HOJE
Tripla emoção
Por Liga Nacional de Basquete
Clássico mineiro, confronto entre Brasília e Basquete Cearense e duelo do interior paulista entre Rio Claro e Limeira: três transmissões agitarão a segunda-feira do NBB

Minas e Uberlândia reeditarão final do Campeonato Mineiro 2014 (Orlando Bento/Minas T.C.)
A segunda-feira (22/12) será cheia de atrações para o fã de basquete. Com duas transmissões pelo SporTV e uma através do site da LNB, a 13ª rodada da temporada 2014/2014 do NBB fechará o ano de 2014 com chave de ouro e de quebra com a realização de grandes jogos.
Às 17 horas (de Brasília), o clássico entre Minas Tênis Clube e Unitri/Pilhas Energizer abre a programação de exibições do dia, ao vivo nos canais SporTV. Mais tarde, às 19 horas (de Brasília), UniCEUB/BRB/Brasília e Basquete Cearense se enfrentam na capital federal, também no SporTV. E por fim, os paulistas Rio Claro e Winner/Limeira medem forças, às 21h, ao vivo pelo site da LNB (www.lnb.com.br/tempo-real)
Duelo de abertura da rodada, o dérbi do Estado de Minas Gerais, que acontecerá na Arena Minas, em Belo Horizonte (MG), às 17 horas (de Brasília), entre Minas e Uberlândia, marca o encontro entre duas equipes que vivem situações opostas na tabela de classificação da edição 2014/2015 do NBB, com transmissão ao vivo no SporTV.
Donos da quinta colocação, com oito triunfos em 12 jogos (66,7% de aproveitamento), os minastenistas vem de vitória sobre o Rio Claro na última rodada e quer manter o embalo para chegar ao G-4. Para isso acontecer, a equipe do técnico Demétrius precisa vencer o clássico mineiro e ainda torcer por um tropeço do Mogi, atual quarto colocado, diante do São José.
+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB
Em situação não tão favorável, o Uberlândia chega para o clássico com a missão de se reabilitar na sétima edição do NBB, já que vem de quatro derrotas consecutivas em casa o campeonato, para os quatro clubes do interior paulista Franca, Bauru, Rio Claro e Limeira, e atualmente ocupa a 11ª colocação (36,3% de aproveitamento).

Brasília e Basquete Cearense se enfrentarão na capital do país (Jarbas Oliveira/Divulgação)
Logo em seguida, o Brasília tentará se recuperar de seu mau início de campeonato e fechar o ano de 2014 diante do Basquete Cearense, que também busca melhorar sua situação no campeonato. O duelo será no Ginásio da ASCEB, na capital federal, às 19 horas (de Brasília), e será transmitido ao vivo pelo SporTV.
Após começar a competição com apenas duas vitórias nos dez primeiros jogos, seu pior início de NBB na história, a equipe de Brasília voltou a sorrir no nacional depois de vencer o Macaé, fora de casa. Com o triunfo, os comandados de José Vidal deixaram o penúltimo lugar subiram para a 12ª posição, agora com três vitórias em 11 jogos (27,3% de aproveitamento).
O Basquete Cearense, por sua vez, não sabe o que é vencer há três partidas e agora está na penúltima colocação, que antes do início da última rodada pertencia ao próprio Brasília. A equipe do técnico Alberto Bial acumula derrotas para Limeira, Macaé e Flamengo nas três últimas partidas e possui campanha de duas vitórias em dez duelos (20% de aproveitamento).

Limeira, de Teichmann, jogará pela manutenção da liderança do NBB 7 (JB Anthero/Divulgação)
E para fechar a agenda de transmissões desta segunda-feira, o duelo entre equipes do interior paulista entre Rio Claro Basquete e Winner/Limeira, marcado para o Ginásio Felipe Karam, o “Felipão”, em solo rio-clarense, às 21 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo através do site da LNB (www.lnb.com.br/tempo-real).
Apesar de próximos na localização geográfica – apenas 33 km de distância – as duas equipes ocupam lados opostos da tabela de classificação do NBB 7. Vindo de derrota fora de casa para o Minas, o Rio Claro teve sua sequência de dois triunfos seguidos como visitante quebrada e agora ocupa a 13ª posição, com campanha de quatro vitórias em 12 jogos (33,3% de aproveitamento).
Completamente diferente, o Limeira é o líder absoluto da sétima edição do NBB e não sabe o que é perder um jogo há quatro rodadas. Dono do rendimento de 11 resultados positivos em 12 partidas (91,6% de aproveitamento), a equipe do técnico Dedé Barbosa encerrará o ano no lugar mais alto da tabela de classificação do campeonato mesmo em caso de derrota para os rio-clarenses.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca