HOJE
Vaga dramática!
Por Liga Nacional de Basquete
Brasília abre 15 pontos no 1º tempo, leva virada do anfitrião Malvin (URU), mas vence com cravada de Ronald nos segundos finais e garante vaga na final da Sul-Americana
O UniCEUB/Cartão BRB/Brasília está na final da Liga Sul-Americana 2015. Depois de vencer o primeiro compromisso no quadrangular semifinal diante do Obras Sanitárias (ARG), a equipe do Distrito Federal tornou a triunfar, desta vez diante do dono da casa Malvin (URU), em pleno Palacio Peñarol, em Montevidéu, por 77 a 75, com cravada do pivô Ronald a quatro segundos do fim do jogo, e assim garantiu presença na grande decisão do torneio.
O cara: A bola da vitória foi somente a cereja do bolo da grande partida que fez o pivô Ronald. Além do lance que garantiu a vaga na final aos candangos, o atleta, de 23 anos, fechou a partida com 16 pontos, oito rebotes e três tocos, números que o deixaram como jogador mais eficiente do confronto, com 25 de valorização.
Ele também: O brilho do jovem Ronald não ofusca nem um pouco a atuação do experiente Guilherme Giovannoni. Capitão do Brasília, o ala/pivô, de 35 anos, se destacou mais uma vez no torneio sul-americano e desta vez registrou 19 pontos, oito rebotes e 20 de eficiência. O cestinha do duelo, por outro lado, foi o ala/pivô norte-americano Kennedy Winston, do Malvin, com 25 tentos.
+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Brasília e Malvin (URU)
Fala aí: “Chegamos ao nosso objetivo. Todos estão de parabéns. Fizemos um grande primeiro tempo, com uma defesa muito consistente, e conseguimos segurar a reação do Malvín, que era natural, depois do intervalo, principalmente empurrado pela torcida. O time jogou com muita concentração”, comentou o armador Jefferson Campos, autor de seis pontos e duas bolas recuperadas.

De maneira dramática, Brasília levou a melhor sobre o anfitrião Malvin (URU) e se classificou à final da Liga Sul-Americana pela 3ª vez n a história (Divulgação/FIBA Américas)
Enredo: Depois de abrir 15 pontos no segundo quarto (44 a 29), o time do técnico José Vidal viu o anfitrião do grupo crescer aos poucos e ir tirando a diferença gradativamente. No último quarto, o duelo ficou completamente aberto e os uruguaios inclusive chegaram a passar à frente no placar (70 a 68). Mas os candangos não se deram por vencidos e viraram o jogo novamente pouco tempo depois.
E após novo empate do Malvin pouco antes do minuto final, as duas equipes ficaram praticamente todos os últimos 60 segundos sem cestas e igualadas em 75 a 75. Com aproximadamente 20 segundos para o fim, o Brasília subiu para o ataque, gastou sua posse de bola e a finalizou com uma grande cravada de Ronald após assistência no pick and roll com Fúlvio, restando quatro segundos para o apagar das luzes. Em seu ataque, o time de Montevidéu não aproveitou o arremesso graças a um toco do mesmo Ronald e os brasileiros soltaram o grito da vitória e da classificação à grande final.
Conhece bem: Estar na final da Liga Sul-Americana não é novidade para o Brasília. Campeão em 2010 e 2013, a equipe do Planalto Central disputará seu terceiro título do torneio na história. Em sua primeira decisão, bateu o rival Flamengo, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ). Já na segunda, também bateu um anfitrião, o Aguada (URU), no mesmo Palacio Peñarol, sede desta chave.
Fez falta: O Brasília entrou em quadra desfalcado do ala Arthur Belchor, que sentiu um incômodo no músculo adutor da coxa esquerda durante a primeira partida desta fase, contra o Obras Sanitárias (ARG). O jogador deverá desfalcar o esquadrão candango também na partida desta quinta-feira.
Põe na conta: Com o resultado, o Brasília somou sua segunda vitória em dois jogos no primeiro quadrangular semifinal da Liga Sul-Americana e garantiu a vaga na decisão com uma rodada de antecedência, mesmo com uma possível derrota na última partida, diante do Quilmes de Mar del Plata (ARG), adversário desta quinta-feira (12/11), às 19h45 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV 3.
E agora: Depois de garantir a vaga na final, o time do técnico José Vidal aguardará o desfecho das partidas do segundo quadrangular semifinal do torneio, que acontecerá na Venezuela, entre os dias 17 e 19 de novembro, e conta com a presença dos brasileiros Mogi das Cruzes/Helbor e Franca Basquete, além do San Martín Corrientes (ARG) e do anfitrião Guaros de Lara (VEN).
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca