HOJE
tudoigual
Por Liga Nacional de Basquete
Com show de Duda Machado, Vasco vence Botafogo em jogo de duas prorrogações e empata a semifinal do Campeonato Carioca; jogo decisivo será na terça-feira

Duda Machado, de 36 anos, teve grande atuação e foi peça-chave na vitória do Cruzmaltino (Rafael Ribeiro/Vasco)
Depois de perder o primeiro jogo da semifinal do Campeonato Carioca 2018 para o Botafogo, o Vasco da Gama usou a força de sua torcida para deixar tudo igual na série melhor de três. No último sábado (15/09), no Ginásio de São Januário, a equipe do técnico Alberto Bial venceu o rival da estrela solitária somente após duas prorrogações, por 92 a 88, e empatou o confronto em 1 a 1.
O grande nome da partida foi o ala vascaíno Duda Machado, que conseguiu a incrível marca de 34 pontos no jogo – dez deles no segundo tempo extra. Os outros destaques do cruzmaltino ficaram por conta dos alas Desmond Holloway (20 pontos e 13 rebotes) e Gemerson (19 pontos).
+Confira as estatísticas completas do clássico carioca
Pelo Glorioso, quatro atletas foram responsáveis por 78 dos 88 pontos da equipe: o ala/armador Cauê Borges (23), o armador Henrique Coelho (22), o pivô Ansaloni (19, além de dez rebotes) e o ala/pivô Arthur Bernardi (14).
O Botafogo começou melhor a partida em São Januário e foi para o intervalo com o placar favorável, 36 a 28. No segundo tempo, o time da casa voltou mais concentrado e diminuiu a diferença graças aos arremessos certeiros de Duda. No final, os comandados de Alberto Bial conseguiram empatar e levar o jogo para a prorrogação.
Embalados pela torcida, o Vasco converteu duas bolas de 3 pontos logo no início do tempo extra. Mas o Botafogo não se entregou e se manteve vivo todo o tempo, até empatar com três segundos para o fim do jogo através de uma bandeja de Henrique Coelho.
Na segunda prorrogação, quem começou na frente foi o Botafogo, com cinco pontos em sequência. Foi aí que a estrela de Duda voltou a brilhar. O ala de 36 anos conseguiu anotar dez pontos nos cinco minutos finais e garantiu a vitória da equipe cruzmaltina.

Time de Alberto Bial disputará a vaga na final na próxima terça-feira (18), na casa do Botafogo (Rafael Ribeiro/Vasco)
“Vitória importantíssima para nosso objetivo dentro da competição, que é chegar até a final. Precisávamos vencer, e conseguimos com muita garra e superação, essa é a cara do Vasco. Independente de quem foi o cestinha ou de quantos pontos eu fiz, o importante é que todos que participaram do jogo deram seu máximo, sentiram-se importantes e foram fundamentais pra conseguirmos essa vitória”, disse Duda Machado, que converteu oito bolas de 3 pontos na partida.
O terceiro e decisivo jogo da série semifinal entre Botafogo e Vasco acontecerá na terça-feira (18/09), às 20 horas, no Ginásio Oscar Zelaya (casa do Glorioso).
Quem vencer enfrentará Flamengo ou Niterói. O primeiro duelo da semifinal entre os dois times será disputado nesta quarta-feira (19/09), às 20 horas, no Ginásio Hélio Maurício (casa do rubro-negro).
Confira as próximas partidas do Campeonato Carioca:
18/09 (Terça-feira)
20h – Botafogo x Vasco
19/09 (Quarta-feira)
20h – Flamengo x Niterói
20/09 (Quinta-feira)
20h – Niterói x Flamengo
22/09 (Sábado)*
14h – Flamengo x Niterói
*se necessário
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca