HOJE
Tudo embolado
Por Liga Nacional de Basquete
Na última rodada do NBB e já classificados para os playoffs, Joinville, Franca e Limeira ainda podem trocar de posição na tabela. Entenda as possibilidades
A 15ª e última rodada do returno do NBB ainda reserva muitas emoções para as equipes que ocupam o meio da tabela. Cia. do Terno/Romaço/Joinville (8º colocado), Vivo/Franca (9º colocado) e Winner/Limeira (10º colocado), embora já estejam garantidos nos playoffs, ainda não tem posição definida na classificação e tudo pode mudar.

Um olho na quadra e outro fora dela na última rodada do NBB
Valendo a oitava colocação, Joinville e Franca travam um duelo indireto na rodada desta quinta-feira (5). Em jogo, o mando de quadra para a primeira rodada dos playoffs da temporada 2011/2012.
Pela classificação de hoje, catarinenses e paulistas se enfrentariam nas oitavas de final, porém Joinville é quem teria a vantagem de jogar três das possíveis cinco partidas em casa.
Para assegurar este direito, o time do técnico José Alves Neto depende apenas de si mesmo, mas tem uma difícil missão pela frente, bater o São José/Unimed/Vinac, no Ginásio Lineu de Moura. Os joseenses estão embalados por dez vitórias consecutivas e dividem a liderança com o Pinheiros/SKY.
“A equipe está se preparando forte porque sabe que terá um grande adversário. Mas o time já provou que pode enfrentar qualquer um de igual para igual”, disse o pivô e capitão da equipe Shilton. “Os resultados mostram que a equipe tem imensa vantagem quando joga em casa, mas independente de ter vantagem ou não, estamos preparados para enfrentar os playoffs”, completou.
Os francanos tem uma vitória a menos que os joinvillenses, e para assumir a oitava colocação e tomar a vantagem do mando de quadra precisam vencer o Unitri/Universo, fora de casa. Além disso, torcem por uma vitória do São José sobre o Joinville.
Com a mesma campanha, os paulistas levariam vantagem no critério de desempate. No primeiro turno, Franca venceu Joinville, em casa, por quatro pontos de diferença, 91 a 87, e no returno foi derrotado por três pontos, fora de casa, 91 a 87.
“Estatisticamente, as equipes que mandam os jogos tem percentual maior de aproveitamento, mas isso não significa garantia de vitória. Vamos entrar pra valer contra Uberlândia para conseguir a vitória, independente de qualquer coisa”, comentou o técnico Hélio Rubens.
Mas os francanos também precisam ficar de olho no Limeira, que aparece logo atrás na classificação. Com uma vitória a menos que Franca, a equipe do técnico Demétrius ainda pode ultrapassar o rival paulista na tabela. Para isso, precisa vencer o Araraquara, fora de casa, e torcem por um tropeço do Franca diante do Uberlândia.
Neste cenário, os limeirenses igualam a campanha dos francanos e assumem a nona colocação, pois levam vantagem no desempate, já que venceram os dois confrontos diretos na fase de classificação.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca