#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Tudo pode acontecer

02-02-2017 | 05:24
Por Liga Nacional de Basquete

Marcado recentemente por vitória dos visitantes, confronto entre Brasília e Basquete Cearense ocorre nesta sexta-feira, no Ginásio da ASCEB

Depois de vitória diante do Minas Tênis Clube fora de casa, o Solar Cearense chega otimista para a partida diante do UniCEUB/BRBCARD/Brasília, nesta sexta-feira (03/02), às 20 horas (de Brasília). Isso porque a partida acontecerá no Ginásio da ASCEB, casa do time candango, e o retrospecto recente dos visitantes neste confronto direto é muito positivo.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Nos últimos três encontros entre os dois times, todos foram vencidos pela equipe que estava atuando fora de casa. Na edição passada do NBB CAIXA, os candangos bateram os cearenses em Fortaleza (CE), por 85 a 81, no primeiro turno. Na segunda metade da fase de classificação foi a vez da equipe nordestina surpreender, com vitória por 95 a 82, no próprio Ginásio da ASCEB.

Lucas Mariano, do Brasília, e Léo Waszkiewicz, do Basquete Cearense

Assim como nos dois confrontos do NBB CAIXA 15/16, o visitante, na ocasião Brasília, bateu o mandante, no primeiro turno desta temporada (Stephan Eilert/Solar Cearense)

Na temporada 16/17, as equipes já se enfrentaram e a situação foi a mesma. Pela quarta rodada da competição, o Brasília fez uma partida praticamente perfeita no Ginásio Paulo Sarasate e venceu o Basquete Cearense, por 81 a 72. Destaque para as boas atuações do pivô Lucas Mariano (25 pontos e seis rebotes) e do armador Fúlvio (19 pontos e cinco assistências), ambos da equipe candanga.

Brigando cabeça a cabeça com o Flamengo pela liderança do NBB CAIXA, o Brasília tenta se recuperar após ser derrotado pelo Universo/Vitória em casa. Mesmo com grande atuação de Fúlvio, que terminou a partida com 19 pontos e cinco rebotes, os comandados de Bruno Savignani não conseguiram encontrar o seu melhor basquete e perderam, por 78 a 70, para o rubro-negro baiano.

Em contrapartida, o Basquete Cearense, que não vivia um bom momento dentro do NBB CAIXA 16/17, se recuperou na última quarta-feira (01/02). Fora de casa, a equipe nordestina teve um belo desempenho coletivo, e com emoção até o final da partida, bateu o Minas, por 66 a 62, conquistando sua segunda vitória nos últimos seis jogos.

“Nada melhor que, contra o Brasília, vir de uma partida em que conseguimos a vitória, mesmo sem não ter atuado muito bem, mas com bons períodos no jogo e um espírito coletivo muito legal. Todos tiveram uma contribuição muito importante. É tentar dar essa sequência. Vamos procurar, dentro do estudo que estamos fazendo, ver de que forma conteremos as principais movimentações deles e botar para fora esse potencial tão grande que temos e que está um pouco retraído”, comentou Alberto Bial, técnico do Basquete Cearense.

_RLA7863

Depois de uma sequência ruim, o Basquete Cearense se recuperou diante do Minas, com vitória por 66 a 62 (Orlando Bento/MTC)