#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Um vai, outro fica

27-11-2013 | 06:52
Por Liga Nacional de Basquete

Donos de campanhas iguais no NBB6, Mogi das Cruzes e Pinheiros se enfrentam, nesta quinta, para ver quem se aproxima ainda mais do topo da tabela de classificação

As duas equipes estão empatadas na terceira posição. E aí? Quem sobe? (Montagem/LNB)

Junto de Flamengo e São José, Mogi e Pinheiros estão empatados na terceira posição. E aí? Quem fica pelo caminho? (Montagem/LNB)

Três vitórias em quatro partidas. Esta é a campanha tanto de Mogi das Cruzes/Helbor, quanto de Pinheiros/SKY, que nesta quinta-feira, estarão frente a frente para desempatar a parada e decidir quem sobe na tabela de classificação do NBB. O duelo será no Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP), às 20h00.

Com o mesmo retrospecto estão São José/Unimed e Flamengo, também empatados na terceira posição com mogianos e pinheirenses. Os joseenses terão folga nesta rodada, enquanto os rubro-negros receberão em seu ginásio a Liga Sorocabana, time que ainda não conquistou nenhuma vitória no campeonato.

O Mogi das Cruzes vai para o duelo diante do atual campeão da Liga das Américas vivendo ótima fase. A equipe do Alto Tietê vem de duas vitórias consecutivas, ambas conquistadas fora de casa, sobre Universo/Goiânia e Uniceub/BRB/Brasília. Mesmo se tratando de um confronto conntra a equipe de Leandrinho Barbosa, o técnico espanhol Paco García afirmou que não mexerá no esquema defensivo do Mogi, por conta da extrema qualidade dos outros atletas do Pinheiros.

“Não vamos fazer nenhum tipo de mudança no nosso sistema de jogo. Trabalhamos com um esquema de marcação e é assim que vamos jogar. Se focarmos nossa atenção em um jogador, eles tem outras qualidades individuais que podem decidir o jogo como Shamell, Rafael Mineiro e Joe Smith. Teremos que implantar o nosso sistema, já vencemos essa equipe, respeito muito o trabalho de Cláudio Mortari e certamente será um grande jogo de basquete”, analisou Paco García.

O Pinheiros nunca perdeu para o Mogi em confrontos válidos pelo NBB (Guilherme Peixinho/Divulgação)

O Pinheiros nunca perdeu para o Mogi em confrontos válidos pelo NBB (Guilherme Peixinho/Divulgação)

O clima pelos lados do Pinheiros também não poderia estar melhor. O clube da capital paulista está embalado, vindo de três vitórias consecutivas, uma delas diante do atual campeão Flamengo, na estreia de Leandrinho, por 74 a 62. Vice-líder em assistências no NBB 2013/2014, com média de 6,67 por jogo, o ala/armador norte-americano Joe Smith também não quer mudar a maneira de jogar e prefere manter o estilo de jogo para seguir vencendo na temporada.

“Temos que jogar como estamos fazendo. Como uma equipe, com marcação forte e muita concentração e foco”, comentou Smith.

Nas duas partidas realizadas entre as duas equipes na edição passada do NBB – temporada da estreia do Mogi – os pinheirenses levaram a melhor nas duas. Outro elemento que deixa o duelo ainda mais quente é a acirrada disputa que os dois times protagonizaram no Campeonato Paulista.

Personagens de uma das séries quartas de final, Pinheiros e Mogi das Cruzes decidiram quem avançaria às semifinais do Estadual apenas no quinto e crucial jogo, vencido pelo clube da capital. Tomando como base o confronto no Paulista, o ala/pivô Rafael Mineiro sabe da dificuldade que terá no duelo desta quinta-feira.

“Será um jogo muito difícil. A equipe de Mogi é muito forte e já provou isso no Campeonato Paulista. Precisamos ter muita atenção. Eles têm muitos jogadores bons, como o Bábby e o Guilherme Filipin”, comentou o camisa 12 do Pinheiros.