#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Experiência enriquecedora

19-11-2024 | 03:21
Por Liga Nacional de Basquete

LNB realizou nesta terça-feira (19/11), véspera do Dia da Consciência Negra, um evento que teve como objetivo ampliar a conscientização dos amantes do basquete

A Liga Nacional de Basquete realizou nesta terça-feira (19/11), véspera do Dia da Consciência Negra, no Teatro do Corinthians, um evento que teve como objetivo ampliar a conscientização dos amantes da modalidade e mostrar que o esporte deve contribuir no combate ao racismo por meio da educação e de ações constantes para o entendimento da tolerância e convívio com a diversidade.

O importante debate foi capitaneado por Rafael Garcia, coordenador de ESG da Liga e responsável pelo Tratado Antirracista pela Diversidade da LNB. Ele deu uma aula, falando da importância da cultura negra na formação do basquetebol brasileiro, em um rico resgate histórico, desde o advento do basquete na América do Norte, seu desenvolvimento nos Estados Unidos, passando pela influência do Hip-Hop e da cultura das ruas até sua chegada ao Brasil e o crescimento da modalidade até os dias atuais.

A importância da cultura negra na formação do basquetebol brasileiro foi debatida nesta terça-feira, no Corinthians. Foto: João Pires/LNB

O evento se tornou uma troca de experiências enriquecedora com participação de Dandara Almeida, diretora do Centro Cultural São Paulo, que subiu ao palco com o filho Lucas Cauê, atleta do Corinthians do NBB CAIXA, Gustavo Basilio, jogador do R10 Score Vasco da Gama, MC Max, percursor do movimento Hip-Hop e comunicador, o grafiteiro Nego Todd, Lucas Locke, ex-jogador, empresário e influenciador, e Gil Justino, que se aposentou recentemente do basquete pelo Corinthians.

“É um sentimento difícil de falar, mas posso dizer que estamos no caminho certo. Quando temos uma troca com pessoas fora do nosso dia a dia, e é uma troca genuína, mostra que estamos no caminho certo. É um movimento, um direcionamento de uma máquina grande, que é o basquete, que é a Liga. Saio daqui com uma sensação de estar no caminho certo. A grande dificuldade é botar tudo em prática. Planejar, rever o que não deu certo, mas tenho uma sensação é de estar no caminho certo, sabendo que o caminho é longo, mas no caminho certo”, afirmou Rafael Garcia.

Antes Rafael Garcia assumir o comando do debate, o presidente da Liga, Rodrigo Franco Montoro, e o diretor de esportes terrestres do Corinthians, Marco Polo Lopes Pinheiro, falaram da importância de falar do tema para criar um ambiente seguro para todos. O Tratado Antirracista pela Diversidade surgiu justamente para isso, de um maneira pioneira no esporte nacional, como um documento para combater manifestações discriminatórias nos ginásios e arredores das competições promovidas pela LNB, afim de acolher e proteger eventuais vítimas.

+ Veja fotos do evento desta terça-feira no Corinthians

“A Liga sai daqui com convicção de que deu mais um passo. A construção que temos de fazer com essas ações é no longo prazo. A lição que tiramos dessa magnífica manhã que tivemos é que é um letramento constante. Ouvimos histórias em que essa questão do racismo é enraizada e que, aos poucos, com muita luta e sacrifício, isso vai sendo enfrentando para que um dia possamos, quem sabe, conseguir eliminar isso da nossa realidade social. Cada passo, cada degrau que subimos é uma conquista. Saio daqui muito feliz e satisfeito, não só pela riqueza do evento, que contou com participação de inúmeras pessoas, depoentes de muito conteúdo, mas com uma sensação de realização de ter conseguido dar mais um passo e de que vamos continuar contribuindo para que essa discussão seja uma vez mais aprofunda e rica”, afirmou Rodrigo Franco Montoro.

Além de Lucas Cauê e Gustavo Basilio, que compartilharam suas experiências no palco, o evento no Parque São Jorge contou também com outros jogadores do NBB CAIXA, como Victão (Corinthians), Humberto (R10 Score Vasco da Gama) e Brunão (Paulistano/CORPe). Outras pessoas que estavam acompanhando o debate também puderam compartilhar suas histórias, como Fernando Hugo, influenciador digital de basquete, e Guilherme Pastor, agente de jogadores.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.