#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Um só caminho

14-11-2016 | 06:06
Por Liga Nacional de Basquete

Vindos de derrota na última rodada, Basquete Cearense e Minas entram em quadra nesta terça, em Fortaleza, na busca pela reabilitação

Davi ficou em quadra por 33 minutos e mostrou ótima produção (delima/dubem)

Mesmo com grande atuação de Davi Rossetto, o Basquete Cearense estreou no NBB CAIXA 16/17 com derrota (delima/dubem)

Derrotados em suas últimas partidas no NBB CAIXA 2016/2017, Solar Cearense e Minas entram em quadra, nesta terça-feira (15/11), apenas atrás da vitória. Às 20h30 (de Brasília), no último jogo do dia, a equipe nordestina receberá os mineiros, no Ginásio Paulo Sarasate, em busca de seu primeiro triunfo na temporada, enquanto o time comandado por Cristiano Grama tenta voltar a ter campanha positiva nesta edição.

Após quase sete meses sem atuar oficialmente no Ginásio Paulo Sarasate, o Basquete Cearense enfim reencontrará sua apaixonada torcida. Na edição passada, o apoio dos cearenses foi fundamental para o elenco comandado por Alberto Bial. Na fase de classificação, a equipe nordestina venceu oito dos últimos nove jogos que fez em casa, resultados muito importantes para grande campanha do time, que terminou na quarta colocação na tabela e avançou direto às quartas de final dos playoffs.

“Jogaremos diante do nosso torcedor. Isso é uma motivação a mais para que façamos uma boa partida Precisamos nos reabilitar no campeonato e nada melhor do que jogar em casa para buscar isso”, disse Marcus Toledo, ala do Basquete Cearense.

+Clique e confira a matéria completa da partida entre Pinheiros e Basquete Cearense

Neste NBB CAIXA, o início não foi positivo para os cearenses. Após quase um mês de preparação na China, o elenco da equipe voltou ao Brasil e ficou direito em São Paulo (SP), concentrado para estreia, mas acabou derrotado, por 80 a 74, na partida contra o EC Pinheiros.

Apesar da derrota, o torcedor do Basquete Cearense pode ter uma amostra do potencial de seu elenco para esta temporada. Melhor armador do último NBB CAIXA, Davi Rossetto começou a competição disposto a manter seu prêmio, com 15 pontos anotados, oito rebotes alcançados e seis assistências distribuídas. Outro atleta de destaque na estreia foi Gruber, uma das contratações da equipe, que terminou a partida com 13 pontos.

“Esse jogo contra o Minas, para mim, é o início do NBB propriamente dito, porque encarei a partida contra o Pinheiros com muitas reservas. Acredito que, da forma como nós nos preparamos, começa o verdadeiro campeonato pra gente. Finalmente poderemos fazer o primeiro jogo dentro de casa, no nosso reduto, depois de tanto tempo fora, no exterior”, comentou o técnico do Basquete Cearense, Alberto Bial.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

Rodgers, do Minas

Uma das contratações do Minas para temporada, Scott Rodgers foi o cestinha do time nas duas primeiras rodadas (Orlando Bento/MTC)

Já o Minas estreou no NBB CAIXA 2016/2017 com o pé direito. Empurrado pelo seu torcedor, a equipe bateu o Banrisul/Caxias do Sul, por 83 a 63. Infelizmente para os mineiros, a campanha positiva não se estendeu ao segundo jogo, quando, novamente dentro de casa, o time comandado por Cristiano Grama foi derrotado pelo Vasco da Gama, por 85 a 83, na prorrogação.

“O time do Basquete Cearense é uma equipe que joga muito em transição. Eles correm muito, arremessam muito de três pontos e, consequentemente, o volume de jogo está sempre muito alto. Fora isso, eles têm bons jogadores, como o Davi, que foi eleito o melhor armador do ano passado, reforçaram o time com o Gustavinho, que é um armador experiente. É um time com um garrafão bom, com alas experientes. Eles estão com um time bem montado e com essa proposta”, declarou Pedro Macedo, ala/pivô do Minas.

+Clique e confira a matéria completa da partida entre Minas e Vasco

Para a felicidade do torcedor do Minas, a dupla norte-americana contratada pela equipe parece que renderá bons frutos. O ala/armador Scott Rodgers foi o cestinha do time nos dois primeiros jogos, com 19 e 23 pontos, respectivamente, além de distribuir seis assistências em cada uma das partidas. Já Drew Maynard teve média de 17,0 pontos e 8,0 rebotes nas duas primeiras rodadas.

Além da dupla norte-americana, o Minas contará com outra contratação de peso para temporada 2016/2017. O armador Paulinho Boracini, que disputou o último NBB CAIXA pelo Gocil/Bauru Basket, estará a disposição do técnico Cristiano Grama e poderá fazer sua estreia pelo time mineiro nesta terça.