#JOGAJUNTO

ESG

arremesso inicial

04-07-2025 | 03:02
Por Liga Nacional de Basquete

Basquete Cidadão é oficialmente lançado em Uberaba (MG), segunda cidade que recebe o projeto que tem o esporte como ferramenta de inclusão social

A cidade de Uberaba (MG) deu o arremesso inicial a mais uma importante iniciativa de esporte e cidadania. O Projeto Basquete Cidadão foi oficialmente lançado nesta quinta-feira (03/07), em uma cerimônia na sede da Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” (FETI) que reuniu alunos, familiares, professores, patrocinadores e autoridades locais. Entre os presentes estavam a prefeita da cidade, Elisa Araújo (PSD), e o Coordenador de ESG da Liga Nacional de Basquete (LNB), Rafael Rocha Garcia.

O projeto é voltado à formação de crianças e adolescentes, utilizando o basquete como ferramenta de inclusão social, desenvolvimento de habilidades esportivas e reforço de valores fundamentais como respeito, disciplina e trabalho em equipe. Todas as atividades são oferecidas gratuitamente, viabilizadas por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, com o apoio da Valmont Industries, que torna possível a implementação do projeto em Minas Gerais.

Projeto Basquete Cidadão foi lançado oficialmente em Uberaba. Foto: Guilherme Trindade/LNB

Representando a Valmont, também participaram Gabriel Moreira, gerente de Relações Institucionais, e Tabita Oliveira, Analista de Recursos Humanos Pleno, que reforçaram a importância de parcerias locais e do envolvimento direto dos colaboradores e suas famílias. “Por meio do esporte, os jovens participantes terão uma jornada de capacitação cidadã. Estamos plantando sementes de transformação que certamente darão frutos para toda a comunidade e nos alegra poder participar deste momento em Uberaba”, afirmou Gabriel Moreira.

O Basquete Cidadão atenderá jovens em duas categorias: 12 a 15 anos e 15 a 20 anos, com treinos de basquete realizados às terças e quintas-feiras. Para a turma mais velha, o projeto oferece ainda cursos profissionalizantes em áreas como arbitragem, oficiais de mesa e oficiais de estatística, com certificação reconhecida. Essa formação amplia as oportunidades de trabalho dentro do ecossistema do basquete, permitindo que os jovens possam futuramente integrar quadros de arbitragem e apoio técnico em federações e competições oficiais.

+ Confira o álbum de fotos do evento de abertura do Basquete Cidadão em Uberaba

“O projeto dá um passo importante em ter sua segunda unidade em Uberaba, alinhando educação com a FETI e a parte técnica com o Marão. Tenho certeza de que faremos um grande trabalho”, afirmou Rafael Rocha Garcia, durante a abertura.

A coordenação do projeto em Uberaba será do professor Mário Fernandes Neto, o Marão, que ressaltou a importância de olhar para além das quadras. “Mais do que formar jogadores, nossa missão é formar cidadãos com valores, respeito e disciplina. É isso que faz diferença na sociedade”, disse.

Uma abertura para ficar na memória

A cerimônia de abertura foi marcada por um clima de entusiasmo. As crianças foram apresentadas uma a uma, como ocorre em grandes partidas de basquete profissional, e participaram de uma sessão de fotos que emocionou familiares e convidados. Para muitos jovens, este foi o primeiro contato com um ambiente que une esporte, educação e oportunidade.

Além de Uberaba, o Basquete Cidadão avança para o segundo ano na comunidade de Paraisópolis (SP), em uma parceria entre a LNB, o Instituto Brazolin (Anjos do Esporte) e a Federação Paulista de Basketball (FPB). As atividades na capital paulista têm início no dia 19 de julho, mostrando a força do projeto em expandir boas práticas para outras comunidades.

Com sede estratégica em Uberaba, a Valmont Industries, proprietária da marca Valley, reafirma seu compromisso em apoiar ações sociais que unem esporte, cidadania e desenvolvimento humano. Para a empresa, o verdadeiro impacto vai além das soluções tecnológicas e ele se reflete em cada iniciativa que contribui para uma sociedade mais justa, inclusiva e cheia de oportunidades para todos.