HOJE
Vaga na mão
Por Liga Nacional de Basquete
Seleção Brasileira Feminina vence Porto Rico, fica com terceiro lugar da Copa América 2013 e se garante no Mundial de 2014

Brasileiras fizeram muita festa após a vitória e a confirmação da vaga para o Mundial de 2014 (Samuel Vélez/FIBA Américas)
Era um jogo de vida ou morte. Estava em jogo a última vaga do continente para o Mundial de 2014. Foi então que a Seleção Brasileira Feminina mostrou sua força. Depois de largar atrás no placar, o time comandado pelo técnico Zanon se recuperou, venceu o selecionado de Porto Rico, por 66 a 56, ficou com o terceiro lugar da Copa América 2013 e carimbou seu passaporte para a principal competição de basquete do planeta.
Para sair vencedor no duelo realizado na noite do último sábado, na cidade de Xalapa, no México, o esquadrão verde-amarelo contou com ótima atuação da ala Tatiane Nascimento. A jovem jogadora, de apenas 22 anos, anotou 18 pontos, com direito a 100% de aproveitamento nas bolas de três pontos (cinco acertos em cinco tentativas), além de apanhar cinco rebotes e distribuir cinco assistências. Outro destaque brasileiro na partida foi a pivô Clarissa, autora de um duplo-duplo, com 15 pontos e 12 rebotes.
“Acho que a equipe entrou um pouco nervosa, mas depois encontrou o caminho e administrou muito bem o jogo. Sabíamos que não seria fácil como foi a estreia, mas não deixamos elas ficarem confortáveis no jogo que era de vida ou morte para as duas seleções. O desempenho pessoal é resultado de muito treino, dedicação, postura e principalmente concentração. A gente sabia da importância dessa vitória e fui com o meu máximo para quadra. Estava com a mão boa e consegui esse um bom aproveitamento. Pretendo continuar me aprimorando e chegar ainda melhor no Mundial”, afirmou a cestinha Tatiane.
Além da Seleção Brasileira, Cuba e Canadá, que ficaram com o título e o vice-campeonato da Copa América, respectivamente, também se garantiram no Mundial de 2014, que será realizado entre os dias 27 de setembro e 05 de outubro, na Turquia.
“Estou muito satisfeito de termos alcançado o nosso principal objetivo, que foi o de formar um grupo novo, além de muito contente com a evolução dessas meninas e com a sequencia que teremos pela frente. Elas mostram também o que podem ainda fazer pela frente. Estamos começando a formar uma seleção brasileira mesmo com uma sequencia e elas vão ter essa oportunidade pra frente em todas as competições oficiais que o Brasil possa estar jogando”, comemorou o técnico Zanon.
Confira a campanha brasileira na Copa América 2013:
Primeira fase:
21/09 – Brasil 91 x 54 Porto Rico
22/09 – Brasil 107 x 43 República Dominicana
24/09 – Brasil 69 x 60 Argentina
25/09 – Brasil 97 x 45 México
Semifinal:
27/09 – Brasil 68 x 72 Cuba
Disputa de 3º lugar:
28/09 – Brasil 66 x 56 Porto Rico
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca