#JOGAJUNTO

NBB Caixa

“Tu és time de tradição”

18-05-2016 | 12:24
Por Liga Nacional de Basquete

Acostumado a decisões, Flamengo mantém 100% em Jogos 5 como mandante, estende invencibilidade histórica em playoffs e vai à sua 4ª Final de NBB CAIXA seguida

“Tu és, time de tradição. Raça, amor e paixão. Oh meu Mengo…”. O canto da torcida rubro-negra não mente: o Flamengo é time de tradição, e a força dessa camisa foi provada mais uma vez. Diante de um Tijuca completamente ensandecido, o clube da Gávea venceu o Jogo 5 da série semifinal contra o Mogi das Cruzes/Helbor, por 79 a 75, e carimbou passaporte para sua quarta Final de NBB CAIXA seguida.

Além de leva-los à disputa do troféu contra o Paschoalotto/Bauru, a vitória desta terça-feira manteve uma escrita de respeito para os flamenguistas. Em toda a história dos playoffs, o Flamengo nunca perdeu um Jogo 5 diante de sua torcida e agora deu sequência a este tabu. Antes, os cariocas haviam disputado seis Jogos 5 no NBB CAIXA, com quatro triunfos (todos eles em casa) e duas derrotas (ambas como visitante).

“Não olhamos muito para estatísticas, mas realmente a energia que recebemos da torcida é muito boa e nos ajuda muito, principalmente em momentos decisivos como um Jogo 5. Mas não vimos isso só no Jogo 5, vimos também no Jogo 2, no 3. A torcida abraçou o basquete e isso faz a gente esquecer as estatísticas. Sabemos que sempre teremos o apoio deles e isso nos motiva muito durante toda a temporada”, declarou José Neto, técnico do Flamengo.

Comemoração Olivinha, do Flamengo

Flamengo de Olivinha não perdeu nenhuma série de playoff e vai para sua 4ª Final consecutiva (João Pires/LNB)

Com a classificação, o rubro-negro chegou à Final pela quarta vez consecutiva e se igualou ao UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, finalistas das quatro primeiras edições do NBB CAIXA, com o maior número de decisões de maneira ininterrupta. Além disso, o clube da Gávea agora acumulou sua sexta Final na conta e se firmou ainda mais como clube com mais decisões em toda a história da competição.

“É um sentimento maravilhoso. Nos colocamos em um buraco muito grande quando perdemos o Jogo 3 em casa e fomos para Mogi com uma pressão absurda. Muita gente duvidou de nós. Sabíamos que poderíamos ir lá e reverter essa situação. Foi o que aconteceu. Tem que respeitar o Flamengo. Quem duvidou da nossa equipe espero que não duvide mais. Nossa equipe luta muito, não desiste e estamos de parabéns por mais essa classificação”, declarou Olivinha.

+Veja como foi o jogo da classificação do Flamengo à sua 4ª Final seguida do NBB CAIXA

Desde que o grupo comandado pelo técnico José Neto foi montado, na temporada 2012/2013, o Flamengo não perdeu uma série de playoff sequer. Foram 11 séries de mata-mata vencidas de maneira consecutiva (contar as Finais de jogo único do 12/13 e 13/14). A última vez que caiu em playoffs foi na semifinal da temporada 2011/2012, quando perdeu para o São José (3 a 2), vice-campeão daquele ano.

“Durante todos esses anos tivemos muitas dificuldades. Mas o que valoriza mais esse feito nosso é fazê-lo em um campeonato tão duro como o NBB CAIXA, que a cada ano fica mais duro. Por isso sabemos que a cada ano precisamos investir ainda mais no trabalho. Isso é mérito da LNB, dos clubes. Tenho orgulho em estar dirigindo um time na liga brasileira, que só cresce a cada ano. Isso valoriza ainda mais a maneira com que a gente chega até a Final por conta da qualidade do campeonato”, comentou Neto.

José Neto, técnico do Flamengo

Desde que José Neto assumiu em 2012/2013, Flamengo venceu 11 séries de playoff e conquistou 4 títulos do NBB CAIXA (João Pires/LNB)

A Final do NBB CAIXA voltará a ser disputada em uma melhor de cinco depois de quatro temporadas com formatos diferentes – Jogo único em 11/12, 12/13 e 13/14 e melhor de três em 14/15. Nos três últimos títulos do Flamengo foram duas decisões em jogo único, contra Uberlândia e Paulistano, e uma em melhor de três, contra o próprio Bauru, seu atual adversário, na temporada passada.

O primeiro duelo da decisão contra os bauruenses será já neste sábado (21/05), no Ginásio Neusa Galetti, em Marília (SP), às 14h10 (de Brasília), com transmissão simultânea através da RedeTV! e do SporTV. Depois, a série rumará para o Rio de Janeiro, onde as equipes farão os Jogos 2 e 3 nos dias 26 e 28 deste mês, na Arena Carioca 2, que será a casa do basquete nos Jogos Olímpicos do Rio.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.