HOJE
Um novo Franca
Por Liga Nacional de Basquete
Com elenco completamente reformulado e nova estrutura organizacional, Franca convoca imprensa e apresenta novidades para temporada 2015/2016
Um novo Franca Basquete está na área. Na última sexta-feira, o clube realizou uma coletiva de imprensa no Salão Luciana Botto, na sede da ACIF, em Franca (SP), e apresentou suas novidades para a temporada 2015/2016, tanto em questão de elenco – foram oito novos contratados – como na estrutura organizacional e nova diretoria da equipe.
Dentro de quadra, o esquadrão da Capital do Basquete, ainda sob o comando do experiente técnico Lula Ferreira, está com o plantel completamente diferente em relação à temporada passada e apresentou oito novas caras.
São elas os armadores Thiaguinho e Matheus Costa, e o ala/armador Cauê Borges e o ala Schneider, todos ex-Liga Sorocabana, o jovem ala Bruno Irigoyen, que estava no Minas, o ala/pivô Erick Camilo, ex-Basquete Cearense, o pivô Douglas Kurtz (ex-Pinheiros), e o pivô Thiago Mathias, vindo do Paschoalotto/Bauru.
Além dos recém chegados, quatro jogadores das categorias de base foram mantidos na equipe e serão utilizados no elenco adulto: Alexey Borges, Pedro Mendonça, João Pedro Demétrio e Eduardo Marques. O ala Antônio Elpídio, que atualmente defende a Seleção Brasileira no Universíade, foi o único nome a permanecer no time adulto em relação ao elenco anterior.
“Acredito em cada um dos atletas que está aqui hoje. Eles foram escolhidos a dedo e com muito carinho por fazerem parte da filosofia do basquete francano. Vamos treinar pesado e honrar a história do Franca Basquete”, disse o técnico Lula Ferreira.
Fora das quatro linhas
Deixando de lado a bola e a quadra, o Franca também tem novidades. Com forte apoio do Magazine Luiza, um dos responsáveis pelo novo projeto do clube, foi criado um comitê gestor formado por empresários da cidade, que tinham como missão reestruturar a equipe francana e primeiramente conseguiu honrar os salários dos atletas então contratados.
“Após algumas reuniões, os atletas, com muito apoio do Lula, Helinho e Figueroa, aceitaram permanecer honrando a camisa francana durante a temporada passada recebendo 50% do valor de contrato. Naquele momento, poderíamos ter visto o clube fechando as portas, mas os jogadores escolheram ficar e defender as cores do Franca Basquete. Terminamos o NBB na quinta colocação e com a vaga na Sul-Americana. Esses atletas foram guerreiros. Só uma cidade com a história de Franca no basquete conseguiria isso”, disse Carlos Renato Donzelli, diretor da holding do Magazine Luiza.
Carlos Renato Donzelli, por sua vez, enalteceu a parceria com a CRED-ACIF, pois, através da mesma, o comitê conseguiu um empréstimo de R$ 900 mil reais para quitar as dívidas, que chegavam a quase R$ 2 milhões, e assim reerguer o time da Capital do Basquete. Com a negociação junto aos credores, que aceitaram reduzir o valor do déficit, a situação financeira do clube foi resolvida e uma gestão profissional foi implantada no Franca Basquete.
O antigo conselho deliberativo foi licenciado e criou-se, então, uma nova forma de governança no clube. Um novo conselho deliberativo foi formado, com representantes da ACIF, Sindifranca, Prefeitura Municipal de Franca, Conselho Consultivo, Magazine Luiza e OAB.
Com os membros nomeados, o conselho deliberativo elegeu a nova diretoria do Franca Basquete para o triênio 2015/2018: Luis Aurélio Prior, como presidente, Alexandre Lima Rezende, como vice-presidente, Samuel Lima Carvalho, como primeiro tesoureiro, José Alexandre Carmo Jorge, como segundo tesoureiro e Hélio Rubens Garcia Filho, o Helinho, como gerente executivo. Criou-se também o Conselho Consultivo e o Conselho Fiscal para fechar a governança do clube com uma formação profissional e hierárquica.
Outra preocupação do comitê gestor foi a criação de um planejamento de marketing e de um plano de ações sociais para fortificar ainda mais o basquete na cidade reforçar o título de Franca como Capital do Basquete. Carlos Renato informou aos presentes que o Franca Basquete assinou contrato uma das mais conceituadas empresas de marketing esportivo do mundo. “Agora o clube possui um parceiro de peso na busca por novos patrocinadores”, declarou.