HOJE
O primeiro grego
Por Liga Nacional de Basquete
Nascido na Grécia, Rafail Lanaras, ala de 22 anos que estava na França, reforça o elenco do União Corinthians para a temporada 2024/25 do NBB CAIXA
O NBB CAIXA terá o primeiro jogador grego em sua história. Rafail Lanaras foi anunciado como reforço do União Corinthians para a temporada 2024/2025. O ala de 22 anos estava defendendo o Rueil Athletic Club, da França, antes de aceitar o convite para atuar pela primeira vez no basquete brasileiro.
“Vestir a camisa de um dos maiores times do Brasil e jogar em uma das Ligas mais competitivas do mundo é um sonho que se tornou realidade para mim. Não vejo a hora de jogar para a melhor torcida do Brasil e fazer o melhor que eu puder. Vamos fazer história juntos”, afirmou Lanaras, em um vídeo postado nas redes sociais do União Corinthians.
A energia defensiva, leitura de jogo, o trabalho em pick and roll e na criação de arremessos são características que o jogador traz para o União Corinthians. Antes de atuar pelo Rueil Athletic Club, Lanaras defendeu Promitheas Patras e Rethymno Cretan Kings, ambos da Grécia, e LOK Bernau, da Alemanha, além do LDLC Asvel, da França.
+ Gabriel Jaú deixa o Flamengo e vai atuar no basquete da Grécia
Lanaras demonstrou conhecimento em relação ao basquete brasileiro. “O Brasil é uma nação muito respeitada e forte no basquete, com uma grande seleção ao longo dos anos e cheia de jogadores muito famosos como Oscar Schmidt, Marcelinho Huertas, Tiago Splitter e Raul Neto”, afirmou. “É uma liga realmente competitiva com jogadores e treinadores de alto nível. Uma das melhores da América do Sul”, completou.
Ver essa foto no Instagram
Diretor de basquete do União Corinthians, Diego Puntel confia que Lanaras é um grande acréscimo para o elenco do técnico Rodrigo Silva, que renovou o seu contrato recentemente. “É um atleta que vem com todo o gás para jogar no Brasil pela primeira vez. Apesar de jovem, passou por grandes clubes da França e da Grécia, que são ligas muito fortes. Temos confiança que vai agregar muito para a equipe”, afirmou.
Felipe Vezaro havia sido o primeiro reforço do União Corinthians, que depois fechou com o argentino Jony Machuca, de 35 anos, que volta ao Brasil após defender o Bauru Basket na temporada 2022/23. O armador tem como principal característica o arremesso do perímetro. Em sua passagem pelo NBB CAIXA, ele registrou médias de 11 pontos, 2,8 rebotes, 4,2 assistências e 12,8 de eficiência.
+ Unifacisa se reforçar com dois americanos para o NBB CAIXA
Além de trazer o experiente armador, União Corinthians renovou o contrato do garoto Thaylor Fagundes. A promessa do basquete brasileiro de apenas 18 anos, que foi formada pelo projeto Cestinha e nas categorias de base da equipe gaúcha, estará à disposição da comissão técnica. Em sua primeira temporada do NBB CAIXA, o armador anotou seu recorde pessoal de 12 pontos, ganhando diversas oportunidades, inclusive, no time titular.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.