#JOGAJUNTO

Mais basquete

Vaga dramática!

12-11-2015 | 01:56
Por Liga Nacional de Basquete

Brasília abre 15 pontos no 1º tempo, leva virada do anfitrião Malvin (URU), mas vence com cravada de Ronald nos segundos finais e garante vaga na final da Sul-Americana

O UniCEUB/Cartão BRB/Brasília está na final da Liga Sul-Americana 2015. Depois de vencer o primeiro compromisso no quadrangular semifinal diante do Obras Sanitárias (ARG), a equipe do Distrito Federal tornou a triunfar, desta vez diante do dono da casa Malvin (URU), em pleno Palacio Peñarol, em Montevidéu, por 77 a 75, com cravada do pivô Ronald a quatro segundos do fim do jogo, e assim garantiu presença na grande decisão do torneio.

O cara: A bola da vitória foi somente a cereja do bolo da grande partida que fez o pivô Ronald. Além do lance que garantiu a vaga na final aos candangos, o atleta, de 23 anos, fechou a partida com 16 pontos, oito rebotes e três tocos, números que o deixaram como jogador mais eficiente do confronto, com 25 de valorização.

Ele também: O brilho do jovem Ronald não ofusca nem um pouco a atuação do experiente Guilherme Giovannoni. Capitão do Brasília, o ala/pivô, de 35 anos, se destacou mais uma vez no torneio sul-americano e desta vez registrou 19 pontos, oito rebotes e 20 de eficiência. O cestinha do duelo, por outro lado, foi o ala/pivô norte-americano Kennedy Winston, do Malvin, com 25 tentos.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Brasília e Malvin (URU)

Fala aí: “Chegamos ao nosso objetivo. Todos estão de parabéns. Fizemos um grande primeiro tempo, com uma defesa muito consistente, e conseguimos segurar a reação do Malvín, que era natural, depois do intervalo, principalmente empurrado pela torcida. O time jogou com muita concentração”, comentou o armador Jefferson Campos, autor de seis pontos e duas bolas recuperadas.

De maneira dramática, Brasília levou a melhor sobre o anfitrião Malvin (URU) e se classificou à final da Liga Sul-Americana pela 3ª vez n a história (Divulgação/FIBA Américas)

De maneira dramática, Brasília levou a melhor sobre o anfitrião Malvin (URU) e se classificou à final da Liga Sul-Americana pela 3ª vez n a história (Divulgação/FIBA Américas)

Enredo: Depois de abrir 15 pontos no segundo quarto (44 a 29), o time do técnico José Vidal viu o anfitrião do grupo crescer aos poucos e ir tirando a diferença gradativamente. No último quarto, o duelo ficou completamente aberto e os uruguaios inclusive chegaram a passar à frente no placar (70 a 68). Mas os candangos não se deram por vencidos e viraram o jogo novamente pouco tempo depois.

E após novo empate do Malvin pouco antes do minuto final, as duas equipes ficaram praticamente todos os últimos 60 segundos sem cestas e igualadas em 75 a 75. Com aproximadamente 20 segundos para o fim, o Brasília subiu para o ataque, gastou sua posse de bola e a finalizou com uma grande cravada de Ronald após assistência no pick and roll com Fúlvio, restando quatro segundos para o apagar das luzes. Em seu ataque, o time de Montevidéu não aproveitou o arremesso graças a um toco do mesmo Ronald e os brasileiros soltaram o grito da vitória e da classificação à grande final.

Conhece bem: Estar na final da Liga Sul-Americana não é novidade para o Brasília. Campeão em 2010 e 2013, a equipe do Planalto Central disputará seu terceiro título do torneio na história. Em sua primeira decisão, bateu o rival Flamengo, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ). Já na segunda, também bateu um anfitrião, o Aguada (URU), no mesmo Palacio Peñarol, sede desta chave.

Fez falta: O Brasília entrou em quadra desfalcado do ala Arthur Belchor, que sentiu um incômodo no músculo adutor da coxa esquerda durante a primeira partida desta fase, contra o Obras Sanitárias (ARG). O jogador deverá desfalcar o esquadrão candango também na partida desta quinta-feira.

Põe na conta: Com o resultado, o Brasília somou sua segunda vitória em dois jogos no primeiro quadrangular semifinal da Liga Sul-Americana e garantiu a vaga na decisão com uma rodada de antecedência, mesmo com uma possível derrota na última partida, diante do Quilmes de Mar del Plata (ARG), adversário desta quinta-feira (12/11), às 19h45 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV 3.

E agora: Depois de garantir a vaga na final, o time do técnico José Vidal aguardará o desfecho das partidas do segundo quadrangular semifinal do torneio, que acontecerá na Venezuela, entre os dias 17 e 19 de novembro, e conta com a presença dos brasileiros Mogi das Cruzes/Helbor e Franca Basquete, além do San Martín Corrientes (ARG) e do anfitrião Guaros de Lara (VEN).