#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Um novo leão

28-12-2016 | 10:00
Por Liga Nacional de Basquete

Um dos estreantes deste NBB CAIXA, Campo Mourão tem começo histórico, conquista vitórias expressivas em 2016 e confia: “podemos ganhar de qualquer um”

Apresentação Campo Mourão no Ginásio Belin Carolo

Com forte apoio de sua torcida, Campo Mourão surpreendeu na primeira leva de jogos do NBB CAIXA 16/17 (Valmir de Lara/Campo Mourão)

Uma equipe nova em especial chamou a atenção na primeira parte do NBB CAIXA 2016/2017: o Campo Mourão Basquete. Um dos estreantes da atual edição, a equipe do interior paranaense veio da Liga Ouro 2016 e está fazendo bonito na elite do basquete brasileiro, com campanha histórica no maior campeonato do país.

O peso de ser um “caçula” dentre os gigantes da elite pareceu não ter sido sentido pelos mourãoenses. Logo na primeira temporada, a equipe do técnico Emerson de Souza conseguiu vitórias incríveis: tirou a invencibilidade do Universo/Vitória e ainda superou Vasco da Gama, Brasília e EC Pinheiros fora de casa.

+Aperto o play: veja Betinho e Andrezão representando Campo Mourão no Desafio Joga Junto

Sétimo colocado, o Leão do Paraná atingiu o melhor início de um estreante vindo da Liga Ouro na história, com campanha de seis vitórias em 11 partidas (54,6% de aproveitamento), a mesma de Bauru e Franca. O desempenho supera os inícios de Rio Claro, Caxias e Vasco da Gama, todos vindos da Divisão de Acesso, em suas temporadas de estreia no NBB CAIXA.

Emerson de Souza, técnico do Campo Mourão

“Esse comprometimento nos proporcionou esse momento tão especial”, disse o técnico do Campo Mourão (Alex Tavares/LNB)

“É um momento muito especial para o nosso projeto e para a cidade. Assumimos o compromisso de herdar a vaga da Liga Ouro e estamos fazendo por merecer. Isso só nos faz acreditar que podemos chegar ainda mais longe. Só tenho a agradecer a esses atletas, que entenderam o momento do projeto, que está em construção. Esse comprometimento de todos aqui nos proporcionou esse momento tão especial”, comentou Emerson de Souza.

Mais do que os bons resultados, a equipe virou sensação em Campo Mourão. A cidade é a menor dentre os filiados da Liga Nacional de Basquete (LNB) atualmente, com cerca de apenas 90 mil habitantes. Mas mesmo com este cenário, o apoio do torcedor vem sendo incondicional, e o Ginásio Belin Carolo vem recebendo uma excelente média de público nas partidas.

“Todos da equipe defendem a cidade de Campo Mourão com muito prazer. Não só a cidade, mas também o Estado do Paraná e a Região Sul. Todos lá nos receberam com uma energia impressionante. O torcedor vem lotando o ginásio e não esperávamos tudo isso com tanta força. A equipe está se conhecendo ainda, são 12 jogadores que nunca jogaram juntos. Os resultados nos dão confiança para saber que podemos ganhar de qualquer um”, analisou o armador Cauê Verzola.

Comemoração Campo Mourão

“Todos defendem a cidade com o maior prazer”, disse Cauê Verzola, herói da última vitória do Campo Mourão (Alex Tavares/LNB)

Apesar do ótimo momento, a equipe mourãoense prefere manter os pés no chão e pensar jogo a jogo. Diante de um campeonato tão equilibrado, qualquer resultado é possível. Por isso, trabalhar “quietinho” é um dos segredos do Leão do Paraná, assim como revelou o armador Cauê Verzola, herói da última vitória do time em 2016, contra o EC Pinheiros em São Paulo (SP), por 78 a 76.

+Confira como foi a última vitória do Campo Mourão sobre o Pinheiros em São Paulo

“Apesar dos bons resultados, sabemos que precisamos seguir concentrados e ter a consciência do nível do campeonato. Não gosto de criar expectativas, principalmente a médio e longo prazo. Nossa equipe teve problema com jogadores lesionados e seguiremos pensando jogo a jogo. O Emerson sempre frisa isso. Estamos trabalhando com muito carinho, quietinhos na nossa, e isso vem sendo muito importante”, finalizou Cauê Verzola.

Comemoração Betinho, Campo Mourão

Campo Mourão abrirá 2017 com três partidas no Belin Carolo (Valmir de Lara/Campo Mourão)

O Campo Mourão entrará em quadra novamente pelo NBB CAIXA somente no dia 06 de janeiro (sexta-feira), diante do atual campeão sul-americano Mogi das Cruzes/Helbor, no Ginásio Belin Carolo, no interior paranaense, às 20h15. Depois terão confrontos diretos contra Gocil/Bauru e Franca/Magazine Luiza, nos dias 10 e 12, também em casa.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.