HOJE
Um só caminho
Por Liga Nacional de Basquete
Vindos de derrota na última rodada, Basquete Cearense e Minas entram em quadra nesta terça, em Fortaleza, na busca pela reabilitação

Mesmo com grande atuação de Davi Rossetto, o Basquete Cearense estreou no NBB CAIXA 16/17 com derrota (delima/dubem)
Derrotados em suas últimas partidas no NBB CAIXA 2016/2017, Solar Cearense e Minas entram em quadra, nesta terça-feira (15/11), apenas atrás da vitória. Às 20h30 (de Brasília), no último jogo do dia, a equipe nordestina receberá os mineiros, no Ginásio Paulo Sarasate, em busca de seu primeiro triunfo na temporada, enquanto o time comandado por Cristiano Grama tenta voltar a ter campanha positiva nesta edição.
Após quase sete meses sem atuar oficialmente no Ginásio Paulo Sarasate, o Basquete Cearense enfim reencontrará sua apaixonada torcida. Na edição passada, o apoio dos cearenses foi fundamental para o elenco comandado por Alberto Bial. Na fase de classificação, a equipe nordestina venceu oito dos últimos nove jogos que fez em casa, resultados muito importantes para grande campanha do time, que terminou na quarta colocação na tabela e avançou direto às quartas de final dos playoffs.
“Jogaremos diante do nosso torcedor. Isso é uma motivação a mais para que façamos uma boa partida Precisamos nos reabilitar no campeonato e nada melhor do que jogar em casa para buscar isso”, disse Marcus Toledo, ala do Basquete Cearense.
+Clique e confira a matéria completa da partida entre Pinheiros e Basquete Cearense
Neste NBB CAIXA, o início não foi positivo para os cearenses. Após quase um mês de preparação na China, o elenco da equipe voltou ao Brasil e ficou direito em São Paulo (SP), concentrado para estreia, mas acabou derrotado, por 80 a 74, na partida contra o EC Pinheiros.
Apesar da derrota, o torcedor do Basquete Cearense pode ter uma amostra do potencial de seu elenco para esta temporada. Melhor armador do último NBB CAIXA, Davi Rossetto começou a competição disposto a manter seu prêmio, com 15 pontos anotados, oito rebotes alcançados e seis assistências distribuídas. Outro atleta de destaque na estreia foi Gruber, uma das contratações da equipe, que terminou a partida com 13 pontos.
“Esse jogo contra o Minas, para mim, é o início do NBB propriamente dito, porque encarei a partida contra o Pinheiros com muitas reservas. Acredito que, da forma como nós nos preparamos, começa o verdadeiro campeonato pra gente. Finalmente poderemos fazer o primeiro jogo dentro de casa, no nosso reduto, depois de tanto tempo fora, no exterior”, comentou o técnico do Basquete Cearense, Alberto Bial.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

Uma das contratações do Minas para temporada, Scott Rodgers foi o cestinha do time nas duas primeiras rodadas (Orlando Bento/MTC)
Já o Minas estreou no NBB CAIXA 2016/2017 com o pé direito. Empurrado pelo seu torcedor, a equipe bateu o Banrisul/Caxias do Sul, por 83 a 63. Infelizmente para os mineiros, a campanha positiva não se estendeu ao segundo jogo, quando, novamente dentro de casa, o time comandado por Cristiano Grama foi derrotado pelo Vasco da Gama, por 85 a 83, na prorrogação.
“O time do Basquete Cearense é uma equipe que joga muito em transição. Eles correm muito, arremessam muito de três pontos e, consequentemente, o volume de jogo está sempre muito alto. Fora isso, eles têm bons jogadores, como o Davi, que foi eleito o melhor armador do ano passado, reforçaram o time com o Gustavinho, que é um armador experiente. É um time com um garrafão bom, com alas experientes. Eles estão com um time bem montado e com essa proposta”, declarou Pedro Macedo, ala/pivô do Minas.
+Clique e confira a matéria completa da partida entre Minas e Vasco
Para a felicidade do torcedor do Minas, a dupla norte-americana contratada pela equipe parece que renderá bons frutos. O ala/armador Scott Rodgers foi o cestinha do time nos dois primeiros jogos, com 19 e 23 pontos, respectivamente, além de distribuir seis assistências em cada uma das partidas. Já Drew Maynard teve média de 17,0 pontos e 8,0 rebotes nas duas primeiras rodadas.
Além da dupla norte-americana, o Minas contará com outra contratação de peso para temporada 2016/2017. O armador Paulinho Boracini, que disputou o último NBB CAIXA pelo Gocil/Bauru Basket, estará a disposição do técnico Cristiano Grama e poderá fazer sua estreia pelo time mineiro nesta terça.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca