HOJE
"Um casede sucesso"
Por Liga Nacional de Basquete
Acompanhando aos jogos do NBB in-loco, membros do CBC afirmam que buscarão "aplicar as melhores práticas do NBB nas outras modalidades"
Já faz um mês que a temporada 2020/2021 do NBB começou, mesmo tempo que foi dado início ao novo ciclo da parceria de quatro anos entre a Liga Nacional de Basquete (LNB) e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). A união das duas entidades e o início do campeonato são motivos de muita alegria não só para o basquete, mas para o esporte como um todo.
O cenário esportivo brasileiro viveu momentos de muita angústia nos meses em que a pandemia do Covid-19 se alastrou pela sociedade. Ver a bola quicar nas quadras novamente só foi possível graças ao apoio incondicional dos parceiros do NBB, principalmente o CBC, que acreditou e apostou na força dos clubes que administram a maior competição de basquete do Brasil.
“Ficamos felizes que a temporada 2020/2021 esteja começando para nós logo com essa parceria com o NBB”, afirmou Claudio Castilho, gerente de planejamento e governança do CBC. “Este ano, o CBC comemora 30 anos. São 30 anos representando o segmento esportivo clubístico do Brasil, realizando o fomento da formação dos atletas, desde a categoria de base até o alto rendimento”, completou Castilho.
Ele e outros membros do staff do CBC compareceram a algumas partidas do NBB nas mini-sedes no Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes, Brasília e também no Ginásio do São Paulo FC para acompanhar os detalhes da operação e logística do NBB.
A expectativa do CBC em relação à temporada 2020/2021 do NBB é alta, não somente pela performance do campeonato em quadra, mas principalmente, no quanto que a experiência da Liga pode colaborar com o ecossistema esportivo brasileiro como um todo.
“O CBC enxerga a LNB como um case de sucesso. O CBC pretende usar esse exemplo de organização, governança, de resultado, de espetáculo, como é o NBB, para ser replicado em outras modalidades”, afirmou Castilho. “Importante ressaltar que estamos usando o NBB como um laboratório para que a gente pegue as melhores práticas, aproveitando tudo o que o NBB já aprimorou nos últimos anos, fazendo com o basquete chegue hoje no nível que está, e aplicar em outras entidades esportivas”, completou.
O apoio do CBC à Liga contempla todo o suporte de logística dos clubes, árbitros e staff para as competições, com o aporte das viagens aéreas e hospedagem das equipes visitantes que atuam fora de seu próprio estado ou em trechos acima de 500km dentro da mesma região.
“A pandemia afetou demais o esporte e imaginávamos que teríamos uma temporada 2020/2021 com menos clubes. A perspectiva era de 10 a 12 times. Com o apoio do CBC, a realidade mudou. Tivemos 22 equipes inscritas. O que também não seria viável. Por isso, tivemos que selecionar os clubes que disputariam a temporada. O apoio do CBC foi fundamental”, confirmou o primeiro presidente da LNB e conselheiro da atual presidência, Kouros Monadjemi.
Focado totalmente na formação e desenvolvimento dos atletas dentro dos 160 clubes integrados ao sistema, em 27 estados do Brasil, o CBC ampliou o seu foco de atuação este ano. A entidade busca colaborar ainda mais com o desempenho global do esporte brasileiro nas competições nacionais e internacionais.
“Importante salientar que, nessa política de formação de atletas, sabemos que em algumas etapas precisamos ampliar a atuação. A gente sabe que na formação temos que promover a abertura e massificação, mas sabemos que quando vai chegando no alto rendimento, o funil é mais apertado, o investimento precisa ser mais eficiente, as exigências são diferentes, e a gente tem que empregar o recurso de uma maneira mais assertiva”, comentou Castilho.
No basquete, o apoio do CBC se iniciou em 2017, com a LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete). E os três primeiros anos de investimento já tiveram resultados reais. A LDB revelou nomes importantes para o mercado brasileiro e mundial, como o armador Yago e o ala Didi, que defenderam a Seleção Brasileira na última Copa do Mundo FIBA, além dos pivôs Dikembe e João Vitor e o ala Jonas Buffat, que concorreram ao prêmio de Destaque Jovem da última edição do NBB.
“O CBC está de olho num modelo de vanguarda de gestão e busca, assim, rastrear todo o impacto do investimento feito nos clubes nos últimos anos. No último ciclo olímpico, por exemplo, sabemos que quase 80% dos atletas da delegação brasileira eram oriundos de clubes. Isso já é um número impactante. O clube é, de fato, o celeiro dos atletas. É onde ele é preparado para o alto rendimento”, disse Castilho.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, Betmotion, IMG Arena e Genius Sports.