colocado, diante do São José.

+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

Em situação não tão favorável, o Uberlândia chega para o clássico com a missão de se reabilitar na sétima edição do NBB, já que vem de quatro derrotas consecutivas em casa o campeonato, para os quatro clubes do interior paulista Franca, Bauru, Rio Claro e Limeira, e atualmente ocupa a 11ª colocação (36,3% de aproveitamento).

Davi, do Basquete Cearense, e Ronald, do Brasília

Brasília e Basquete Cearense se enfrentarão na capital do país (Jarbas Oliveira/Divulgação)

Logo em seguida, o Brasília tentará se recuperar de seu mau início de campeonato e fechar o ano de 2014 diante do Basquete Cearense, que também busca melhorar sua situação no campeonato. O duelo será no Ginásio da ASCEB, na capital federal, às 19 horas (de Brasília), e será transmitido ao vivo pelo SporTV.

Após começar a competição com apenas duas vitórias nos dez primeiros jogos, seu pior início de NBB na história, a equipe de Brasília voltou a sorrir no nacional depois de vencer o Macaé, fora de casa. Com o triunfo, os comandados de José Vidal deixaram o penúltimo lugar subiram para a 12ª posição, agora com três vitórias em 11 jogos (27,3% de aproveitamento).

O Basquete Cearense, por sua vez, não sabe o que é vencer há três partidas e agora está na penúltima colocação, que antes do início da última rodada pertencia ao próprio Brasília. A equipe do técnico Alberto Bial acumula derrotas para Limeira, Macaé e Flamengo nas três últimas partidas e possui campanha de duas vitórias em dez duelos (20% de aproveitamento).

Teichmann, do Limeira

Limeira, de Teichmann, jogará pela manutenção da liderança do NBB 7 (JB Anthero/Divulgação)

E para fechar a agenda de transmissões desta segunda-feira, o duelo entre equipes do interior paulista entre Rio Claro Basquete e Winner/Limeira, marcado para o Ginásio Felipe Karam, o “Felipão”, em solo rio-clarense, às 21 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo através do site da LNB (www.lnb.com.br/tempo-real).

Apesar de próximos na localização geográfica – apenas 33 km de distância – as duas equipes ocupam lados opostos da tabela de classificação do NBB 7. Vindo de derrota fora de casa para o Minas, o Rio Claro teve sua sequência de dois triunfos seguidos como visitante quebrada e agora ocupa a 13ª posição, com campanha de quatro vitórias em 12 jogos (33,3% de aproveitamento).

Completamente diferente, o Limeira é o líder absoluto da sétima edição do NBB e não sabe o que é perder um jogo há quatro rodadas. Dono do rendimento de 11 resultados positivos em 12 partidas (91,6% de aproveitamento), a equipe do técnico Dedé Barbosa encerrará o ano no lugar mais alto da tabela de classificação do campeonato mesmo em caso de derrota para os rio-clarenses.