#JOGAJUNTO

LDB

A Uniãofez a força

Minas MIN 63
x
68 União Corinthians UCO
16
1ºQ
X
23
23
2ºQ
X
12
11
3ºQ
X
16
13
4ºQ
X
17

Gávea (RJ)

13 de setembro de 2018
Por Liga Nacional de Basquete

Com grande último quarto, União Corinthians vence Minas e conhece seu primeiro triunfo na LDB 2018

DOCUMENTOS:
Súmula
63
-8 POSIÇÕES
9º Colocado (*)
X
68
-5 POSIÇÕES
6º Colocado (*)
63
PTS
68
8
A3C
7
13
A2C
17
13
LLC
13
48
RT
52
11
ASS
16

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Pode comemorar, torcedor gaúcho. O Cigha/União Corinthians conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete. Na tarde desta quinta-feira, a equipe da tradicional Santa Cruz do Sul (RS) superou o Minas Tênis Clube, por 68 a 63, e soltou o grito da vitória pela primeira vez na competição.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Põe na conta: Com o resultado, o União Corinthians conheceu sua primeira vitória em quatro partidas na LDB 2018 (25% de aproveitamento). Já o Minas segue como único time sem saber o que é vencer na competição, agora com quatro resultados negativos em quatro oportunidades.

Fala aí, comandante: “É um resultado muito importante para motivar ainda mais nossa equipe. Focamos muito nesse jogo, pois sabíamos que era um duelo chave. Os meninos estão de parabéns porque se doaram muito. Tivemos atleta lesionado no primeiro dia indo para o jogo no sacrifício, que foi o caso do Camilo, então todos mereceram muito essa vitória”, disse o técnico do União Corinthians, Athos Calderaro.

Bola nele: Para sair de quadra vencedor, o clube gaúcho contou com atuação expressiva do ala Aquiles, que anotou um sonoro duplo-duplo de 25 pontos e 14 rebotes e ainda contribuiu com seis assistências e cinco roubos de bola. Esses números renderam a ele um total de 32 de eficiência, maior marca da carreira do atleta.

Fala aí, Aquiles: “Aprendi muito nos seis meses que fiquei no Corinthians e todos aqui me respeitam muito. Sempre que falo eles me escutam. Desde que cheguei o Rogério (Klafke, coordenador técnico) e o Athos (Calderaro, técnico), me deram muita responsabilidade, disseram que eu ia liderar o time. Eu assumi esse papel e tento o tempo todo fazer o melhor para o time”, analisou o cestinha do time gaúcho.

Também construíram: O triunfo do esquadrão de Santa Cruz do Sul também contou com grandes participações do ala Bernardo Moller, autor de 16 pontos, e do pivô Ruan, que registrou oito pontos e expressivos 15 rebotes – o jogador tem média de 9,8 sobras por partida na LDB 2018.

Bem que tentaram: Já a equipe do Minas, que por pouco não alcançou seu primeiro êxito na competição, o destaque ficou por conta de Augusto Leão, cestinha do time novamente, desta vez com 21 pontos – o jogador tem média de 23,3 pontos por jogo e é o maior pontuador do campeonato até aqui. Quem também apareceu bem no time mineiro foi o armador Mário, com dez pontos, e o ala/pivô Samuel, autor de três pontos, seis rebotes e cinco tocos.

Muito parelho: O início da partida foi extremamente equilibrado e já deu mostras do que seria o restante do confronto. No primeiro quarto, o União Corinthians contou com sete pontos de Aquiles e abriu sete pontos de vantagem (23 a 17). Já no segundo, o Minas mudou o cenário da partida e, com 13 pontos combinados de Augusto e o menino Guilherme (16 anos), venceu a parcial por 23 a 12 e foi para o intervalo vencendo, por 39 a 35.

Final emocionante: Depois de uma boa reação na reta final do terceiro quarto, o União Corinthians foi para o último quarto vencendo, por 51 a 50. Logo no início da parcial final, a equipe mineira respondeu virando o jogo em 53 a 51. Mas, a partir daí, teve início uma incrível corrida dos gaúchos. O time de Santa Cruz do Sul emplacou expressivo 15 a 2 nos quatro minutos seguintes e não só recuperou a vantagem, como abriu 11 pontos de frente (66 a 55). Após a sequência, foi só segurar a margem e soltar o grito da vitória.

Fala aí, Aquiles: “É um resultado que dá uma moral muito grande a todos do nosso time. Todos eles nunca haviam disputado a LDB, então não sabiam a dificuldade que iam enfrentar. Estávamos vindo de três derrotas seguidas e esse resultado nos motiva a acreditar ainda mais no nosso potencial, pois ele existe e é muito grande”, disse o ala Aquiles, do União  Corinthians.

Próxima parada: O União Corinthians tentará manter o embalo positivo na LDB 2018 nesta sexta-feira (14/09), na última rodada da sede, contra o anfitrião Flamengo, às 14 horas. Já o Minas medirá forças com o atual campeão e invicto Paulistano/Corpore, às 18h30.