#JOGAJUNTO

LDB

Triunfo, invencibilidade e primeiro lugar

30-12-2012 | 12:00
Por Liga Nacional de Basquete

Em jogo eletrizante, Minas vence o Paulistano e se classifica em primeiro lugar com 100% de aproveitamento. A outra vaga do grupo D ficou Suzano, que bateu o Vitória

O líder do grupo D, Minas encerrou sua participação com uma boa vitória sobre o Paulistano (Orlando Bento/Divulgação)

Os classificados do grupo D foram definidos apenas na última rodada. Em um jogo pegado do começo ao fim, o Minas bateu o Paulistano  e ficou com o primeiro lugar, com três vitórias em três partidas disputadas. A outra vaga ficou com o Suzano/Campestre, que venceu o CECRE/Vitória e terminou em segundo lugar do grupo, com duas vitórias e uma derrota.

Com certeza, o melhor que a Arena Vivo recebeu até agora na LDB 2012. No jogo mais esperado do grupo D, o Minas venceu o Paulistano por 71 a 64,  e além de garantir a classificação para a segunda fase, ficou com o primeiro lugar do grupo. Com a derrota, os paulistas  não conseguiram se classificar para a fase seguinte do torneio.

Os destaques da partida foram Bruno Irigoyen, com 18 pontos e sete rebotes, e Wilsinho, com 17 pontos e cinco rebotes. Pelo lado do Paulistano, destaque para Pedrão, com 17 pontos e cinco rebotes.

“Estamos muito felizes, viemos para a competição com a classificação como principal objetivo e, se possível, em primeiro lugar, mas entramos para ganhar todos os jogos e conseguimos, o que nos deixa muito feliz”, disso Bruno Irigoyen.

Decisivo no segundo tempo da partida, o baixinho Wilsinho comemora a classificação  e a primeira posição: “Muito bom ficar em primeiro lugar, esperamos seguir jogando bem e chegar nas fases mais agudas da competição”

A partida foi pegada começo ao fim, com muitas faltas cometidas por ambas as equipes, o jogo iniciou muito disputado. No primeiro quarto, o Paulistano levou vantagem por 17 a 15. Já no segundo quarto, o ritmo foi o mesmo, com a mesma dinâmica no jogo, o Minas venceu a segunda etapa também por 17 a 15, indo para os vestiários empatados por 32 a 32. Nesse momento do jogo, Bruno Irigoyen, do Minas, já tinha 16 pontos.

Na volta do intervalo, as duas equipes continuaram a disputa intensa pela vitória. O Minas contou com excelente atuação do baixinho Wilsinho, que com 11 pontos, ajudou sua equipe a ganhar o terceiro quarto por 18 a 13, ficando cinco pontos na frente (50 a 45). No último quarto prevaleceu a forte defesa da equipe mineira, que levou a melhor  na etapa final por 21 a 19 e venceu a partida por 71 a 64.

O atleta foi o destaque do Suzano na partida com 23 pontos (Orlando Bento/Divulgação)

No outro jogo do grupo, o Suzano garantiu vaga na segunda fase da LDB 2012 com o triunfo sobre o CECRE/Vitória por 77 a 62. A equipe paulista terminou a primeira fase com duas vitórias e uma derrota.

O destaque da partida foi João Felipe, com 23 pontos e sete rebotes, sete assistências e três roubos de  bola, seguido por Jefferson, com 13 pontos, cinco roubos de  bola. Pelo lado do Vitória, Maycon, com 14 e seis rebotes.

“Nós não pensamos em classificação antes de virmos para Belo Horizonte, só pensamos em fazer o melhor possível e principalmente em defesa. Viemos confiantes no nosso trabalho, e não pensando em ficar em primeiro, segundo ou terceiro, Para nós não é surpreendente, sabemos do nosso potencial, e a condição dos nossos atletas que treinam no principal  é muito boa, pois eles já tem experiência de quadra no NBB, e isso permitiu que eles ficassem mais tranquilos em quadra e com melhor rendimento em quadra”, comentou o técnico Durval Bonatelli Júnior.

A Suzano contou com a mão quente de Rafa Moreira, que fez 12 pontos, e com os contra-ataques de João Felipe, com oito,  para vencer o primeiro quarto por 24 a 10. No segundo quarto, João Felipe continuou impossível, com bandejas e contra-ataques, e anotou mais oito pontos, na vitória do Suzano por 23 a 17, indo para os vestiários com 47 a 27 no placar.

Na volta do intervalo, o Vitória se mostrou disposto a mudar sua situação na partida. Com uma boa defesa, os espírito-santenses venceram o terceiro quarto por 27 a 21. Mas no quarto período o Suzano só administrou a vantagem e confirmou vitória 77 a 62.