HOJE
Tudo ou nada
Por Liga Nacional de Basquete
No Pedrocão, Franca e Palmeiras decidem vaga nas quartas de final do NBB 7, neste domingo, em confronto marcado pelo domínio dos mandantes; duelo será transmitido ao vivo via web
Franca Basquete e Palmeiras/Meltex seguiram à risca o que já era esperado: disputa intensa, força caseira e equilíbrio até o final. Depois de quatro partidas e duas vitórias como mandante para cada lado, as duas equipes farão o Jogo 5 da série oitavas de final neste domingo (19/04), no Ginásio Pedrocão, às 11 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo através via web, através do link www.lnb.com.br/tempo-real.
O duelo entre francanos e palmeirenses é definitivamente caseiro. Em toda a história do NBB, os dois estiveram frente a frente em dez oportunidades, todas elas vencidas pela equipe que jogou diante de sua torcida – cinco triunfos para cada lado. As duas equipes entraram nos playoffs com este cenário e, após as quatro primeiras partidas da série, a escrita foi mantida e o tabu do confronto estendido.

Franca e Palmeiras decidirão, no Pedrocão, quem avançará para as quartas de final do NBB 7 (Newton Nogueira/Divulgação)
Nos dois primeiros jogos do confronto oitavas de final entre eles, no interior paulista, o Franca fez valer o mando de quadra e levou a melhor no Jogo 1, em duelo apertado, por 79 a 74, e não tomou conhecimento sobre o Verdão no Jogo 2 ao ganhar por largos 81 a 64. Já nas partidas no Palestra Itália, o Palmeiras mostrou que cresce diante de seu torcedor e venceu o Jogo 3 por 80 a 73 e levou a decisão para a quinta partida ao vencer o Jogo 4 por 63 a 56.
“O que eu sempre prego nos jogos em casa é muita luta e determinação. Debaixo dessa torcida pode acontecer qualquer coisa, menos a gente deixar de correr e lutar. Tomamos apenas 56 pontos de Franca, um placar baixo, o que mostra a qualidade da nossa defesa. Precisamos melhorar nosso ataque se quisermos vencer lá em Franca. Mas agora vamos trabalhar nosso mental para ir bem pra lá e conseguir essa vaga”, disse o técnico do Palmeiras, Régis Marrelli.
“No último jogo fomos bem na defesa e dificultamos as jogadas do Palmeiras, que marcou somente 63 pontos. Nossa falha foi no ataque. Convertemos apenas 56 pontos e com essa produtividade é muito difícil ganhar uma partida. Vamos buscar melhorar nosso potencial ofensivo e buscar a vitória dentro de casa para fechar essa série”, afirmou o experiente armador Helinho, do Franca.

Invicto em seu ginásio em playoffs, Palmeiras fazer história e reverter série que estava 2 a 0 para Franca (Fábio Menotti/Ag.Palmeiras)
Se vencer, o clube de Parque Antártica reverterá uma desvantagem que chegou a ser de 2 a 0 para o adversário, algo que aconteceu apenas três vezes em 56 séries de playoff na história do campeonato, sendo apenas uma delas vindas de um time de pior campanha na fase de classificação – o Mogi, 12º colocado na primeira fase do NBB 6, virou para 3 a 2 uma série quartas de final que começou 2 a 0 para a Winner/Limeira.
“Já participei de muitos playoffs na vida, de Jogo 5 então, muitos. Mas acho equilíbrio emocional é a palavra chave de um quinto jogo. A equipe que estiver mais equilibrada, mais concentrada, levará a melhor. É claro que Franca leva vantagem por estar em casa, então teoricamente os leva a ficar mais confiante. Mas se a gente tiver equilíbrio emocional temos grandes chances de ganhar”, disse o técnico do Palmeiras, Régis Marrelli.
Na última temporada, as duas equipes passaram por situações semelhantes e decidiram suas respectivas séries oitavas de final no Jogo 5. O Franca, que era o time de pior campanha, venceu o Uberlândia na partida derradeira em pleno Sabiazinho e ficou com a vaga nas quartas. Já o Palmeiras repetiu o ocorrido no momento e venceu seus dois jogos em casa, mas no quinto jogo, no Lineu de Moura, teve a chance de vencer nos segundos finais, mas foi e deu adeus ao NBB 6.
“O que faltou pro Palmeiras vencer no ano passado foi aquela bola do Neto cair no fim (risos). Ele teve a chance, chutou de longe, mas não caiu. Se caísse, o Palmeiras teria passado. Espero que, se a gente tiver essa chance, a bola caia e a gente passe. O Palmeiras foi muito bem ano passado e faltou aquela bola cair pra eles passarem. Mas basquete é assim, são detalhes que fazem a diferença e espero que esse detalhe possa vir para nós”, concluiu Régis Marrelli.
Confira o calendário completo da série oitavas de final do NBB 7:
Franca Basquete (8º) 2 x 2 Palmeiras/Meltex (9º)
Jogo 1 – Franca 79 x 74 Palmeiras
Jogo 2 – Franca 81 x 64 Palmeiras
Jogo 3 – Palmeiras 80 x 73 Franca
Jogo 4 – Palmeiras 63 x 56 Franca
Jogo 5* – 19/04 (domingo), às 11h, no Ginásio Pedrocão, em Franca – ao vivo via web
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca