#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Conhece o caminho

05-06-2025 | 03:36
Por Marcius Azevedo

Único campeão do NBB CAIXA no elenco, Rafa Mineiro se tornou um pilar de tranquilidade e liderança para o KTO Minas, equipe que busca fazer história com sua primeira conquista

Às vésperas das Finais do NBB CAIXA 2024/25, Rafael Mineiro carrega consigo o conhecimento de quem já sentiu o sabor de ser campeão. Com três títulos do maior campeonato de basquete do País na bagagem, todos pelo Flamengo, nas temporadas 2015/16, 2018/19 e 2020/21, o ala-pivô, que completou 37 anos recentemente, se tornou um pilar de tranquilidade e liderança para o KTO Minas, equipe que busca fazer história com sua primeira conquista. A série melhor de cinco contra o Sesi Franca começa neste sábado (07/06), no Pedrocão.

“É muito importante ter um jogador que já foi campeão, que já jogou outras finais. E eu trago isso para eles como experiência, não só as vitórias, os títulos, mas também as derrotas. Tudo é aprendizado. Conversamos muito sobre isso, demonstrando dentro de quadra que é importante estar altamente enérgico, mas não deixar essa alta energia se transformar em nervosismo e acabar atrapalhando o nosso jogo. Então, o que eu falo é que, na final, temos que estar muito focados, muito atentos e muito, muito enérgicos, mas sem deixar virar nervosismo”, afirmou Rafa Mineiro.

Rafa Mineiro é o único jogador do elenco do KTO Minas que já conquistou o título do NBB CAIXA. Foto: Hedgard Moraes/MTC

Em sua segunda temporada com o KTO Minas, ele assumiu um papel importante na equipe, saindo do banco quando o técnico Léo Costa precisou mudar o cenário das partidas. Experiente, Rafa Mineiro tenta tirar proveito da situação, sempre atento para entrar em quadra quando for chamado e entregar o que o time precisa.

“O Léo teve essa percepção de começar com aqueles jogadores. A minha percepção é de sentir o que está acontecendo no jogo, como eu posso mudar o jogo, como eu posso melhorar a defesa, o ataque, como que eu posso ajudar a minha equipe a se colocar melhor. Então, é melhor você ficar 5, 6, 10 minutos no banco e depois entrar sabendo o que pode contribuir melhor com o time. Acho que isso é uma vantagem de quem começa no banco, podemos dizer”, explicou.

Passagens pelo Franca

Além de conhecer o caminho para conquistar um título, o ala-pivô também tem conhecimento sobre o Sesi Franca. Natural de Uberaba, ele tem duas passagens pela equipe francana. A primeira no período pré-NBB CAIXA, entre 2006 e 2008, e outra na temporada 2017/18, quando disputou 27 jogos, com médias de 7,3 pontos e 5,5 rebotes. A torcida, segundo ele, é fator que pode pesar na balança das Finais.

“Tive duas passagens por Franca e acho que posso, sim, passar alguma coisa para eles. Franca tem uma torcida muito grande, um ginásio que está sempre cheio, principalmente quando você vai jogar uma final, o ginásio todo lotado, fazendo muito barulho e isso atrapalha um pouco a comunicação em quadra. É importantíssimo o tempo todo ficarmos nos falando e, quando parar o jogo, mantermos a conexão e não deixar o barulho atrapalhar. Franca é um time que joga muito forte fisicamente, corre bem a quadra, então nós temos de estar preparados”, afirmou.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

O histórico recente do KTO Minas contra o Sesi Franca não incomoda Rafa Mineiro. Para o jogador, o fato de o time mineiro ter ficado muito perto de superar o rival é um ponto positivo. Além disso, agora é diferente: os dois vão se enfrentar na final do NBB CAIXA. Nas outras duas oportunidades, o embate foi pela semifinal.

“Sabemos que o Sesi Franca é uma pedra no sapato de todo time que entra para disputar contra eles. É o atual tricampeão, superou muitas equipes ao longo desses últimos anos, é um time que vem conseguindo se manter no topo do basquete por muito tempo. Quem quer ser campeão, com certeza, tem de superar o Sesi Franca. Mas agora é uma situação diferente, antes foram semifinais, e o Minas foi superado por eles no quinto jogo duas vezes e é isso que tiramos como lição”, afirmou o ala-pivô.

“Por mais que mude jogadores dos dois lados, acredito que o clube vai amadurecendo. A cada vitória, você vai aprendendo um pouco, então espero que esse ano seja diferente, e é um momento diferente, é uma final. E espero que possamos manter a tranquilidade. Estamos no caminho certo porque, se duas vezes foi no quinto jogo, é porque foi decidido por detalhes, então vamos manter focados, preparados, e independentemente disso, pensar jogo a jogo”, acrescentou.

Jogo coletivo

Para Rafa Mineiro, o KTO Minas não pode fugir da principal característica que o trouxe até esta final: o jogo coletivo. “Nossa maior característica para poder superar o Franca é o coletivo. Nosso time tem trabalhado muito bem coletivamente, lógico que temos alguns jogadores que se destacam mais, temos chamado a atenção por nos destacarmos no coletivo, não no individual. A cada jogo, um jogador faz mais pontos, pega mais rebotes e assim o nosso time tem mantido uma constância de sentir quem está melhor no jogo e aproveitar as vantagens. Esse pode ser o nosso maior diferencial, que não tem um jogador específico para tirar do jogo e que vai abalar a nossa equipe.”

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

O ala-pivô vê o time em um processo de amadurecimento nos últimos anos, mas prefere não apostar se chegou o momento de conquistar o primeiro título. Vontade, claro, não faltará. “Batalhamos e treinamos para conquistarmos o primeiro título, e vamos nos esforçar ao máximo para conseguir esse primeiro título para o Minas, mas eu acho que é um longo trabalho, o playoff é tijolinho por tijolinho. Vamos pensar somente nesse primeiro jogo, para conseguirmos uma vitória lá, que será muito importante para trazer para casa”, finalizou.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.