#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Últimogás!

31-03-2017 | 07:44
Por Liga Nacional de Basquete

Muito perto de fechar a fase de classificação no G-4, Franca recebe Mogi neste sábado, com transmissão ao vivo da Band

Vinte e sete rodadas se foram e agora só falta uma para decidir tudo que ocorrerá nos playoffs do NBB CAIXA 16/17. Terceiro colocado, o Franca Basquete/Magazine Luiza quer confirmar seu lugar no G-4 neste sábado, às 14 horas (de Brasília), diante do rival Mogi das Cruzes/Helbor, no Ginásio Pedrocão, com mais uma transmissão ao vivo da Band.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Com uma atuação brilhante na defesa, Franca venceu Campo Mourão e ficou muito perto de confirmar seu lugar no G-4 (Newton Nogueira/Divulgação)

A matemática para os francanos é bem simples. Uma vitória confirmará a presença do time no G-4 e a classificação automática para a fase quartas de final dos playoffs. Em caso de derrota, a equipe paulista só deixará de ter uma das quatro primeiras posições se o Gocil/Bauru Basket vencer o Campo Mourão Basquete e o UniCEUB/BRBCARD/Brasília também bater o Flamengo, em partidas que ocorrerão simultaneamente com o confronto em Franca (SP).

Para realizar seu objetivo, o Franca vem muito motivado. No segundo turno, a equipe paulista detêm a segunda melhor campanha da competição, com 11 vitórias em 13 partidas, abaixo apenas do próprio Mogi, que venceu 12 de seus 13 jogos. Na última quinta-feira (30/03), o Campo Mourão foi a vítima.

Em uma atuação absolutamente dominante defensivamente, o Franca reduziu o aproveitamento mourãoense a apenas 29,0% e venceu por 61 a 42, registrando a melhor atuação defensiva do NBB CAIXA desde a temporada 11/12. No ataque o ritmo também foi de coletividade e dez atletas pontuaram pelo time paulista, com destaque para Antonio, cestinha da equipe com 15 pontos.

Caso tudo dê certo para os francanos, o time da “Capital do Basquete” terminará a fase de classificação dentro do G-4 pela primeira vez desde o NBB CAIXA 10/11. Naquela ocasião, os quatro primeiros colocados, Franca, EC Pinheiros, Brasília e Flamengo, terminaram com campanhas idênticas (20 vitórias e oito derrotas) e o time do interior paulista ficou à frente devido aos critérios de desempate.

No primeiro turno, Franca foi à Mogi das Cruzes e acabou derrotado, por 82 a 63 (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

Posteriormente os francanos chegariam à decisão do NBB CAIXA naquela temporada e acabariam derrotados pelo Brasília, por 3 a 1 na série, que ali conquistava o segundo de seus três títulos em sequência da competição (09/10, 10/11 e 11/12).

Do outro lado, o Mogi apenas cumpre tabela. Com a vitória sobre o Bauru, por 87 a 80 na prorrogação, fora de casa, na última quinta-feira (30/03), os mogianos confirmaram a segunda colocação na fase de classificação e já estão garantidos nas quartas de final do NBB CAIXA 16/17. Presente na competição desde a temporada 12/13, pela segunda vez a equipe paulista terminou a fase de classificação entre os quatro primeiros, a outra foi na edição 14/15.

“Nós vamos jogar forte, porque estamos desenvolvendo o time para os playoffs. Vamos fazer uma partida para ganhar, fazer um revezamento maior e preparar a equipe física, técnica e taticamente para os playoffs. A gente conseguiu a classificação antecipadamente e vamos tratar o jogo de forma normal, porque o campeonato não terminou ainda”, advertiu o treinador Guerrinha, do Mogi.

No primeiro turno, mogianos e francanos se encontraram no Ginásio Prof. Hugo Ramos e os mandantes levaram a melhor. Superior desde o primeiro quarto, o Mogi não teve tantas dificuldades e venceu por 82 a 63. Destaque para atuação de Shamell, cestinha da partida com 22 pontos, além de cinco assistências. Pelo Franca, Coelho foi o grande nome, com 16 pontos, cinco rebotes e outras cinco assistências.