#JOGAJUNTO

LDB

Triunfo heroico

União LDB GNU 73
x
77 Macaé Basquete LDB MAC
14
1ºQ
X
11
22
2ºQ
X
12
14
3ºQ
X
14
13
4ºQ
X
26
10
5ºQ
X
14

15 de fevereiro de 2015

Após ficar 20 pontos atrás, Macaé conta com atuação monstruosa de Maique, leva jogo para prorrogação e inicia 4ª etapa da LDB com emocionante vitória sobre o União

DOCUMENTOS:
Súmula
73
X
77
73
PTS
77
8
A3C
3
20
A2C
24
9
LLC
20
37
RT
48
17
ASS
9

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Neste domingo, o Macaé Basquete mostrou a importância de jamais desistir de um jogo antes de seu término. Na Arena Minas, uma das sedes da quarta etapa da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), o time do técnico Pablo Costa recuperou-se de uma desvantagem de 20 pontos, levou o jogo para a prorrogação e saiu de quadra com uma emocionante vitória, pelo placar de 77 a 73.

Para sair de quadra com o triunfo, a equipe macaense contou com atuação literalmente monstrousa do pivô Maique, que deixou a quadra com um incrível duplo-duplo de 36 pontos, sendo 11 deles no quarto período, e mais 17 rebotes. O jogador, de 20 anos, igualou a terceira maior marca de pontos da história da LDB, que pertence ao armador Carioca, hoje no Paschoalotto mas que conseguiu o recorde quando defendia o Ginástico (MG), em 2013.

“O Maique é um garoto que estamos investindo. Estamos dando trabalhos para ele fora do horário, ele está treinando com o adulto e ganhando espaço. Essa LDB veio para ratificar o crescimento dele. Fico feliz pela partida que ele fez, pelo desempenho e dedicação. O time entendeu a manhã inspirada que ele estava passando e soube usá-lo. Foi bacana por ser um menino que logo estará despontando e ganhando mais espaço”, disse o técnico Pablo Costa.

O Macaé, que veio para a quarta etapa da LDB com um elenco um tanto quanto diferente e reformulado, apostando na juventude de seus atletas Sub-17 e Sub-19, chegou ao seu sétimo triunfo em 18 oportunidades (38,8% de aproveitamento) e ainda segue sonhando com a classificação à próxima fase, mesmo que com chances remotas.

“É um projeto novo. Tivemos muitas mudanças no elenco em relação às etapas anteriores, pois como nossas chances de classificação não eram muito grandes começamos a fazer um planejamento visando 2015. Estamos com garotos do Sub-17, a base toda do Sub-19 e só alguns Sub-22. Tivemos muita dedicação e seguimos acreditando até o fim, e essa é a marca do Macaé Basquete”, concluiu Pablo Costa.

Já o Grêmio Náutico União, que conheceu sua 14ª derrota em 18 partidas na atual edição da LDB (22,2% de aproveitamento), teve como principal destaque em quadra o ala/armador Tobias, responsável por 22 pontos, cinco rebotes e quatro roubos de bola. Quem também apareceu bem pela equipe gaúcha foi o pivô Lekote, com 12 pontos, oito rebotes e quatro desarmes, e o ala/pivô Sidney Botelho, autor de 11 pontos.

“Desde a primeira etapa temos feito jogos parelhos com equipes muito fortes, mas está faltando maturidade para fechar os jogos. Chega no terceiro quarto e deixamos encostarem, no quarto período eles viram, aí chega no final e a gente acaba entregando o jogo. Precisamos saber fechar as partidas”, comentou o armador Thiago John, do Grêmio Náutico União, que anotou oito pontos e roubou quatro bolas.

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato nacional de base organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceira com o Ministério do Esporte e com chancela da Confederação Brasileira Basketball (CBB).

O jogo

O duelo começou bastante truncado e as defesas levaram ampla vantagem sobre os ataques. Aos poucos, o jogo foi se soltando e ficando mais interessante. Trabalhando melhor a bola e encontrando o arremesso mais bem posicionado, o Grêmio Náutico União teve superioridade no primeiro quarto e, após bola de 3 pontos de Tobias no estouro do cronômetro, venceu a etapa inicial, por 14 a 11.

O bom momento do time gaúcho continuou no período seguinte e a diferença, que antes era de três pontos, pulou para 20 após corrida de 19 a 2 nos primeiros cinco minutos do segundo quarto (30 a 13). Nos minutos finais, o Macaé voltou a pontuar no garrafão e se encontrou na partida, reduzindo, assim, o prejuízo para 13 pontos ao final da primeira metade do confronto, placar de 36 a 23.

O Macaé voltou dos vestiários determinado a mudar sua situação na partida. Melhor na defesa, a equipe do técnico Pablo Costa fez 6 a 0 nos primeiros minutos e reduziu a diferença para sete pontos (36 a 29). Quem viu esta bela sequência da equipe macaense, no entanto, pensou que o jogo voltaria a ficar acirrado, mas não foi o que aconteceu. Os gaúchos voltaram a se distanciar, abriram 17 pontos (48 a 31) e foram para a etapa final com 13 tentos de frente:  50 a 37.

A equipe de Porto Alegre seguiu melhor em quadra e sua vantagem permaneceu próxima dos 15 pontos durante boa parte do período. Mas quando tudo parecia se encaminhar para uma tranquila vitória dos gaúchos, o Macaé ressurgiu na partida e colocou fogo no jogo. Tirando a desvantagem a cada minuto que passava, a equipe do Estado do Rio de Janeiro cresceu,  empatou o jogo nos segundos finais com bola de 2 pontos do pivô Maique a cinco segundos do fim (63 a 63) e levou o jogo para a prorrogação.

O Grêmio Náutico União até saiu na frente no tempo extra (65 a 63), mas o Macaé emplacou uma corrida de 7 a 0 e não só virou o jogo como abriu cinco pontos de frente. Mas o jogo ainda foi longo. Os gaúchos não deixaram os macaenses deslancharem e permaneceram sempre próximos ao adversário no placar, chegando a entrar no minuto final com o jogo completamente aberto. Mas nos momentos cruciais, o esquadrão do litoral norte fluminense manteve a tranquilidade, soube usar a curta vantagem que tinha e fechou o jogo com uma heroica vitória.