HOJE
Tudo pode acontecer
Por Liga Nacional de Basquete
Em série marcada pelo domínio dos visitantes, Pinheiros recebe o Uberlândia e pode confirmar classificação para as semifinais do NBB5

O Pinheiros, de Mineiro, está a uma vitória de fechar a série contra o Uberlândia, de Valtinho (Ricardo Bufolin/Divulgação)
Jogar fora de casa não tem sido um obstáculo para Unitri/Universo e muito menos para Pinheiros/SKY neste confronto de quartas de final. Liderando a série por 2 a 1, com duas vitórias longe de seus domínios, os paulistas terão a chance de garantir vaga nas semifinais do NBB, jogando diante de sua torcida, nesta terça-feira (07/05), no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo, às 19h30, com transmissão ao vivo através dos canais SporTV.
Apesar de estar em desvantagem no duelo, o Uberlândia pode usar seu retrospecto nos confrontos fora de casa contra o Pinheiros na história do NBB para vencer o quarto jogo e forçar a realização da quinta e decisiva partida, no Ginásio Sabiazinho. Até o momento, as equipes se enfrentaram quatro vezes em São Paulo pela maior competição de basquete do país e os mineiros levaram a melhor em todas as oportunidades.
“É muito importante jogar em casa. Apesar de isso não ter feito diferença nesta série, é algo que todo mundo luta o campeonato inteiro para ter o mando de quadra. Mas isso tem que contar a nosso favor agora, apesar de sabermos que teremos um adversário muito difícil pela frente”, afirmou o pivô do Pinheiros, Bruno Fiorotto.
Esta série tem sido marcada pelos grandes desempenhos dos norte-americanos de ambas as equipes. Pelo lado do Uberlândia, Robert Day e Robby Collum somam médias de 17,3 e 16,3 pontos por jogo, respectivamente. Enquanto isso, no time pinheirense, Joe Smith e Shamell anotam 17,6 e 14 pontos por confronto, respectivamente. O duelo entre estes atletas é só mais um atrativo para esta partida que tem tudo para ser eletrizante.
Para o time de Minas Gerais, agora é tudo ou nada. Depois de vencer a abertura da série atuando na capital paulista, por elásticos 19 pontos de diferença, e ser derrotada duas vezes seguidas em seus domínios, a equipe uberlandense precisa de um triunfo nesta quinta-feira para seguir viva na maior competição de basquete do país.
“Estamos ainda mais motivados, porque temos a necessidade de reverter essa situação. O espírito tem de ser de muita confiança. Assim como a nossa vitória em São Paulo, com 19 pontos de diferença, foi atípica, o último jogo lá em Uberlândia também foi São equipes de alto nível técnico, por isso a expectativa é de que os duelos sejam sempre equilibrados”, disse o experiente treinador do esquadrão do triângulo mineiro, Hélio Rubens.
Ciente de que não terá vida fácil para fechar o confronto e garantir sua terceira classificação consecutiva às semifinais do NBB, o Pinheiros tem na ponta da língua a receita para levar a melhor no duelo: defesa forte e jogo coletivo.
“Temos a expectativa de fazer um grande jogo, assim como fizemos lá em Uberlândia. Vamos entrar muito concentrados e focados na defesa, porque isso foi determinante nos jogos lá. Vamos tentar impor o nosso ritmo dentro de casa, controlar o jogo e atuar de forma equilibrada. O segredo é o nosso jogo coletivo, com todo mundo marcando. O importante é que os cinco que estiverem em quadra estejam focados”, concluiu Fiorotto.
Confira todos os jogos da série:
Unitri/Universo (3º) 1 x 2 Pinheiros/SKY (6º)
29/04 – Pinheiros 67 x 86 Uberlândia
02/05 – Uberlândia 97 x 103 Pinheiros
04/05 – Uberlândia 70 x 91 Pinheiros
07/05 – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 19h30 (transmissão ao vivo do SporTV)
09/05* – Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), às 20 horas
*Se necessário
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca