#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Tudo embolado

03-04-2012 | 04:55
Por Liga Nacional de Basquete

Na última rodada do NBB e já classificados para os playoffs, Joinville, Franca e Limeira ainda podem trocar de posição na tabela. Entenda as possibilidades

A 15ª e última rodada do returno do NBB ainda reserva muitas emoções para as equipes que ocupam o meio da tabela. Cia. do Terno/Romaço/Joinville (8º colocado), Vivo/Franca (9º colocado) e Winner/Limeira (10º colocado), embora já estejam garantidos nos playoffs, ainda não tem posição definida na classificação e tudo pode mudar.

Shilton, Sowell e Diego

Um olho na quadra e outro fora dela na última rodada do NBB

Valendo a oitava colocação, Joinville e Franca travam um duelo indireto na rodada desta quinta-feira (5). Em jogo, o mando de quadra para a primeira rodada dos playoffs da temporada 2011/2012.

Pela classificação de hoje, catarinenses e paulistas se enfrentariam nas oitavas de final, porém Joinville é quem teria a vantagem de jogar três das possíveis cinco partidas em casa.

Para assegurar este direito, o time do técnico José Alves Neto depende apenas de si mesmo, mas tem uma difícil missão pela frente, bater o São José/Unimed/Vinac, no Ginásio Lineu de Moura. Os joseenses estão embalados por dez vitórias consecutivas e dividem a liderança com o Pinheiros/SKY.

“A equipe está se preparando forte porque sabe que terá um grande adversário. Mas o time já provou que pode enfrentar qualquer um de igual para igual”, disse o pivô e capitão da equipe Shilton. “Os resultados mostram que a equipe tem imensa vantagem quando joga em casa, mas independente de ter vantagem ou não, estamos preparados para enfrentar os playoffs”, completou.

Os francanos tem uma vitória a menos que os joinvillenses, e para assumir a oitava colocação e tomar a vantagem do mando de quadra precisam vencer o Unitri/Universo, fora de casa. Além disso, torcem por uma vitória do São José sobre o Joinville.

Com a mesma campanha, os paulistas levariam vantagem no critério de desempate. No primeiro turno, Franca venceu Joinville, em casa, por quatro pontos de diferença, 91 a 87, e no returno foi derrotado por três pontos, fora de casa, 91 a 87.

“Estatisticamente, as equipes que mandam os jogos tem percentual maior de aproveitamento, mas isso não significa garantia de vitória. Vamos entrar pra valer contra Uberlândia para conseguir a vitória, independente de qualquer coisa”, comentou o técnico Hélio Rubens.

Mas os francanos também precisam ficar de olho no Limeira, que aparece logo atrás na classificação. Com uma vitória a menos que Franca, a equipe do técnico Demétrius ainda pode ultrapassar o rival paulista na tabela. Para isso, precisa vencer o Araraquara, fora de casa, e torcem por um tropeço do Franca diante do Uberlândia.

Neste cenário, os limeirenses igualam a campanha dos francanos e assumem a nona colocação, pois levam vantagem no desempate, já que venceram os dois confrontos diretos na fase de classificação.