#JOGAJUNTO

LDB

Uma lição especial

29-12-2012 | 09:58
Por Liga Nacional de Basquete

Uma das grandes revelações do basquete brasileiro, Lucas Dias diz que aprendeu muito com uma situação específica na última LDB

Depois da LDB, muita coisa aconteceu na carreira do jovem Lucas Dias (Bruno Spada/LNB)

A derrota para o Flamengo, na estreia da primeira Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), não sai da memória do ala/pivô do Pinheiros/SKY, Lucas Dias. O atleta, que tinha apenas 16 anos na época, teve a chance de acertar lances livres decisivos, que poderiam dar a vitória ao seu time, mas a bola não entrou.

Lucas relembra muito bem o lance e a decepção de não ter acertado os arremessos, mas compreende que a partir daquele momento o basquete deixou de ser um simples jogo para tornar-se seu grande objetivo de vida.

“Fiquei um pouco cabisbaixo aquele dia. Se tivéssemos vencido o Flamengo, na estreia, poderia ter mudado todo o contexto do campeonato. Depois daquele dia, pensei muito, trabalhei bastante e tirei uma lição muito especial”, disse o jogador. “Mas talvez se eu tivesse acertado aqueles arremessos, eu não estaria aqui hoje. Não dá para saber”, brincou.

Depois da disputa da primeira LDB, muita coisa aconteceu na vida de Lucas Dias. O atleta, natural de Bauru, participou do Jordan Classic, um dos principais torneios de base nos Estados Unidos, ganhou o título de MVP (Jogador mais Valioso), chegou à Seleção Brasileira Sub-18 (acima da sua categoria) e passou a frequentar cada vez mais os treinos da equipe principal, cheia de estrelas do basquete brasileiro.

“No adulto a coisa é diferente. Só que cada dia eu ganho mais experiência treinando com os atletas mais velhos. O Márcio, o Fernando Penna, o Paulinho Boracini, principalmente, que fica sempre me incentivando a fazer as ‘bolinhas’ que ele pede. Isso é muito bom para minha carreira”, comentou Lucas.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com o Ministério do Esporte.