#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Tudo ou nada

16-04-2013 | 10:06
Por Liga Nacional de Basquete

Com espírito de decisão, São José e Minas começam disputa por vaga nas quartas de final da temporada 2012/2013 do NBB

São José, de Fúlvio e Murilo, contra Minas, de Betinho e Beal: promessa de confronto equilibrado (Arte/LNB)

Agora é tudo ou nada. A quinta edição do NBB chegou à sua reta final. Nesta terça-feira (16/04), começam as oitavas de final da competição, e a expectativa para os confrontos decisivos aumenta cada vez mais. Uma das séries que agitará as Finais do torneio é Icatu/Minas e São José/Unimed e a primeira partida será na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG), às 20 horas (de Brasília).

O confronto será decidido em uma melhor de cinco jogos, com mando de quadra para os joseenses, que encerraram a fase de classificação em melhor colocação que seu adversário. A equipe comandada por Régis Marrelli ficou com o 7º lugar, ao somar 20 vitórias em 34 partidas (58,8% de aproveitamento). Já os mineiros ficaram com a 10ª posição, com 16 resultados positivos em 34 jogos (47,1% de aproveitamento).

O equilíbrio entre os dois times pode ser provado pelos resultados dos dois confrontos da fase de classificação da atual temporada: uma vitória para cada equipe. Jogando em casa, os mineiros conquistaram um tranquilo triunfo, pelo placar de 97 a 77. No returno, o São José mostrou a força de sua torcida e, na prorrogação, levou a melhor por 95 a 93.

Em espírito de decisão, o técnico do Minas, Raul Togni citou as falhas cometidas por sua equipe na fase de classificação, mas confia em sua árdua preparação para sair vencedor na série e passar para as quartas de final.

“Agora é tudo ou nada. Precisamos melhorar na marcação e ter uma regularidade durante todos os jogos. Não estamos conseguindo isso, jogamos muito bem no primeiro tempo, mas, no segundo, o nosso rendimento cai, isso não pode e não deve acontecer nos playoffs. Estas falhas, principalmente na marcação, têm castigado muito o nosso time. Trabalhamos fortes nos últimos dias, estamos atentos para corrigirmos isso e vamos buscar a vitória”, disse o técnico do Minas, Raul Togni.

Na fase de classificação, quem jogou em casa venceu: escrita será mantida nas oitavas de final? (Antonio Basilio/PMSJC)

Atual vice-campeão do NBB, o São José teve fase de classificação um pouco conturbada. A equipe sofreu com as inúmeras lesões de peças importantes de seu elenco, além da participação na Liga das Américas 2013, que deixou o calendário joseense no NBB um tanto “apertado”. Assim como o treinador mineiro, o pivô Murilo está em clima de “tudo ou nada”, e destacou a importância de vencer o primeiro jogo, que será disputado em terras mineiras.

“É a hora de separar os homens dos meninos. Agora começa um novo campeonato. A primeira fase foi difícil para nós, devido a quantidade de lesões que tivemos na nossa equipe. Sabemos da dificuldade de enfrentar o Minas, é um ótimo time. O primeiro jogo é importantíssimo, ainda mais vencendo fora de casa, pois depois teremos dois jogos em casa, aí ficamos com uma vantagem maior. Definitivamente, agora é tudo ou nada pra nós”, explicou Murilo.

Murilo, aliás, jogará sua primeira série de playoff contra o Minas, time em que atuou nas duas primeiras temporadas do NBB. MVP da edição anterior, o pivô valorizou os bons momentos que passou no clube mineiro, mas destacou que dentro das quatro linhas, todo o passado é esquecido.

“Temos que ser profissionais nessas horas. Por exemplo, já joguei várias vezes contra Franca, clube em que eu dei um grande salto na minha carreira. O profissionalismo tem que prevalecer nessas horas. Belo Horizonte é uma cidade muito boa, o Minas é um clube sensacional. Eu estou muito feliz de voltar aqui, rever alguns amigos. Mas entrando na quadra temos que esquecer todo esse passado e defender a camisa do São José com muita raça para conseguir a vitória”, comentou Murilo.

Confira a tabela completa do confronto:

16/04 – Minas x São José – Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG), às 20 horas (de Brasília)
19/04 – São José x Minas – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 19 horas (de Brasília)
20/04 – São José x Minas – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 18 horas (de Brasília)
22/04* – Minas x São José – Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG), às 20 horas (de Brasília)
25/04* – São José x Minas – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP) , às 20 horas (de Brasília)

*Se necessário