HOJE
Universo garante vaga e enfrenta Flamengo na final do NBB
Por Liga Nacional de Basquete
O time brasiliense fechou sua série semifinal contra o Minas por 3 a 1 e abre a fase final na próxima terça-feira, jogando em casa
O Universo/BRB/Financeira Brasília venceu o Pitágoras/Minas por 101 a 90 na noite desta terça-feira, em Belo Horizonte, e garantiu sua vaga na final do Novo Basquete Brasil (NBB), a primeira decisão da Liga Nacional de Basquete. Na próxima terça-feira, o time comandado pelo técnico Lula Ferreira abre a final da competição, enfrentando o Flamengo, às 19 horas, em Brasília (DF), com transmissão do SporTV.
A equipe brasiliense fechou a semifinal contra os mineiros por 3 a 1. No duelo em Minas Gerais, Murilo foi o cestinha com 24 pontos, mas não evitou a derrota de seu time. Alex marcou 20 para os visitantes.
“O campeonato foi muito bem até agora. Só falta fechar com chave de ouro”, avalia o técnico Lula. “Foi um campeonato com muitas equipes candidatas ao título, algumas ficaram pelo caminho, não por demérito, mas por mérito das que chegaram à final.”
Para o pivô Mineiro, a equipe terá pouco tempo para comemorar. “Vamos comemorar só hoje e já pensar no Flamengo, amanhã. São dois times fortes que vão se enfrentar na semana que vem.”
O técnico Flávio Davis destacou a qualidade apresentada por sua equipe ao longo da competição, que também recebeu elogios. “Fica o trabalho que foi realizado. Conseguimos ir ao final four na Liga das Américas e o terceiro lugar no Brasileiro. Nossa equipe mostrou brio e espírito de grupo e assim que tem de continuar trabalhando para o crescimento do basquete e do NBB, cada vez com mais força.”
O pivô Ricardo Probst, um dos destaques do grupo e que marcou 17 pontos para o time da casa, também ressaltou o saldo positivo na campanha. “Fizemos uma grande temporada, mas infelizmente não conseguimos ir para a final. Foi uma grande temporada pela grandiosidade e dificuldade da competição.”
O técnico Flávio Davis manteve seu quinteto titular para começar a partida com Sucatzky, Shipp, Soró, Ricardo e Murilo pelo Pitágoras/Minas. Lula Ferreira escalou Valtinho, Ratto, Alex, Arthur e David no Universo/BRB/Financeira Brasília e o confronto começou equilibrado.
A equipe brasiliense teve a liderança desde o início e somente em um momento os donos da casa passaram à frente. Com 3min10 por jogar, Cipriano cometeu falta em Ricardo, que converteu dois lances livres para deixar o Pitágoras/Minas com 14 a 13. A reação brasiliense foi imediata, Rossi acertou duas cestas seguidas – uma de três e outra de dois pontos – e o Universo/BRB/Financeira Brasília retomou a ponta (18 a 14). Investindo em contra-ataques rápidos, os comandados de Lula administraram o placar para fechar o primeiro quarto em 27 a 21.
Flávio Davis dosou o desgaste dos titulares que começaram a ser substituídos ainda na primeira parcial. Mesmo sem Ricardo, principal pontuador do quarto inicial com 12 pontos, que cometeu a terceira falta e teve de ir para o banco para não ser prematuramente excluído, o grupo buscou a reação na segunda etapa.
O time brasiliense abriu nove pontos (42 a 33) com 3min23 por jogar. Davis parou o jogo, pediu ao grupo para trabalhar a bola e em menos de 1 minuto, a equipe descontou cinco pontos e assumiu nova postura. A defesa dificultou a vida dos adversários, enquanto o ataque conseguiu o empate por 44 no início do minuto final. O Universo/BRB/Financeira Brasília reagiu na reta final e foi para o vestiário liderando por 48 a 44. Para o técnico Lula, a equipe pagou o preço por desperdiçar rebotes e cometer falhas desnecessárias.
A liderança permaneceu brasiliense no terceiro quarto, mas o time mineiro não deixou de ameaçar e virou o placar a 1min58 no fim do período, com 62 a 61. Mas os visitantes não se impressionaram, retomaram a vantagem e foram para o último quarto, vencendo por 67 a 62.
Na etapa decisiva, o time brasiliense reforçou o contra-ataque e se estabilizou na liderança, chegando a abrir 18 pontos. O grupo mineiro ainda tentou reagir, mas os visitantes garantiram sua vaga na final, vencendo por 101 a 90.
Confrontos da fase de classificação
Turno
Pitágoras/Minas 81 x 89 Universo/BRB/Financeira Brasília
Returno
Universo/BRB/Financeira Brasília 82 x 77 Pitágoras/Minas
Quartas-de-final
Universo/BRB/Financeira/Brasília 3 x 2 Vivo/Franca
Pitágoras/Minas 3 x 0 GRSA/Itabom/Bauru
Programação e resultados das semifinais
Quarta-feira, 27/5
Pitágoras/Minas 91 x 78 Universo/BRB/Financeira Brasília
Sábado, 30/5
Universo/BRB/Financeira Brasília 103 x 76 Pitágoras/Minas
Domingo, 31/5
Universo/BRB/Financeira Brasília 89 x 79 Pitágoras/Minas
Terça-feira, 2/6
Pitágoras/Minas 101 x 90 Universo/BRB/Financeira Brasília
Programação da final
Terça-feira, 9/6
19 horas – Universo/BRB/Financeira Brasília x Flamengo – SporTV
Sexta-feira, 12/6
19 horas – Flamengo x Universo/BRB/Financeira Brasília – SporTV
Domingo, 14/6
19 horas – Flamengo x Universo/BRB/Financeira Brasília – SporTV
Quinta-feira, 18/6
19 horas – Universo/BRB/Financeira Brasília x Flamengo – SporTV (se necessário)
Domingo, 21/6
12 horas – Flamengo x Universo/BRB/Financeira Brasília – SporTV (se necessário)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
