#JOGAJUNTO

LDB

Vaga dramática!

São Bernardo LDB SBC 80
x
69 Sport Recife LDB SPO
16
1ºQ
X
18
19
2ºQ
X
19
18
3ºQ
X
18
27
4ºQ
X
14

Universidade Metodista

3 de setembro de 2016

Em partida decidida apenas nos minutos finais, São Bernardo vence Sport de maneira dramática e fica com a última vaga na Série Ouro da LDB 2016

DOCUMENTOS:
80
X
69
80
PTS
69
8
A3C
5
18
A2C
20
20
LLC
14
51
RT
32
18
ASS
13

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

A Metodista/São Bernardo é a última classificada à Série Ouro da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2016. Neste sábado, a equipe sede do Grupo A precisava vencer o já eliminado Sport Club do Recife para conseguir a vaga, e de maneira dramática, levou a melhor pelo placar de 80 a 69 e avançou ao hexagonal que decide o título na terceira colocação de sua chave.

Um dos destaques do São Bernardo, André Ferros foi o cestinha da 1ª fase da LDB 2016 (Luiz Pires/LNB)

Um dos destaques do São Bernardo, André Ferros foi o cestinha da 1ª fase da LDB 2016 (Luiz Pires/LNB)

Os caras: Thomas Poles, Rodrigo “Tiroga” e André Ferros foram os caras da vitória do São Bernardo. O primeiro acertou cinco bolas de 3 pontos e deixou a quadra com 20 pontos; o segundo, ex-Sport, anotou 22 pontos e foi o cestinha da partida, além de pegar oito rebotes e dar cinco assistências; e o terceiro fez sete tentos no último quarto, totalizou 12 pontos e ainda pegou oito rebotes.

Fala aí: “Estamos batalhando por isso desde que soubemos que participaríamos da LDB. Queremos chegar o mais longe possível. Estamos unidos e vamos com tudo para tentar conquistar esse título”, afirmou André Ferros, cestinha desta primeira fase da LDB, com média de 18,0 pontos por jogo.

Também foi bem: Outro ex-jogador do Sport, o pivô Wesley BH também se sobressaiu pela equipe paulista e deixou a quadra como atleta mais eficiente do time, ao anotar 14 pontos, oito rebotes e 21 de valorização.

E agora: Ao se classificar na terceira colocação do Grupo A, o São Bernardo terá como primeiro adversário o líder do Grupo B, Franca Basquete, que está invicto. O duelo será nesta segunda-feira (05/09), novamente em São Bernardo do Campo (SP), às 20h30 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do #NBBnaWeb, através do link www.lnb.com.br/tempo-real e no Facebook oficial do NBB.

Momento chave: Restando pouco mais de seis minutos para o fim do duelo, o São Bernardo havia acabado de sofrer uma virada e perdia por 63 a 60, mas uma corrida de 8 a 0 em três minutos colocou a equipe à frente do placar (68 a 63) e abriu caminho para a vitória. No final, os donos da casa ampliaram ainda mais a vantagem e fecharam o jogo com 11 pontos de frente.

Fala aí: “Estamos felizes demais porque a classificação era um objetivo que queríamos muito. Agora vamos estudar os adversários e tentar dar um passinho a mais. Estamos muito felizes, e isso é o mais importante”, disse o treinador do São Bernardo, Sidney Coppini, também conhecido como “Alemão”.

Fez de tudo: Lucas Lima foi o cestinha, reboteiro e garçom do Sport na partida (Luiz Pires/LNB)

Fez de tudo: Lucas Lima foi o cestinha, reboteiro e garçom do Sport na partida (Luiz Pires/LNB)

Que atuação: Destaque e principal motor da equipe do Sport, o armador Lucas Lima teve atuação pra lá de expressiva e foi o cestinha, reboteiro e garçom da equipe, com sonoros 18 pontos, oito rebotes, cinco assistências e quatro roubos de bola, número que culminaram em expressivos 25 de eficiência, marca que o fez o atleta mais eficiente do confronto.

Jogaram junto: O restante do quinteto titular do Sport também marcou presença forte na pontuação da equipe: Abnner, Leandro, Luiz e Arroz, todos eles com 11 pontos.

Muito igual: O primeiro quarto foi extremamente equilibrado. Em duelo marcado pela disputa física, os pernambucanos se sobressaíram e venceram a parcial ao encaixar melhor seu jogo de transição, principalmente com o armador Lucas e o ala Abnner, responsáveis por 13 dos 18 pontos da equipe no período: 18 a 16.

Nada mudou: O cenário continuou o mesmo na parcial seguinte: disputa intensa e muito física. Apesar de sempre à frente, o Sport não conseguiu deslanchar em momento algum e a diferença não passou dos quatro pontos. No final da parcial, a equipe do técnico Ricardo Oliveira manteve a diferença obtida no período anterior e foi para o intervalo com 37 a 35 no placar.

Alternância: Pelo jeito a bronca no vestiário do São Bernardo não foi pouca, pois a equipe da casa entrou em quadra com tudo. Com corrida de 9 a 2 nos primeiros quatro minutos, os paulistas viraram e abriram cinco pontos (44 a 39), mas o Sport retomou a ponta ao emplacar uma sequência de 7 a 0 nos três minutos seguintes (46 a 44) e ampliou a margem para seis pontos em seguida (52 a 46).

Drama: Os donos da casa conseguiram virar novamente o placar logo no começo do último quarto (60 a 58), mas mais uma vez o Leão da Ilha passou à frente após grandes jogadas do armador Lucas Lima (63 a 60). Mas um 8 a 0 em três minutos devolveu a ponta ao São Bernardo, que ainda abriu cinco pontos (68 a 63) restando pouco mais de três minutos para o fim. A partir daí a equipe anfitriã administrou muito bem a vantagem, abriu 11 pontos e só esperou o cronômetro zerar para soltar o grito da classificação.