#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Vai, Brasília!

28-11-2013 | 10:14
Por Liga Nacional de Basquete

Com boas atuações de Nezinho e Giovannoni, Brasília supera Boca Juniors (ARG) e decidirá título da Liga Sul-Americana 2013 contra o anfitrião Aguada (URU)

Giovannoni foi um dos destaques do triunfo do Brasília sobre o Boca Juniors (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Giovannoni foi um dos destaques do triunfo do Brasília sobre o Boca Juniors (Samuel Vélez/FIBA Américas)

O Brasil estará representado na final da Liga Sul-Americana 2013. Na noite desta quarta-feira, no Palácio Peñarol, em Montevidéu (URU), o Uniceub/BRB/Brasília contou com bons desempenhos dos experientes Nezinho e Guilherme Giovannoni para superar o Boca Juniors (ARG), pelo placar de 81 a 69, e se classificar à decisão do torneio continental.

O adversário do time brasileiro na partida que decidirá o campeão da Liga Sul-Americana 2013 será o anfitrião Aguada (URU). O duelo decisivo acontecerá nesta sexta-feira, no Palácio Peñarol, às 21 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal SporTV. Além da glória pelo título, o vencedor ganhará o direito de disputar a Liga das Américas 2014, principal torneio interclubes do continente.

Mesmo sem poder contar com o ala Alex, que lesionado sequer viajou ao Uruguai, o time candango dominou o duelo do início ao fim e logo no primeiro quarto conseguiu abrir boa vantagem no placar (23 a 16). Com Nezinho e Giovannoni em noite inspirada, a equipe dirigida pelo técnico Sérgio Hernandez ampliou ainda mais a diferença no placar no segundo período (43 a 17).

Depois, nas duas parciais restantes, o esquadrão brasileiro soube administrar o controle do duelo e não deixou o clube de Buenos Aires diminuir a diferença no placar. Então, com tranquilidade nos minutos finais, a equipe da capital federal confirmou a vitória para manter vivo o sonho do bicampeonato da competição – Brasília levantou o troféu sul-americano em 2010.

Nezinho tenta passar por marcação dos argentinos; armador foi um dos nomes do jogo (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Nezinho tenta passar por marcação dos argentinos; armador foi um dos nomes do jogo (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Nezinho deixou a quadra com 24 pontos, com direito a seis tiros de três pontos certeiros, e foi o cestinha do confronto. Enquanto isso, Giovannoni registrou um duplo-duplo, com 17 pontos e dez rebotes, além de distribuir quatro assistências. Quem também teve boa exibição foi o ala/armador uruguaio Martín Osimani, que ficou em quadra por 37 minutos (maior marca da equipe) e somou dez pontos e seis assistências.

“O time foi muito bem, mesmo sem contar com o Alex, e chegamos à decisão que era o nosso objetivo. Conseguimos impor o nosso ritmo no começo e isso foi muito importante no decorrer da partida”, disse Giovannoni.

Na outra semifinal, o Aguada (URU) impediu que a decisão do torneio fosse entre duas equipes brasileiras. Também nesta quarta-feira, o time da casa derrotou o Paschoalotto/Bauru, de virada, por 82 a 80, em partida emocionante e decidida apenas nos segundos finais. O time do interior paulista chegou a ter 20 pontos de vantagem durante o terceiro quarto, mas não conseguiu evitar a virada dos uruguaios.

Bauru, de Larry e Murilo, chegou a ter boa vantagem no placar, mas não conseguiu ficar com a vitória (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Bauru, de Larry e Murilo, chegou a ter boa vantagem no placar, mas não conseguiu ficar com a vitória (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Os atletas mais efetivos em quadra pelo time bauruense, o ala/pivô Murilo Becker, autor de 21 pontos e 11 rebotes (duplo-duplo), e o armador Larry Taylor, que registrou 18 pontos, cinco assistências, cinco bolas recuperadas e quatro rebotes. Por sua vez, o ala Leandro Garcia-Morales, cestinha do jogo, com 29 pontos, foi o grande destaque do time da casa.

“Fizemos um bom primeiro tempo, mas não conseguimos finalizar o jogo. Faz parte do crescimento da equipe e isso, com certeza, nos ajudará daqui pra frente. Tudo que passamos em quadra serve de lição para todos”, analisou Murilo.

Confira o calendário completo do Final Four da Liga Sul-Americana 2013*:

27/11 (quarta-feira)
Uniceub/BRB/Brasília 81 x 69 Boca Juniors (ARG)
Paschoalotto/Bauru 80 x 82 Aguada (URU)

29/11 (sexta-feira)
18h45 – Paschoalotto/Bauru x Boca Juniors (ARG) – Decisão do 3º Lugar
21h – Aguada (URU) x Uniceub/BRB/Brasília – Final

* Horários de Brasília