#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Tudo certo

10-03-2014 | 10:11
Por Liga Nacional de Basquete

Já classificado ao Final Four e com liderança do Grupo E garantida, Pinheiros é derrotado pelo Capitanes de Arecibo; Aguada vence e será o rival do Flamengo

O Pinheiros/SKY precisou apenas de duas rodadas para não só garantir a classificação ao Final Four da Liga das Américas como também a liderança do Grupo E. Então, neste domingo, a equipe entrou em quadra diante do Capitanes de Arecibo (PUR) apenas para cumprir tabela. Mesmo poupando alguns de seus principais jogadores, o time brasileiro fez um jogo duro diante do forte time portorriquenho e acabou derrotado apenas nos últimos segundos, pelo placar de 88 a 87.

Para a partida, o técnico pinheirense Cláudio Mortari optou por preservar o armador norte-americano Joe Smith e o pivô Bábby. Depois da classificação no torneio continental, a equipe paulista volta à quadra nesta quinta-feira, pela 31ª rodada do NBB 2013/2014, fora de casa, diante da Liga Sorocabana. No momento, o Pinheiros é o quarto colocado da competição nacional, com uma campanha de 18 vitórias e oito derrotas (69,2% de aproveitamento).

Principal destaque da campanha do clube paulista no torneio continental e também no NBB, o ala norte-americano Shamell não foi poupado e foi o atleta pinheirense com mais tempo de quadra diante do Capitanes (32 minutos). O camisa 24 foi o cestinha do time, com 19 pontos, e ainda distribuiu seis assistências. Outros atletas com atuações destacadas foram o ala/pivô Rafael Mineiro, autor de 15 pontos e sete rebotes, e o jovem ala Lucas Dias, de apenas 18 anos, que registrou um duplo-duplo de 13 pontos e 11 rebotes.

Pelo lado do time de Porto Rico, os principais destaques foram o ala/armado Guillermo Diaz, cestinha do jogo, com 26 pontos e autor da cesta que deu a vitória à equipe, e o armador Walter Hodge, responsável por 24 pontos. Esta foi a única vitória do Capitanes de Arecibo na segunda fase da Liga das Américas 2014 e a equipe fechou sua participação no último lugar do Grupo E.

Enquanto isso, no duelo que fechou as disputas da chave, o anfitrião Aguada garantiu a segunda vaga ao Final Four e será o adversário do Flamengo, dono da primeira posição do Grupo E, por um lugar na grande decisão do torneio. Atuando ao lado de sua fanática torcida, o esquadrão uruguaio venceu o Regatas Corrientes (ARG), na prorrogação, por 72 a 70, e se manteve vivo na briga pelo título da principal competição interclubes do continente.

Por sua vez, o Pinheiros medirá forças com o Halcones Xalapa (MEX), que ficou com o segundo lugar do Grupo E, na outra semifinal da Liga das Américas 2014. O Final Four acontecerá nos dias 21 e 22 de março, em sede ainda a ser definida pela FIBA Américas.

Aguada venceu o Regatas e duelará com o Flamengo por uma vaga na decisão: Pinheiros e Halcones fazem a outra semi (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Aguada venceu o Regatas e duelará com o Flamengo por uma vaga na  final: Pinheiros e Halcones fazem a outra semi (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Confira os resultados do Grupo F e as próximas partidas  da Liga das Américas 2014:

– Grupo F
07/03 (sexta-feira)

Regatas Corrientes (ARG) 91 x 93 Pinheiros/SKY
Atlético Aguada (URU) 86 x 81 Capitanes de Arecibo (PUR)

08/03 (sábado)
Capitanes de Arecibo (PUR) 80 x 93 Regatas Corrientes (ARG)
Pinheiros/SKY 84 x 72 Atlético Aguada (URU)

09/03 (domingo)
Pinheiros/SKY 87 x 88 Capitanes de Arecibo (PUR)
Atlético Aguada (URU) 72 x 70 Regatas Corrientes (ARG)

– Final Four*
21/03 (sexta-feira)
Flamengo x Aguada (URU)
Pinheiros/SKY x Halcones Xalapa (MEX)

22/03 (sábado)
Decisão do terceiro lugar
Final

*Os horários das partidas do Final Four serão divulgados após a definição da sede.