#JOGAJUNTO

NBB Caixa

A uniãofaz a força

29-05-2017 | 05:35
Por Liga Nacional de Basquete

Gustavo De Conti usa todos os atletas disponíveis, e jogo coletivo prevalece mais uma vez em vitória do Paulistano no Jogo 1 contra Bauru: “todos estão prontos para jogar”

Gustavo De Conti, Renato, Yago e Arthur Pecos, do Paulistano

É fácil questionar como uma equipe sem nenhum “superstar” chegou até uma Final de campeonato. E para responder a essa pergunta, o técnico Gustavo De Conti usa não só um, mas 12 argumentos: 12 atletas prontos para jogar.

Pois é, foi apostando no jogo coletivo que o Paulistano/Corpore chegou às Finais do NBB CAIXA e ainda ganhou o Jogo 1 contra o “estrelado” e experiente Gocil/Bauru Basket, de Jefferson William, Alex Garcia e Léo Meindl, por 82 a 78.

Em grande tarde, o Paulistano contou com ótima produção coletiva para abrir 1 a 0 na série melhor de cinco da decisão. Gustavo De Conti promoveu a entrada de todos os seus 12 atletas disponíveis e viu cinco deles pontuarem em dígitos duplos: Yago (14), Hure (13), Lucas Dias (13), Pecos (12) e Guilherme (10).

Mas acontecimentos tão importantes quanto os pontos não são vistos nas estatísticas. Vindo do banco, Eddy acertou duas bolas de 3 pontos importantíssimas no segundo quarto (vídeo abaixo), além de contribuir muito na defesa, assim como fez Jhonatan, que fez seus únicos pontos na partida em um arremesso de 3 pontos no começo do período final.

A garotada também deixou sua marca. O pivô Pedrão, de 21 anos, ficou longo tempo sem entrar em quadra e foi colocado em ação no finalzinho do segundo período para defender a penúltima posse do Bauru. O jogador sofreu uma falta de ataque crucial e recuperou a bola para o Paulistano. Pouco antes, Victor André foi colocado em ação e também cavou uma falta de ataque bastante importante para o momento.

+Saiba mais: Yago Matheus se torna o mais jovem da história a pontuar em Finais

“Treinamos em ritmo de jogo, então todos os nossos jogadores estão prontos para jogar. O bom desempenho do Yago não é por acaso, ele está treinando bem, tem talento individual e está treinando para aproveitar as oportunidades. Já aconteceu com o Gemadinha também. O Pedrão, que não entrava há uns 20 jogos, entrou e cavou uma falta de ataque muito importante naquele momento. Treinamos para todos estarem prontos e cada um contribuir da sua maneira. Não dá para exigir que o Vitão vá fazer 30 pontos, mas ele vai fazer o trabalho dele”, declarou o comandante do Paulistano.

Em termos de protagonismo, “os caras” do Paulistano foram o garoto Yago Matheus, de 18 anos, que fez 14 pontos e foi responsável por lances de muito efeito, e o experiente ala/pivô argentino Daniel Hure, autor de 13 pontos e uma defesa implacável em cima do cestinha bauruense Jefferson William.

Já em termos de estatísticas em geral, os cestinhas do Paulistano são Lucas Dias (13,0 pontos por jogo) Georginho (11,0 ppj), Arthur Pecos (9,9 ppj) e Guilherme (9,7 ppj). Os números fazem com que o clube alvirrubro seja um dos únicos do campeonato a ter seu anotador máximo com média inferior a 14,0 pontos, algo que só acontece com Franca Basquete, Solar Cearense e LSB/Uniso.

O ótimo desempenho coletivo alvirrubro, no entanto, funcionou durante 35 minutos. Depois de ficar com 22 pontos restando sete minutos para o fim do jogo (74 a 52), o time da capital paulista sofreu uma reação impressionante e viu o Bauru voltar para o jogo após uma corrida de 14 a 0. A diferença caiu para quatro pontos no final do confronto, mas os donos da casa seguraram a pressão e venceram por 82 a 78.

“Esse final de jogo foi ótimo para nós, porque mostrou como o time de Bauru é: competitivo, não desiste e com jogadores de qualidade absurda. Foi ótimo para colocarmos os pés no chão e entendermos que a realidade não é a vantagem de 20 pontos que abrimos, e sim os quatro pontos que terminou. Tiramos de lição que não podemos fazer tantas besteiras na frente de caras como Alex, Jefferson, Léo Meindl, Shilton. A reação deles foi boa para ficarmos ligados o tempo todo”, concluiu Gustavo De Conti.

+Saiba mais: “Polivalente”, Daniel Hure tem papel crucial na vitória do Paulistano

Agora, o forte grupo do Paulistano terá a chance de ampliar a vantagem na série já nesta sexta-feira (02/06), no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 19h30, com transmissão ao vivo dos canais SporTV. O Jogo 3 será no domingo (04/06), no Ginásio ‘Gigantão’, em Araraquara (SP), às 14h35, com transmissão simultânea da Band e do SporTV.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.