HOJE
Um marco na história
Por Liga Nacional de Basquete
Da Liga Ouro aos playoffs do NBB CAIXA: Caxias estreia com ida às oitavas de final e coloca Rio Grande do Sul em um mata-mata de nacional pela primeira vez desde 1997
O Banrisul/Caxias do Sul fez história em sua temporada de estreia no NBB CAIXA. Depois do título da Liga Ouro (divisão de acesso ao NBB CAIXA), a equipe da serra gaúcha debutou na elite do basquete brasileiro alcançando às oitavas de final, o que colocou um time do Rio Grande do Sul em um playoff de campeonato nacional após quase 20 anos.
“O sentimento é de satisfação. Muitos anos trabalhando, buscando chegar no nível mais alto do basquete brasileiro e descobrir o quanto conseguimos crescer, alcançar o nosso limite. Os playoffs mostraram isso, o enfrentamento, a mobilização e principalmente o potencial para crescer ainda mais. Ter a possibilidade de administrar o trabalho como idealizador do projeto e viver experiências significativas como profissional, não tem maior valor e recompensa do que esta.”, afirmou o técnico Rodrigo Barbosa, do Caxias.
A última vez em que um clube gaúcho chegou a um mata-mata de nacional foi em 1997, quando o Corinthians/Pony, de Santa Cruz do Sul (RS), comandado pelo lendário Ary Vidal, foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro pelo segundo ano consecutivo ao chegar à final e perder para o tradicional Franca Basquete.
Com campanha de nove vitórias em 28 partidas, o Caxias terminou a fase de classificação do NBB CAIXA em 11º lugar e enfrentou ninguém menos que o tricampeão UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, semifinalista desta edição. A série começou expressiva vitória no lotado Ginásio Vasco da Gama (101 a 78), mas o time candango ganhou os três jogos seguintes e venceu a série por 3 a 1.
Apesar da eliminação nas oitavas, a equipe do técnico Rodrigo Barbosa conquistou um feito que somente quatro equipes fizeram em toda a história do NBB CAIXA, que é chegar aos playoffs logo em sua temporada de estreia na competição, assim como fez o outro estreante desta edição, o Universo/Vitória.
Além disso, o Caxias colocou um representante do Rio Grande do Sul nos playoffs pela primeira vez na história do NBB CAIXA – o último gaúcho foi o Bira/Lajeado, em 2009/2010, que não se classificou ao mata-mata. De quebra, a Região Sul voltou a figurar nos 12 melhores da competição depois de quatro temporadas – o último foi o Joinville (SC), que chegou às quartas da edição 2011/2012.
Na próxima temporada, o Caxias busca alcançar voos ainda mais altos. A equipe segue se movimentando e buscando reforços no mercado. Ainda sem novos nomes, já é certo que dois atletas não seguirão no time. O armador Gustavinho, que acertou com o Solar Cearense, e o ala Alex Oliveira, novo contratado do UniCEUB/Cartão BRB/Brasília.
“Para próxima temporada esperamos crescer mais. Não sei onde podemos chegar, nosso grande objetivo é crescer passo a passo, com os pés no chão, melhorar nossa estrutura, se fortalecer como time e continuar com a comunidade ao nosso lado. Tenho certeza que conseguindo realizar as coisas no tempo certo, podemos buscar uma melhor classificação.”, completou o comandante do time gaúcho.