HOJE
Um show de imagens
Por Liga Nacional de Basquete
Durante o Jogo das Estrelas, LNB organizou um workshop com fotógrafo da NBA, Ned Dishman, que teve a participação de 23 fotógrafos de todo o País
A Liga Nacional de Basquete (LNB) organizou durante o Jogo das Estrelas do NBB 2011, em Franca (SP), um workshop com o fotógrafo da NBA, Ned Dishman. Na sexta-feira (dia 28) e no sábado (29), Dishman orientou o curso, que contou com a presença de 23 fotógrafos de alguns dos principais veículos de comunicação do País. O NBB é um campeonato organizado pela LNB, em parceria com a Rede Globo, e patrocínio da Eletrobras, Caixa e Penalty.
Fotógrafo oficial do Washington Wizards (NBA) e do Washington Redskins (NFL), Dishman pôde passar toda a sua experiência aos profissionais brasileiros. Utilizando um estilo de iluminação diferenciado nos ginásios e anos de experiência produzindo imagens com câmeras acionadas por controles remotos, o norte-americano vem se tornando uma das principais referências da fotografia de basquete mundial.
O workshop foi dividido em dois momentos. O primeiro foi realizado em uma das salas de aula da Unifran (Universidade de Franca), onde Dishman teve a oportunidade de expor desde os princípios básicos para uma boa foto de basquete até os modernos e inovadores equipamentos de produção fotográfica nas arenas. O fotógrafo trouxe uma série de equipamentos para que os alunos pudessem praticar durante todo o evento.
A segunda parte do curso foi no Ginásio Pedrocão, local do Jogo das Estrelas do NBB. Em quadra, Dishman orientou os fotógrafos sobre o posicionamento que eles devem ter para captar as melhores imagens de ação durante uma partida. Além disso, mostrou a todos como posicionar as câmeras na tabela, em busca de fotos dentro do garrafão, e instalar os flashes no ginásio, que permitem imagens mais nítidas mesmo com pouca iluminação.
O resultado desse workshop já foi possível de ser visto através das fotos que todos os fotógrafos puderam fazer durante o evento. “Fico muito feliz em poder contribuir com o processo de evolução do basquete brasileiro e desse grande projeto chamado NBB. É uma grande recompensa para mim, ver o interesse dos fotógrafos em aprender e o resultado imediato do aprendizado deles”, comentou no norte-americano.
Para Dishman, o workshop não poderia ter sido feito numa data melhor, já que o Jogo das Estrelas permitiu a captação de diversas imagens. “A atmosfera do ginásio e o entusiasmo do público realmente me surpreenderam. A interação entre os jogadores e a torcida também foi incrível. Foi pura diversão. Todos se divertiram”, comentou.