HOJE
Um dia e tanto
Por Liga Nacional de Basquete
Em parceria com o Projeto Gibi, NBA promove festival em São Paulo e reúne cerca de 300 crianças no Ginásio do Pacaembu; evento partirá para o RJ nesta quarta-feira

Durante o período, as crianças participaram de jogos variados (Bruno Miani/Divulgação)
Nesta segunda-feira (23/11) o Ginásio do Pacaembu viveu um dia de basquete. Cerca de 300 crianças e estudantes de escolas municipais, participaram do Festival Júnior NBA, evento realizado pela própria liga norte-americana de basquete em parceria com o Projeto Gibi (Grupo de Iniciação ao Basquetebol Infantil).
Com o início do ano letivo de 2016, o ‘Festival Júnior’ passa a ser implantado no período de férias escolar de São Paulo e Rio de Janeiro, alcançando 8 mil meninos e meninas de 72 colégios públicos. A NBA vai oferecer aulas para os estudantes, metodologia e capacitação para os professores, além de uniformes e material de treinamento.
“Queremos ajudar na propagação do esporte, dar oportunidade para esses jovens e crianças de conhecer o basquete, de se aproximar da modalidade e de ter uma vida mais saudável.”, afirmou Daniel Soares, Gerente de Operações de Basquete da NBA no Brasil.
Durante todo o dia, meninos e meninas participaram de jogos e desafios (habilidades, 1-3-5, “knock-out”, rei da quadra e arremessos de Três Pontos, entre outros), concorrendo a prêmios e brindes exclusivos oficiais da NBA, e recebendo medalhas de participação. Além disso, brincaram sob o comando do MC Fumaça e deram um show nas coreografias.
“O Projeto Gibi faz um trabalho de excelência e estamos unidos nesse programa. O esporte ajuda a socializar, a formar caráter, a despertar características importantes como liderança, respeito e espírito de equipe. Ficamos muito felizes em ver o sorriso de alunos e professores, a alegria de todos que vieram aqui, que participaram e fizeram o evento ser o sucesso que foi”, explicou Daniel.

Cerca de 300 crianças, estudantes de escolas municipais, participaram do Festival Júnior NBA (Bruno Miani/Divulgação)
Através da lei estadual de Incentivo ao Esporte, o Festival Júnior NBA, patrocinado por Rede, é um projeto incentivado pelo Instituto Faz Sport com apoio das secretarias municipais de Educação de São Paulo e Rio de Janeiro, e da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
Além disso, o festival já passou com sucesso por várias partes do mundo ao longo dos anos. O programa esteve em países como África do Sul, Índia, Indonésia, Malásia, Filipinas, Tailândia, Vietnã, Itália, Espanha, Reino Unido e México. Em breve, vai chegar a Uganda e Lituânia. Durante a temporada 2015/2016, o “Jr. NBA” vai atingir mais de 6,5 milhões de jovens em 32 países.
O Rio de Janeiro será sede da segunda edição do festival. Nesta quarta-feira, dia 25 (das 9 horas às 16 horas), no Ginásio Álvaro Vieira Lima (Tijuca Tênis Clube), será a vez de jovens e crianças da ‘Cidade estarem presentes neste grande evento, gratuitamente, para competir, brincar e concorrer a brindes exclusivos oficiais da liga norte americana de basquete.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca