HOJE
ValeMuito!
Por Gabriel Rocha
Na briga pelo mando de quadra na Copa Super 8 SKY, 123 Minas e Bauru protagonizarão confronto direto com duelo de velhos conhecidos
Vivemos um momento de definições no NBB 2021/2022. Com o final primeiro turno batendo na porta, a briga pelas primeiras posições na tabela está cada vez mais acirrada visando à Copa Super 8 SKY – os oito primeiros colocados se qualificam para a competição. O tradicional torneio de tiro curto acontecerá logo após o final da primeira metade do campeonato, entre os dias 15 e 22 de janeiro, fato que apimenta ainda mais as próximas partidas do NBB. Cinco equipes já estão classificadas (Sesi Franca Basquete, Flamengo, 123 Minas, Zopone/Unimed Bauru e São Paulo) e a disputa pelas vagas restantes ou pelo mando de quadra no torneio está pegando fogo.
+ Confira a classificação do NBB 21/22
Neste domingo (09), às 11h, ao vivo no Youtube e no Facebook do NBB, 123 Minas e Bauru Basket farão um confronto direto pelas primeiras posições da tabela de classificação, que pode dar o mando de quadra na primeira fase da Copa Super 8 SKY. Enquanto os mineiros chegam para o duelo na 3ª colocação, com 11 vitórias em 14 jogos, o Dragão acumula 10 vitórias nos mesmos 14 jogos, ficando com a 5ª posição na tabela.
Uma vitória do Bauru aumenta as expectativas para o último jogo do turno, afinal ambas equipes chegariam para a rodada decisiva com o mesmo aproveitamento na tabela. Já uma vitória do Minas encaminha a 3ª colocação para a equipe de Belo Horizonte e, consequentemente, a vantagem do mando de quadra na Copa Super 8 SKY.
Além do embate direto de dois times bem classificados no NBB, a partida deste domingo terá um gosto especial para dois atletas. A famosa ‘lei do ex’ pode pintar na Arena Minas Tênis Clube: o armador Alexey, um dos destaques do Minas na temporada, já vestiu as cores de Bauru e agora vive a expectativa de reencontrar a equipe do interior paulista.
”Vai ser muito legal reencontrá-los. Fiz alguns bons amigos em Bauru no tempo que fiquei lá, mesmo que com uma passagem rápida. Fora isso, é um jogo como qualquer outro, muito importante pra gente pelo confronto direto. São duas equipes brigando por posições parecidas então acho que será um jogo bem legal”, comentou o armador.
Alexey atuou pelo Bauru na temporada 2020/2021 e acumulou médias de 13,0 pontos, 5,9 assistências, 3,9 rebotes e 17,5 de eficiência em 29 partidas. Na ocasião, o Bauru foi eliminado nos Playoffs pelo Paulistano, nas oitavas de final. Agora, vestindo a camisa do Minas, o jogador continua acumulando boas médias (13,6 pontos, 5,8 assistências, 4,6 rebotes, 19,1 de eficiência).
”A preparação tem sido muito forte. Tivemos alguns dias para pensar no Bauru, trabalhar pensando em estratégias e formas de jogar contra a equipe deles, que é ótima. Tenho certeza que estaremos bem preparados para esse jogo que é um confronto direto e sabemos da importância da vitória”, ressaltou Alexey.
No jogo deste domingo, Alexey também reencontrará Alex Garcia, um de seus companheiros de equipe nos tempos de Bauru. O Brabo também é um velho conhecido dos mineiros, visto que já atuou pelo Minas na temporada 2019/2020, que infelizmente foi interrompida pela pandemia causada pela Covid-19. O tempo em que os dois atletas dividiram quadra foi importante para o armador de 26 anos, que aproveitou toda a experiência de Alex para evoluir seu jogo.
”Consegui aprender bastante com o Alex em Bauru. Principalmente sobre competitividade, disciplina, comprometimento naquilo que faz. É um cara que mesmo passando dos 40 anos de idade e tendo ganho praticamente tudo na carreira e feito grandes coisas, continua muito competitivo e muito trabalhador. Então pude aprender muito com ele e também sobre várias situações de jogo que pude vê-lo fazer e conversar com ele. Foi muito legal esse tempo que eu pude trabalhar com o Alex”, finalizou Alexey.
Para Alex, o sentimento de voltar para Belo Horizonte é de gratidão. Com a camisa do Minas, o ala anotou médias de 16,3 pontos, 5,3 rebotes, 4,5 assistências e 17,2 eficiência em 26 jogos, na interrompida temporada de 2019/2020. A expectativa do reencontro com antigos companheiros em um jogo desse calibre é alta por parte do ala de 41 anos.
‘’Muito bom voltar pra Minas. Um lugar que sempre escutei coisas boas de quem trabalhou lá e eu vivenciei isso pessoalmente. Só coisas boas do clube, espetacular, tanto para o atleta quanto para a família. Gostei muito de ter jogado, infelizmente a temporada não teve um fim pela pandemia mas tenho um sentimento muito bom pelo Minas. Enfrentá-los em BH vai ser legal, especial e estou ansioso pra esse jogo’’, revelou Alex.
Com 41 anos e 14 temporadas de bagagem no NBB, Alex vem vivendo um momento de garçom: atualmente, o Brabo tem a maior média da carreira quando o quesito é assistências, com 6,6 passes, em média, por jogo. O jogador jamais havia atingido tal média anteriormente – a maior antes disso foi na temporada 2016/2017, quando acumulou 5,6 assistências por partida vestindo, assim como hoje, as cores do Dragão.
”Estou gostando bastante desse meu momento de assistências dentro do NBB. Sempre gostei de fazer tudo dentro do jogo, não só uma coisa ou outra. O time está precisando de mim nesse fundamento e estou tentando ajudar bastante nesse quesito. Estou muito feliz com isso, me sinto bem sendo útil para o time, está dando certo, o time está jogando bem e esperamos cada vez mais crescer e chegar onde queremos’’, analisou Alex.
Fora os passes, Alex ainda tem 12,3 pontos, 4,7 rebotes e 13,7 de eficiência nas 11 partidas que jogou em 2021/2022. O ala é peça chave para o Bauru no duelo direto deste domingo, que é importante para as pretensões da equipe do interior paulista na temporada.
”Esse jogo pode resolver bastante coisa, pode nos deixar na frente do Minas também e mudar o mando de quadra. Mas o importante é pensar no que a gente tem que fazer, sabemos que a equipe do Minas é muito forte e temos que ter, principalmente, nossa defesa muito agressiva para podermos ter sucesso’’, finalizou Alex.
+ Informações, estatísticas e retrospecto: saiba mais sobre Minas x Bauru
123 Minas e Bauru Basket duelam neste domingo (09), às 11h, ao vivo no Youtube e no Facebook do NBB. Devido à nova de casos de Covid-19 no Brasil, as duas equipes terão desfalques no duelo. Pelo Bauru, cinco jogadores entraram no protocolo de saúde e segurança da Liga Nacional de Basquete por testarem positivo para a doença. São eles: Dontrell Brite, Larry Taylor, Samuel Pará, Gabriel Jaú e Rafael Hettsheimeir. Já pelo Minas, Renan Lenz, Facundo Corválan, João Prado e Samuel Ribeiro também estão fora da partida pelo mesmo motivo.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Penalty, EY, Betmotion e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.