HOJE
Conhece o caminho
Por Marcius Azevedo
Único campeão do NBB CAIXA no elenco, Rafa Mineiro se tornou um pilar de tranquilidade e liderança para o KTO Minas, equipe que busca fazer história com sua primeira conquista
Às vésperas das Finais do NBB CAIXA 2024/25, Rafael Mineiro carrega consigo o conhecimento de quem já sentiu o sabor de ser campeão. Com três títulos do maior campeonato de basquete do País na bagagem, todos pelo Flamengo, nas temporadas 2015/16, 2018/19 e 2020/21, o ala-pivô, que completou 37 anos recentemente, se tornou um pilar de tranquilidade e liderança para o KTO Minas, equipe que busca fazer história com sua primeira conquista. A série melhor de cinco contra o Sesi Franca começa neste sábado (07/06), no Pedrocão.
“É muito importante ter um jogador que já foi campeão, que já jogou outras finais. E eu trago isso para eles como experiência, não só as vitórias, os títulos, mas também as derrotas. Tudo é aprendizado. Conversamos muito sobre isso, demonstrando dentro de quadra que é importante estar altamente enérgico, mas não deixar essa alta energia se transformar em nervosismo e acabar atrapalhando o nosso jogo. Então, o que eu falo é que, na final, temos que estar muito focados, muito atentos e muito, muito enérgicos, mas sem deixar virar nervosismo”, afirmou Rafa Mineiro.

Rafa Mineiro é o único jogador do elenco do KTO Minas que já conquistou o título do NBB CAIXA. Foto: Hedgard Moraes/MTC
Em sua segunda temporada com o KTO Minas, ele assumiu um papel importante na equipe, saindo do banco quando o técnico Léo Costa precisou mudar o cenário das partidas. Experiente, Rafa Mineiro tenta tirar proveito da situação, sempre atento para entrar em quadra quando for chamado e entregar o que o time precisa.
“O Léo teve essa percepção de começar com aqueles jogadores. A minha percepção é de sentir o que está acontecendo no jogo, como eu posso mudar o jogo, como eu posso melhorar a defesa, o ataque, como que eu posso ajudar a minha equipe a se colocar melhor. Então, é melhor você ficar 5, 6, 10 minutos no banco e depois entrar sabendo o que pode contribuir melhor com o time. Acho que isso é uma vantagem de quem começa no banco, podemos dizer”, explicou.
Passagens pelo Franca
Além de conhecer o caminho para conquistar um título, o ala-pivô também tem conhecimento sobre o Sesi Franca. Natural de Uberaba, ele tem duas passagens pela equipe francana. A primeira no período pré-NBB CAIXA, entre 2006 e 2008, e outra na temporada 2017/18, quando disputou 27 jogos, com médias de 7,3 pontos e 5,5 rebotes. A torcida, segundo ele, é fator que pode pesar na balança das Finais.
“Tive duas passagens por Franca e acho que posso, sim, passar alguma coisa para eles. Franca tem uma torcida muito grande, um ginásio que está sempre cheio, principalmente quando você vai jogar uma final, o ginásio todo lotado, fazendo muito barulho e isso atrapalha um pouco a comunicação em quadra. É importantíssimo o tempo todo ficarmos nos falando e, quando parar o jogo, mantermos a conexão e não deixar o barulho atrapalhar. Franca é um time que joga muito forte fisicamente, corre bem a quadra, então nós temos de estar preparados”, afirmou.
Ver essa foto no Instagram
O histórico recente do KTO Minas contra o Sesi Franca não incomoda Rafa Mineiro. Para o jogador, o fato de o time mineiro ter ficado muito perto de superar o rival é um ponto positivo. Além disso, agora é diferente: os dois vão se enfrentar na final do NBB CAIXA. Nas outras duas oportunidades, o embate foi pela semifinal.
“Sabemos que o Sesi Franca é uma pedra no sapato de todo time que entra para disputar contra eles. É o atual tricampeão, superou muitas equipes ao longo desses últimos anos, é um time que vem conseguindo se manter no topo do basquete por muito tempo. Quem quer ser campeão, com certeza, tem de superar o Sesi Franca. Mas agora é uma situação diferente, antes foram semifinais, e o Minas foi superado por eles no quinto jogo duas vezes e é isso que tiramos como lição”, afirmou o ala-pivô.
“Por mais que mude jogadores dos dois lados, acredito que o clube vai amadurecendo. A cada vitória, você vai aprendendo um pouco, então espero que esse ano seja diferente, e é um momento diferente, é uma final. E espero que possamos manter a tranquilidade. Estamos no caminho certo porque, se duas vezes foi no quinto jogo, é porque foi decidido por detalhes, então vamos manter focados, preparados, e independentemente disso, pensar jogo a jogo”, acrescentou.
Jogo coletivo
Para Rafa Mineiro, o KTO Minas não pode fugir da principal característica que o trouxe até esta final: o jogo coletivo. “Nossa maior característica para poder superar o Franca é o coletivo. Nosso time tem trabalhado muito bem coletivamente, lógico que temos alguns jogadores que se destacam mais, temos chamado a atenção por nos destacarmos no coletivo, não no individual. A cada jogo, um jogador faz mais pontos, pega mais rebotes e assim o nosso time tem mantido uma constância de sentir quem está melhor no jogo e aproveitar as vantagens. Esse pode ser o nosso maior diferencial, que não tem um jogador específico para tirar do jogo e que vai abalar a nossa equipe.”
Ver essa foto no Instagram
O ala-pivô vê o time em um processo de amadurecimento nos últimos anos, mas prefere não apostar se chegou o momento de conquistar o primeiro título. Vontade, claro, não faltará. “Batalhamos e treinamos para conquistarmos o primeiro título, e vamos nos esforçar ao máximo para conseguir esse primeiro título para o Minas, mas eu acho que é um longo trabalho, o playoff é tijolinho por tijolinho. Vamos pensar somente nesse primeiro jogo, para conseguirmos uma vitória lá, que será muito importante para trazer para casa”, finalizou.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca