HOJE
Tudo igual
Por Liga Nacional de Basquete
Com nova decisão na prorrogação, Cleveland Cavaliers conta com triplo-duplo de LeBron James, vence Golden State Warriors e deixa tudo igual na Final da NBA
Está tudo igual na grande decisão da NBA. Na noite deste domingo, novamente na Oracle Arena, em Oakland, o Cleveland Cavaliers deu o troco no Golden State Warriors e empatou a Final da liga norte-americana de basquete em 1 a 1. Assim como no Jogo 1, o vencedor foi decretado apenas na prorrogação e, desta vez, o time do Estado de Ohio levou a melhor, por 95 a 93.
Depois de vencer como visitante e quebrar o mando da franquia da Califórnia, o esquadrão de Cleveland atuará como mandante nos dos próximos jogos da série melhor de sete jogos. A terceira partida acontece nesta terça-feira (09/06), às 22 horas (de Brasília), enquanto que o quarto duelo será disputado dois dias depois (11/06), também às 22 horas (de Brasília).
O grande responsável pelo triunfo dos Cavaliers na noite deste domingo foi LeBron James, que deixou a quadra com expressivos 39 pontos, 15 rebotes e 11 assistências e pela quinta vez em sua carreira anotou um triplo-duplo em um partida válida pela Final da NBA. Outros destaques do time vencedor ficaram por conta dos pivôs Timofey Mozgov, autor de um duplo-duplo de 17 pontos e 11 rebotes, e Trista Thompson, que marcoi apenas dois pontos, mas apanhou 14 rebotes, sendo sete deles ofensivos.
Do lado dos Warriors, o principal nome em quadra foi o ala Klay Thompson, responsável por 34 pontos. Eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) da temporada regular, o armador Steph Curry viveu uma noite para apagar da memória e acertou apenas dois dos 15 arremessos de três que tentou durante o jogo. Mesmo com o aproveitamento ruim, o camisa 30 ainda foi o segundo cestinha da equipe dirigida pelo técnico Steve Kerr, com 19 pontos.
Até a metade do segundo quarto, o time da casa controlou o placar e chegou a abrir oito pontos de frente (20 a 12). No embalo de LeBron, o Cleveland Cavaliers rapidamente se recuperou e com um bom desempenho e, após uma corrida de 18 a 6, assumiu a ponta do marcador antes da chegada do intervalo. No terceiro período, o jogo ficou truncado e o equilíbrio imperou. Em nenhum momento, a equipe visitante conseguiu estender sua vantagem e o duelo chegou para seus 12 minutos finais com as equipes separadas por apenas três pontos: 62 a 59.
Com Curry, seu principal astro muito bem marcado pelo rival Matthew Dellavedova, o Golden State Warriors tevce muita dificuldade para pontuar na parcial final. Enquanto isso, James seguiu brilhante e, restando pouco mais de três minutos para o fim, os Cavaliers abriram 11 pontos de frente (83 a 72). Sem se entregar, o time de melhor campanha na temporada regular viu Curry viver seu melhor momento na partida. Com sete pontos, o armador liderou uma incrível reação dos anfitriões e a decisão foi para prorrogação após empate em 87 a 87.
No tempo extra, os Cavaliers largaram na frente e abriram cinco pkntos de frente (92 a 87). Mas com seis pontos seguidos, os Warriors assumiram a liderança – algo que não acontecia desde o segundo quarto. Sem se abalar, os visitantes viraram o jogo rapidamente. Com aproveitamento impecável na linha dos lances livres e se aproveitando dos seguidos erros dos adversários, LeBron James e cia. confirmaram a dramática e importante vitória fora de casa.
Terceiro brasileiro a disputar a Final da NBA, Leandrinho Barbosa ficou em quadra pelos Warriors por pouco mais de cinco minutos e marcou cinco pontos. Outro atleta nacional envolvido na decisão da liga norte-americana, o pivô Anderson Varejão, do Cleveland Cavaliers, segue de fora por conta de uma grave lesão no pé esquerdo sofrida no último mês de dezembro.