#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Um ano histórico

04-06-2013 | 05:40
Por Liga Nacional de Basquete

Com lugar no pódio em todas as competições que disputou na temporada 2012/2013, Bauru tem o melhor ano de sua história; veja os destaques

Certamente, o desempenho do Bauru no é digno de muitos aplausos (João Pires/LNB)

A temporada 2012/2013 se encerrou com aquela sensação de trabalho bem feito e dever cumprido para todos os jogadores, comissão técnica e diretoria do Paschoalotto/Bauru, que se empenharam ao máximo para protagonizar o melhor ano da equipe desde que o novo projeto foi criado, em 2007. O escudo bauruense foi representado em seis competições, e ao final de mais uma temporada, foram seis medalhas, e uma delas, o bronze no NBB5.

“Foi excelente. Fizemos uma temporada incrível. Acho que mesmo se tivéssemos o time completo, tivesse dado tudo certo, sem contusões, seria muito difícil conquistar esse terceiro lugar. Conseguimos isso com todos os problemas. Para nós esse terceiro lugar tem sabor de título, por todas as dificuldades que passamos, mas principalmente pela altíssimo nível das equipes desse NBB5”, declarou o técnico Guerrinha.

Das seis vezes que o Bauru esteve no pódio nesta temporada, Gui Deodato participou de cinco (Leandro Mello/Divulgação)

O primeiro passo da caminhada rumo ao sucesso bauruense no ano começou pelos Jogos Regionais para garotos até 21 anos, representados pelo time sub 17, que acompanhados do ala Gui Deodato e comandado por Hudson Previdelo, não teve dificuldades para ficar com o título do torneio.

No Campeonato Paulista Adulto, a equipe realizou uma fase de classificação quase perfeita, vencendo dez dos doze jogos e terminando isolado na primeira colocação. Nos playoffs, o Bauru passou pelo Mogi das Cruzes/Helbor, mas foi eliminado nas semifinais para o São José/Unimed, perdendo a série melhor de cinco por 3 a 2. Como realizou a melhor campanha da primeira fase, ficou com o terceiro lugar.

Após o fim do estadual, a equipe de Bauru sediou os Jogos Abertos do Interior. Com mais uma ótima participação, os bauruenses ficaram com o vice-campeonato, sendo superado pelo Winner/Kabum/Limeira na grande final.

Depois disso, a garotada bauruense entrou em cena novamente, e com excelente desempenho, chegou à finalíssima do Campeonato Paulista sub-17 e ficou com o segundo lugar. Os destaques desta conquista se juntaram à Ricardo Fischer, Gui Deodato, Andrezão e Cia, e participaram da Liga de Desenvolvimento de Basquete, competição para atletas até 22 anos, que na edição anterior, Bauru ficou com o segundo lugar.

Na primeira fase do campeonato, os bauruenses foram arrasadores, e passaram, com tranquilidade, por todos os adversários. Porém, na etapa seguinte, realizada em Franca (SP), além de enfrentarem adversários mais difíceis, principalmente o time da casa, perderam uma das principais peças do elenco. O ala/armador Lucas Avelino, sofreu uma grave contusão e ficou de fora não só da LDB, mas do restante da temporada do NBB.

Mesmo com o importante desfalque, o Bauru se classificou para as semifinais do campeonato, onde bateu o Flamengo, adversário da final da edição anterior e atual campeão. Na decisão da competição, os bauruenses enfrentaram a garotada do Vivo/Franca, que vinha encantando a todos no NBB, e na LDB, estava invicto. Apesar da dificuldade, Gui Deodato, Andrezão e Ricardo Fischer lideraram a equipe, que na base da superação, se sagrou campeã da Liga de Desenvolvimento de Basquete, com vitória heroica sobre os francanos, por 73 a 64.

Os comandados de Hudson Previdelo deram um show de superação no título da LDB (João Pires/LNB)

Após a conquista do campeonato sub-22, os jovens atletas bauruenses demonstraram uma enorme evolução, crucial para seus excelentes desempenhos no NBB. Na maior competição do país, o Bauru mais uma vez fez bonito. Com 24 vitórias em 34 jogos na fase de classificação (70,6% de aproveitamento), os bauruenses terminaram entre os quatro primeiros colocados pela primeira vez na história da competição.

A equipe do interior paulista sofreu muito durante toda a temporada e uma palavra foi muito usada pelo plantel e torcida bauruense, superação. A equipe perdeu dois atletas ainda no começo do NBB (o pivô Sidão que se transferiu para o basquete angolano e o ala norte-americano Jason Detrick que retornou aos EUA), perdeu Fernando Fischer, que junto de Lucas Avelino, se contundiram e precisaram realizar procedimento cirúrgico que os tirou do restante da temporada.

No playoff quartas de final, os comandados de Guerrinha realizaram um confronto muito equilibrado contra o Vivo/Franca e a decisão ficou para o quinto e decisivo jogo. Com o apoio total da torcida que lotou o Ginásio Panela de Pressão, o Paschoalotto/Bauru venceu os francanos e fez história novamente, avançou pela primeira vez a uma semifinal de NBB.

O terceiro lugar mais alto do pódio no maior campeonato do país foi conquistado após o time do interior paulista chegar até as semifinais, em que foi eliminado pelo Unitri/Universo. Como obteve uma melhor campanha na fase de classificação do que o São José, o outro semifinalista que não avançou à disputa do título, mas terminou a primeira etapa da competição no sétimo lugar e terminou o NBB5 na quarta posição. Já o saldo do Bauru foi mais do que positivo, pois esta foi a melhor temporada em toda a história do time.

“Estamos em uma evolução incrível e temos que exaltar muito isso. O que precisamos é agradecer muito a torcida bauruense que nunca nos abandonou e correspondeu ao máximo em todos os jogos. Nós realizamos um projeto sério e nos dedicamos muito pelo basquete de Bauru. Já começamos o planejamento da próxima temporada e vamos surpreender ainda mais ano que vem”, completou Guerrinha.

A esperança da diretoria é que o próximo ano seja contenha muitos abraços como este de Larry Taylor e Lucas Avelino (João Pires/LNB)