HOJE
Tudo ou nada
Por Liga Nacional de Basquete
Na reta final da 1ª fase, Sport e Campo Mourão disputam sobrevivência na Liga Ouro 2014; Lins e Rio Claro duelam pela liderança e classificação direta à decisão
A última semana de disputas da fase de classificação da Liga Ouro 2014 vai pegar fogo. Sem nenhuma posição definida até o momento, as quatro equipes participantes da Divisão de Acesso ao NBB farão uma espécie de tudo ou nada durante os últimos jogos da etapa inicial da competição.
No Estado do Pernambuco, Sport Club do Recife e Campo Mourão duelarão por uma vaga na fase seguinte da competição e a matemática para os dois times é simples. Atualmente no terceiro lugar, com cinco vitórias e cinco derrotas (50% de aproveitamento), o time paranaense precisa de apenas um triunfo para manter o posto e assegurar uma vaga no playoff semifinal.
Em ótimo momento no campeonato, já que venceu quatro dos últimos cinco jogos, a equipe do Paraná está confiante para os duelos no Nordeste e deslumbra ainda uma possível classificação em segundo lugar – caso vença um ou os dois jogos e Rio Claro seja derrotado duas vezes por Lins.
“Estamos com uma expectativa muito grande. Precisamos ganhar para classificar e vamos atrás disso. Temos chance até de ficar com o segundo lugar, o que nos daria o mando de quadra na semifinal. Precisamos estar bastante atentos na defesa e manter o ritmo que nossa equipe atravessa”, declarou o técnico do Campo Mourão, Emerson de Souza.
Por sua vez, o clube rubro-negro não pode saber de perder. Para ultrapassar o esquadrão do Sul do país e garantir a terceira posição na tabela de classificação, o Sport precisa vencer os dois compromissos que fará diante de sua torcida. Até o momento, o clube da Ilha do Retiro possui quatro resultados positivos em dez partidas realizadas (40% de aproveitamento).
Enquanto isso, no outro duelo que agitará a última semana de disputas da fase de classificação, as duas equipes do Estado de São Paulo, Lins Basquete e Rio Claro Basquete, disputarão a liderança do campeonato e, consequentemente, o direito de avançar direto à grande decisão da Divisão de Acesso à elite do basquete brasileiro.
Atuando em casa, no Ginásio Municipal João Santos, Lins está em situação mais confortável para confirmar a primeira posição. Dono do posto até o momento, com seis vitórias em dez jogos disputados (60% de aproveitamento), o time dirigido pelo técnico Claudio Scofienza depende de apenas um triunfo para se manter na ponta da tabela de classificação.
“Desde o começo do campeonato, tínhamos em mente que não poderíamos perder jogos em casa. Temos uma torcida muito fervorosa e temos que aproveitar isso. Vamos ter esse privilégio de decidir em casa, mas sabemos das qualidades do time do Rio Claro. Estamos em vantagem e vamos em busca da liderança”, disse o ala Vinícius Teló, cestinha do Lins na Liga Ouro, com média de 13,9 pontos por jogo.
Depois de vencer o Sport por duas vezes na última semana, Rio Claro subiu para a segunda posição, com um total de cinco triunfos e cinco derrotas (50% de aproveitamento). Então, agora, ao menos com a classificação ao playoff semifinal já garantida, duelará pela liderança. Para isso, o time de Eric Tatu, Estevam, Caio Ranches e cia. precisará vencer as duas partidas para ultrapassar Lins e se garantir na decisão da Liga Ouro de maneira direta.
Nas duas partidas entre Lins e Rio Claro válidas pelo primeiro turno, os resultados foram elásticos. Primeiro, o time linense venceu por 24 pontos de frente (80 a 56). Depois, no segundo duelo, os comandados do técnico Marcelo Tamião deram o troco e triunfaram por expressivos 34 pontos de vantagem (83 a 49).
“Os dois jogos lá em Rio Claro foram atípicos. No primeiro, jogamos muito bem e, depois, no segundo, fomos muito mal. Então, é difícil tomar por base esses jogos. Mas sabemos que temos que marcar forte, já que Rio Claro possui jogadores de qualidade em todas as posições”, completou Teló, que na última temporada atuou no NBB pela equipe de Joinville.
De acordo com o regulamento da Liga Ouro 2014, o líder da primeira fase se classifica diretamente para a Final, enquanto que segundo e terceiro colocados disputarão um playoff semifinal em melhor de cinco jogos para ser definido o outro finalista. Por sua vez, a equipe que terminar a etapa inicial na quarta colocação estará fora da disputa pela vaga na elite do basquete brasileiro.
Confira todos os jogos da última semana de disputas da fase de classificação da Liga Ouro 2014:
– 15/04 (terça-feira):
20h – Sport Club do Recife x Campo Mourão Basquete
20h – Lins Basquete x Rio Claro Basquete
– 16/04 (terça-feira):
18h – Sport Club do Recife x Campo Mourão Basquete
18h – Lins Basquete x Rio Claro Basquete