
07/06
12/06
14/06
18/06
26/06
27/06
28/06
29/06
30/06
01/07
02/07

200 vezes Unifacisa
Por Juvenal Dias
Um dos representantes nordestinos do NBB CAIXA, a Unifacisa, completa 200 jogos em sua história na competição; a marca ocorre nesta quinta-feira (13) e terá o São Paulo como oponente
Nesta quinta-feira (13), às 11h, no ginásio do MorumBis, diante do São Paulo, a Unifacisa atingirá uma marca histórica no NBB CAIXA, completando 200 jogos na competição. A equipe paraibana, que tem se consolidado na elite do basquete nacional nos últimos anos, vive sua sexta temporada consecutiva no principal campeonato de basquete do pais, experiência que só foi possível graças à conquista histórica do título da Liga Ouro em 2019. O jogo sofreu uma alteração de horário devido ao show da Shakira, que ocorrerá no estádio ao lado na mesma noite. O Jack vai dançar “Waka-Waka” para comemorar a marca ou o Tricolor que vai dizer “Estoy aquí” e se impor em seu ginásio?

Unifacisa terá o São Paulo como adversário de seu jogo número 200 na história do NBB CAIXA. Foto: Gabriella Tayane/ Basquete Unifacisa
Desde sua estreia no NBB CAIXA, em 12 de outubro de 2019, quando venceu o Rio Claro (SP) por 101 a 86, em um jogo realizado na Arena Unifacisa, em Campina Grande (PB), a equipe tem mostrado evolução a cada temporada. Superando desafios e conquistando a admiração de seus torcedores, o time se estabeleceu como uma força crescente na competição. Para o técnico Pablo Costa, a marca de 200 jogos vai além de uma simples estatística, representando a consolidação do trabalho e da estruturação do projeto da equipe. “É uma marca muito significativa para a Unifacisa, um reflexo de todo o esforço e dedicação aplicados, ano após ano. Esperamos que esse jogo seja especial e que possamos sair com uma vitória para comemorar da melhor forma possível esses 200 jogos no NBB”, afirmou o treinador.
A trajetória da Unifacisa ao longo das seis temporadas no NBB tem sido marcada por momentos históricos, como a vitória sobre Sesi Franca por 92 a 90, com um game-winner de Gerson, nos playoffs da temporada 2022/23, e a primeira vitória sobre o Flamengo, por 74 a 60, na Arena Unifacisa, na temporada 2021/22. Na edição de 2024 da Copa Super 8, chegou à final, contra o mesmo Flamengo. Esses feitos não apenas refletem o crescimento do time, mas também demonstram que a Unifacisa é capaz de competir com equipes de grande poder financeiro e tradição no basquete nacional.
Em março de 2022, em entrevista à Rede Ita, parceira de longa data da Unifacisa, que já transmitiu mais de 130 jogos da equipe na competição, o Chanceler da Unifacisa, Dr. Dalton Gadelha, falou sobre as ambições da equipe após a primeira vitória sobre o Flamengo, na temporada 2021/22. “Sonhar grande dá tanto trabalho quanto sonhar pequeno e estamos sonhando alto. Nosso objetivo é conquistar o NBB CAIXA, disputar a Sul-Americana (hoje BCLA) e, em um futuro próximo, o campeonato mundial. Não sabemos exatamente quando, mas temos plena confiança de que vamos chegar lá”, afirmou emocionado.
Além do apoio incondicional dentro de quadra, a torcida da Unifacisa tem abraçado não apenas o projeto da equipe, mas também os atletas que chegam a Campina Grande (PB) para representar o time. “Todo mundo sabe que a Unifacisa é minha casa. O clube está de parabéns por alcançar os 200 jogos; essa marca é muito importante para todos nós. Estou feliz por fazer parte desse processo”, destacou Gaskins, que está em sua quarta temporada consecutiva representando a camisa do Jack.
Com os olhos voltados para o futuro, a Unifacisa vê a marca dos 200 jogos como apenas o começo de uma jornada ainda mais ambiciosa. A equipe segue firme em sua trajetória, com o compromisso de continuar conquistando vitórias e escrevendo novos capítulos em sua história, sempre impulsionada pelo trabalho árduo, pela dedicação e pela paixão pelo basquete.
O adversário dessa marca histórica será o São Paulo, que não vive boa fase no NBB CAIXA. Com a 13ª posição na tabela, o time que já foi líder na temporada 2024/25, soma dez vitórias e 14 derrotas (41,7% de aproveitamento) e oito derrotas seguidas, além da eliminação nas quartas de final da Copa Super 8 para o KTO Minas, time que iniciou a sequência negativa do Tricolor no principal campeonato de basquete do país. Ainda pesa na conta que deve ter baixo apoio de seu torcedor no ginásio com o horário incomum devido ao show da cantora colombiana no estádio do MorumBis.
O Jack, por sua vez, vem embalado de cinco vitórias nos últimos seis jogos, superando Ceisc/União Corinthians, Caxias do Sul Basquete, Pato Basquete, Botafogo e CAIXA/Brasília. Está em nono lugar, sua melhor colocação na temporada, com 12 vitórias e 11 derrotas (52,2% de aproveitamento).
Para quem não for ao local, será possível acompanhar o duelo para saber quem vai colocar o adversário para dançar no YouTube do NBB CAIXA, no canal da Rede Ita e no NBB BasquetPass, com a bola subindo às 11h.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.