HOJE
Tudo nosso!
Por Liga Nacional de Basquete
Com final entre Flamengo e Pinheiros, basquete brasileiro garante mais um título internacional e mantém domínio recente nas competições continentais
A final entre Flamengo e Pinheiros/SKY não é apenas um momento histórico para o basquete brasileiro. Pela primeira vez, dois clubes do país ocuparão os postos mais altos do pódio da Liga das Américas e o Brasil estará novamente representado na Copa Intercontinental, frente ao campeão da Euroliga. Mas, mais do que isso, a decisão entre o time carioca e o clube da capital paulista mantém o domínio do país nas últimas competições continentais.
Nos últimos três torneios interclubes do continente, o Brasil sempre se sagrou campeão. Primeiro, com o próprio Pinheiros, que com um campanha irrepreensível ficou com o título da Liga das Américas no primeiro semestre de 2013 e garantiu a primeira glória internacional de sua história no esporte da bola laranja. Depois, com o UniCEUB/BRB/Brasília, que superou a pressão de atuar no temido Palácio Peñarol, no Uruguai, venceu o anfitrião Aguada (URU) e garantiu o troféu da Liga Sul-Americana 2013, no último mês de novembro.

Brasília venceu a Liga Sul-Americana e deu início ao recente reinado do Brasil no continente (Samuel Vélez/FIBA Américas)
Agora, mesmo antes de a bola subir no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, para a grande decisão da Liga das Américas 2014 entre flamenguistas e pinheirenses, neste sábado, às 21h15 (de Brasília), já se pode comemorar a terceira taça internacional consecutiva para o basquete brasileiro.
“Quando a gente faz alguma coisa pro basquete brasileiro melhorar, isso volta para a gente. Essa final vai ser muito boa para todo mundo. É um marco. Pela primeira vez duas equipes brasileiras disputando uma final de Liga das Américas. É um prêmio por tudo que a Liga Nacional de Basquete está fazendo e pelo que o basquete brasileiro vem fazendo”, comentou o técnico do Flamengo, José Neto.

Para o técnico do Flamengo, José Neto, a final brasileira é um prêmio para o basquete do país (Alexandre Vidal/Fla Imagem)
Desde a criação do NBB, em 2008, o Brasil conseguiu melhorar e muito seu rendimento em torneios continentais. Até 2008, o país somava 12 participações na Liga Sul-Americana, com pelo menos dois clubes por campeonato, e havia conquistado apenas três títulos, com o Vasco, bicampeão em 1999 e 2000, e Uberlândia, em 2005. Depois da disputa da primeira temporada do NBB (2008/2009), o cenário mudou.
Em apenas seis oportunidades (no ano de 2009 foram disputadas duas edições da Liga Sul-Americana), o basquete brasileiro igualou o número de conquistas dos anos anteriores e agora soma seis troféus da competição que conta apenas com clubes da América do Sul. De lá para cá, o Flamengo, no primeiro torneio realizado em 2009, e o Brasília, que ficou com a taça em duas oportunidades (2010 e 2013), colocaram o Brasil no posto mais alto do continente.
Quando o assunto é Liga das Américas o cenário também não é diferente. Criada em 2007, a competição que conta com que agora leva seu campeão para a disputa da Copa Intercontinental foi realizada apenas uma vez antes da criação do NBB, na temporada 2007/2008, quando o Peñarol de Mar de Plata, da Argentina, ficou com o título.
Agora, com o troféu nas mãos de uma equipe nacional em 2014, o Brasil se tornará o maior vencedor, ao lado da Argentina, do torneio mais importante do continente. Na temporada 2008/2009, Brasília se sagrou campeão da competição em um Final Four que contou com a participação do Minas Tênis Clube. Depois disso, o Pinheiros voltou a dar ao país a medalha de ouro da Liga das Américas com o título conquistado no último ano e a terceira conquista virá neste sábado. Resta saber se com o Flamengo ou novamente com o clube da capital paulista.

Diante do Flamengo, o Pinheiros vai em busca do bicampeonato da Liga das Américas (Ricardo Ramos/Divulgação
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca