HOJE
Universo está na final do Torneio Interligas
Por Liga Nacional de Basquete
Após uma virada heróica, o time de Brasília superou o Juventud Sionista, por 102 a 93, e espera pelo outro finalista que sai no quadrangular em Mar del Plata.
Após estar perdendo por 16 pontos no primeiro tempo, o Universo/BRB/Financeira Brasília virou a partida e superou o Juventud Sionista, por 102 a 93, conquistando o primeiro quadrangular do Torneio Interligas Brasil/Argentina, competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) com a Asociación de Clubes de Básquetbol, da Argentina.
O ala Alex foi o principal nome do jogo pois anotou um duplo-duplo de 33 pontos e 11 rebotes. Outro que marcou dois dígitos em dois fundamentos foi o pivô Estevam, com 18 pontos e 10 rebotes. Pelo Juventud, o armador Luis Cequeira e o pivô Chuckie Robinson foram os cestinhas, com 14 pontos cada.
O time da capital federal espera agora o vencedor do outro quadrangular, que será realizado em Mar del Plata neste final de semana, para disputar a final no dia 15 deste mês. “Nosso foco nesta temporada sempre foi vencer o NBB, mas é sempre muito importante conquistar um título internacional. Ainda mais contra equipes argentinas, que são sempre pedra no sapato da gente”, afirmou o ala Arthur.
O Juventud Sionista começou já assustando a torcida brasiliense que compareceu no Ginásio da Asceb. Os argentinos aproveitaram o excesso de erros ofensivos do Universo e abriram 12 a 2 logo nos primeiros minutos. O ala Javier Martinez e o pivô norte-americano Chuckie Robinson lideraram o Juventud no primeiro quarto, anotando metade dos 32 pontos da equipe, contra os 21 dos brasileiros na primeira etapa.
Os argentinos ganharam confiança na partida e estabeleceram 16 pontos de vantagem no início do segundo período, principalmente, devido à entrada do pivô Daniel Hure. Aos cinco minutos o Universo começou a reagir. O ala Alex acertou quatro bolas de 3 pontos consecutivas que animaram a torcida. No entanto, no final do quarto, o ala/pivô Guilherme Giovannoni se desentendeu com o ala do Juventud, Ramiro Iglesias, e acabou recebendo uma falta técnica, sua quarta na partida. Isso prejudicou o time de Brasília, que foi para o intervalo com a cabeça quente e perdendo por 59 a 48. “Tivemos esse desentendimento que é normal. A partida foi muito tensa. Sabíamos que seria um jogo muito difícil, porque já havíamos perdido para o Juventud na Liga Sul-Americana. Eles jogaram muito bem, mas na nossa casa, não podíamos deixar que eles vencessem”, afirmou Alex.
Mais calmos e muito determinados, o Universo voltou do vestiário com outra postura no terceiro quarto. O time melhorou na marcação e passou a ser mais vibrante em quadra. Com mais um arremesso de 3 pontos de Alex e uma falta seguida de cesta do armador Nezinho, os brasilienses ficaram apenas quatro pontos atrás no placar (76 a 72). Um minuto depois, o Universo chegou ao empate, pela primeira vez na partida, após uma bandeja no contra-ataque do ala Arthur (77 a 77).
No último quarto, a partida ficou emocionante. O Juventud continuou com uma boa pontaria nos chutes de fora e o Universo manteve o jogo de velocidade. O time argentino perdeu três peças importantes, Fioretti, Martinez e Hure, com cinco faltas. Em seguida, foi a vez dos brasileiros perderem Guilherme também estourado em faltas. Com um pouco mais de cinco minutos, Alex, novamente de 3, acertou um arremesso que deixou os brasilienses pela primeira vez na frente do placar, 87 a 86. Com a liderança e após uma sequência de uma enterrada e um toco do pivô Estevam, o time da casa cresceu e não deixou escapar a vitória.
Confira os resultados do primeiro quadrangular do Torneio Interligas:
Grupo A (Brasília)
06/04 (terça-feira)
19h – Flamengo 66 x 62 Juventud Sionista (partida interrompida no 3º quarto)
21h – Universo/BRB/Financeira/Brasília x Libertad Sunchales (partida adiada)
07/04 (quarta-feira)
18h – Flamengo 89 x 91 Juventud Sionista (Continuação)
19h40 – Universo/BRB/Financeira/Brasília 102 x 81 Libertad Sunchales
08/04 (quinta-feira)
20h – Flamengo 89 x 68 Libertad Sunchales
22h – Universo/BRB/Financeira Brasília 102 x 93 Juventud Sionista