#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Triunfo alvirrubro

Paulistano CAP 82
x
78 Corinthians COR
22
1ºQ
X
15
27
2ºQ
X
28
18
3ºQ
X
19
15
4ºQ
X
16

Gin. Antonio Prado Jr

5 de janeiro de 2019
Por Liga Nacional de Basquete

No primeiro jogo do ano, Paulistano derrota Corinthians em jogo eletrizante na abertura do segundo turno do NBB CAIXA 2018/2019

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô Relatório +/- Análise de Quntetos
82
+1 POSIÇÕES
4º Colocado (*)
X
78
MANTEVE
9º Colocado (*)
82
PTS
78
15
A3C
12
12
A2C
12
13
LLC
18
43
RT
28
18
ASS
17

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O NBB CAIXA 2018/2019 voltou. Neste sábado, o Paulistano/Corpore derrotou o Corinthians, no Ginásio Antônio Prado Jr, por 82 a 78, e abriu o segundo turno da maior competição nacional com o pé direito.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.

Põe na conta: Com a vitória, o CAP agora detém campanha de dez vitórias em 14 jogos – 4º colocado, com 71,4% de aproveitamento. Já o Corinthians, com o revés, caiu de nono para décimo colocado na tabela de classificação, com campanha de cinco triunfos em 14 oportunidades – 35,7% de aproveitamento.

Histórico favorável para o CAP: Com o resultado, o time alvirrubro abriu larga vantagem no confronto direto com o Timão nesta temporada. Até aqui, após quatro encontros, entre Campeonato Paulista e NBB CAIXA, a equipe do Jardins saiu vitoriosa em todas as oportunidades.

Partida de gala: Léo Meindl foi o nome do jogo do Paulistano no duelo com o Corinthians. O ala do CAP e da Seleção Brasileira teve uma atuação de gala e anotou um duplo-duplo de 21 pontos e 10 rebotes em 26 minutos em quadra. Junto dele, o ala Eddy (19 pontos) e o armador Yago (13 pontos e nove assistências) também chamaram a atenção pela grande atuação.

Fala aí, Léo Meindl: “Perdemos o segundo, terceiro e o quarto período. O primeiro quarto foi essencial para a vitória de hoje. Sofremos menos pontos no último tempo do jogo, mas foi perceptível que nosso ataque não fluiu muito bem. Mas é assim, foi só o primeiro do jogo do segundo turno. Agora vamos em busca de duas vitórias nas próximas duas partidas que teremos pela frente”, afirmou o jogador.

Até que tentaram: No Corinthians, uma dupla de gringos foram protagonistas no confronto com o CAP. O armador norte-americano Kyle Fuller, com 26 pontos, e o armador uruguaio Luciano Parodi, com 17 pontos e cinco assistências, foram responsáveis por 43 dos 78 pontos marcados pelo Corinthians na partida.

Saiu na frente: Dois jovens armadores guiaram o Paulistano no primeiro quarto de jogo. Beto, de 18 anos, e Yago, de 19, chamaram a responsabilidade e, com bom aproveitamento na primeira parcial da partida, anotaram seis pontos cada e combinaram 12 dos 22 pontos do CAP no primeiro período (22 a 15).

Começo quente: No início do segundo quarto, o time alvirrubro começou com tudo, graças a grande atuação do ala Léo Meindl, que nos quatro primeiros minutos da parcial anotou nove de 12 pontos tentados – 75% de aproveitamento.

Show de bolas de 3:  A partir desse momento, o Corinthians esboçou uma reação com três bolas de 3 seguidas do armador uruguaio Parodi. Com a reação do alvinegro, a vantagem caiu para apenas quatro pontos e obrigou o treinador Régis Marreli, do CAP, a pedir tempo. Logo em seguida, o Paulistano deixou Parodi livre e, mais uma vez, provou da pontaria certeira do uruguaio – 4/4 nos chutes tentados de 3 pontos na parcial. Já no final do segundo quarto, os armadores Yago e Georginho converteram uma bola de 3 cada e realizaram a manutenção da vantagem na ida para os vestiários (49 a 43).

Encostou: Na volta do intervalo, o cenário que se desenhou no desenrolar do período foi de muito equilíbrio. Mesmo com o Paulistano à frente do placar por todo o terceiro quarto, o Corinthians foi quem venceu a parcial e encostou no placar (67 a 62).

Final eletrizante: Já nos dez minutos finais do confronto, o jogo foi dramático. O Corinthians voltou bem e à dois minutos do fim conseguiu o empate, após duas bolas seguidas de 3 pontos do armador norte-americano Fuller (74 a 74). Dali em diante, o jogo continuou com um panorama de extremo equilíbrio. Já nos segundos finais, no momento em que o CAP liderava por apenas dois pontos, o ala Humberto, do Corinthians, errou a bandeja em baixo da cesta e praticamente liquidou as chances de uma prorrogação. Após isso, ainda deu tempo do time alvirrubro converter mais dois pontos e de dar um toco, após o pivô Du Sommer bloquear a tentativa de 3 pontos do uruguaio Parodi.

Próxima parada: Agora o Paulistano voltará a atuar somente nesta quarta-feira (09/01), contra o Basquete Cearense, no Centro de Formação Olímpica, às 21 horas. Já o Corinthians, devido a uma reforma no Ginásio Wlamir Marques, medirá forças com o Life Fitness/Minas, nesta terça-feira (08/01), com mando de quadra no Ginásio Antônio Prado Jr, às 20 horas, com transmissão ao vivo na ESPN.